30/10/2007

CML/sessão pública dia 31/Prop.403/2007

Ex.mo Senhor Vereador,
Arquitecto Manuel Salgado


Consta da Ordem de Trabalhos nº 9 para a reunião de Câmara pública do dia 31 de Outubro, a Proposta 403/2007, referente a um projecto de alterações/ampliação para o nº 28 da Rua Castilho/nº 33 Rua Alexandre Herculano. A proposta foi agendada por V.Exa. para discussão e aprovação.

Vimos por este meio lembrar-lhe que este edifício é um dos poucos ainda intactos naquela zona de Lisboa, que, como todos sabemos, é objecto de vasta fúria por parta das imobiliárias, demolições inexplicáveis, esventramento de valiosos logradouros, alterações bárbaras de fachadas e interiores, etc., etc.

Com efeito, este é um prédio bastante bonito, harmonioso, bem enquadrado naquele quarteirão e tem um bonito logradouro, bastante verde, apesar de uns poucos anexos que lhe foram acrescentados há anos. O prédio está praticamente devoluto à excepção do "Restaurante 33".

Cremos que esta proposta contemplará a destruição do logradouro e aumento das cérceas, o que matará a beleza do edifício.

Cremos também que chegou a hora da CML, em bloco - vereação e oposição-, repudiar semelhantes projectos, de uma vez por todas, devendo a CML aproveitar esta ocasião para dar um sério «aviso à navegação».

Apelamos, por isso, a V.Exa., para que a CML chumbe este projecto, iniciando procedimentos para que o proprietário cumpra a lei, isto é, reabilite o prédio, que está há demasiados anos sem ser recuperado.

Na expectativa de uma decisão acertada da CML, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.

Paulo Ferrero, Maria Amorim Amorais, Sofia Vilarigues, Hugo de Oliveira, Nuno Caiado, Virgílio Marques e Carlos Brandão

1 comentário:

Paulo Ferrero disse...

Consultado o projecto, acontece que este projecto visa a reabilitação do edifício, SEM esventramento do logradouro, e nenhuma ampliação das cérceas, a não ser a abertura de mansardas no telhado. Um projecto que, afinal, parecia mau mas é bom. Tout va bien quand finit bien.