05/03/2012

E o busto de Luísa Todi no Jardim do Campo Grande?




«Exmo. Sr. Virgílio Marques.

Vimos por este meio agradecer o seu e-mail, que mereceu a nossa melhor atenção, bem como toda a informação prestada relativamente ao desaparecimento do busto de Luísa Todi da autoria do escultor Joaquim Martins Correia.

No entanto informa-se que a imagem que envia (desconhece-se a origem dessa peça) não corresponde á base do busto de Luísa Tody, que se encontra uns metros mais a frente no Jardim do Campo Grande.

De facto o busto original foi roubado, desconhecendo-se o paradeiro do mesmo. A situação já foi devidamente tratada pela Divisão de Salvaguarda de Património Cultural, que em 2010 levou a cabo uma extensa intervenção de conservação e restauro em todos os suportes da peça.

Através de registos fotográficos e gráficos do busto original, foi realizada uma cópia o mais fiel possível do busto original, tendo sido devidamente identificada como uma cópia do original.

Relativamente aos suportes em pedra do plinto, procedeu-se a uma limpeza aprofundada, principalmente de todos os grafitis que a superfície apresentava, tendo sido esta posteriormente protegida.

Junto se envia algumas imagens após a intervenção.

Sem outro assunto de momento, despeço-me com as minhas mais cordiais saudações.
Atentamente

Maria Ana Silva Dias
CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA»

«Muito bom dia,

A Divisão de Salvaguarda de Património Cultural irá vos informar sobre as questões colocadas, nomeadamente no que respeita ao busto da Luísa Todi e aos bustos do Jardim S. Pedro de Alcântara.

Aproveito para agradecer a V. preocupação pelo Património da nossa cidade, contando convosco quer para alertas ou sugestões que contribuam para a valorização do nosso Património em particular e da nossa cidade em geral.

Ao dispor,

Jorge Ramos de Carvalho
Director do Departamento de Património Cultural
Palácio do Machadinho, Rua do Machadinho, 20
1249-150 Lisboa»

...
Exmo. Sr. Director do Património Cultural da CML
Arq. Ramos de Carvalho

C.c. Presidente CML, AML, Vereação Cultura, Media


No seguimento dos variadíssimos contactos já estabelecidos com o Gabinete da Sra. Vereadora da Cultura, fomos aconselhados a contactá-lo directamente, a fim de lhe solicitarmos o esclarecimento possível sobre qual o paradeiro do busto de Luísa Todi, que desapareceu há uns anos do local onde estava no Jardim do Campo Grande.

O busto de Luísa Todi foi inaugurado em 1957, e hoje apenas resta o pedestal a prestar serviço como ... latrina.

Contactados vários departamentos da CML, ninguém até hoje soube dizer onde estava o busto e, caso não o encontrem, perguntamos se a CML pretende ali colocar uma réplica do mesmo ou proceder a nova encomenda do busto.

Será, finalmente, o Director do Património Cultural da CML a resolver este mistério?

Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos


Virgílio Marques, António Branco Almeida, Júlio Amorim, Carlos Matos, José Soares, João Oliveira Leonardo, Jorge Pinto e Luís Marques da Silva


P.S. Em idêntica situação estão os bustos desparecidos do patamar inferior do Jardim-Miradouro de São Pedro de Alcântara...


1 comentário:

Anónimo disse...

Mais um tiro no pé... da cidadania Lx!