10/11/2005

Exposição "As Primeiras-Damas da República Portuguesa"

O Palácio Pombal (antigas instalações do IADE), na Rua do Alecrim, ao Chiado, albergará a partir de Sábado e até ao adia 23 de Dezembro, julgo, a exposição mencionada em epígrafe, pelo que é oportuno ir lá, quanto mais não seja para se visitar o interior de um palácio quase secreto.

Aos interessados, aqui fica o resumo da visita, via Sapo:

As Primeiras-Damas da Repúbica Portuguesa», exposição patente ao Público na Sede Cultural do IADE (Rua do Alecrim 70, Lisboa), a partir de 12 de Outubro, ela procura descortinar o véu de uma história que permanece inédita entre nós: quem foram, qual o percurso seguido e que papel desempenharam as mulheres que muitas vezes permaneceram na sombra dos Presidentes da República Portuguesa, desde 1910 até à actualidade.

Essa descoberta será feita através de uma viagem no tempo, em que o visitante passará por três períodos distintos: a I República (1910-1926), a Ditadura Militar e o Estado Novo (1926-1974) e a Democracia (1974-2005). Nesse percurso, será reconstituída a biografia de cada uma das senhoras, através de documentação, fotografias e objectos pessoais que foram sendo recolhidos, para o efeito, junto de familiares – testemunhos de uma vida que até aqui permaneceu, na maioria dos casos, no anonimato. No seu conjunto, retratam o perfil de cada uma delas, com particular destaque para o período durante o qual desempenharam a função de primeira-dama. Nesse sentido, uma parte da mostra será dedicada à exposição de vestidos e jóias utilizados, nomeadamente, em ocasiões oficiais, à semelhança de presentes recebidos na qualidade de primeira-dama e que estarão igualmente expostos. A finalizar o percurso, o visitante poderá ainda espreitar o Gabinete do Cônjuge do Presidente da República, numa pequena viagem até ao quotidiano do Palácio de Belém
"

PF

Sem comentários: