04/05/2009

O Abate




Lisboa, 01 de Maio
(MYDM Lusa)






'Moradores de Benfica manifestaram-se hoje contra o abate de árvores no bairro, conseguindo suspender a acção que desencadeou críticas da Junta de Freguesia ao vereador da Câmara Municipal de Lisboa José Sá Fernandes.






Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Domingos Pires (PSD), considerou "lamentável" e um "ataque ecológico" esta acção "desencadeada pelo vereador Sá Fernandes", que não informou a Junta do que se iria passar.
"Estava em Setúbal com a minha família quando um dos moradores me telefonou a contar o que se estava a passar", acrescentou.
O autarca afirmou que não compreende a decisão de abater as árvores, principalmente as quatro derrubadas na Av. do Colégio Militar, que "em nada interferem com a via ciclável".
Domingos Pires disse ainda que se trata de uma acção "premeditada", aproveitando o facto de hoje ser feriado, "para que pudessem mais facilmente proceder ao abate das árvores sem a interferência de ninguém".





A manifestação de moradores contou com cerca de 50 participantes, obrigando à presença de "agentes policiais que estavam a proteger os cortadores", referiu o presidente da Junta.






Contactado pela Lusa, o vereador Sá Fernandes (ex-BE) afirmou que "se as árvores estavam a ser abatidas é porque tinham de ser. Para abater as árvores há sempre uma justificação".
"Só uma pessoa com má vontade é que diz esses disparates todos", reagiu o vereador do ambiente da Câmara Municipal de Lisboa perante as declarações do presidente da Junta de Benfica.
Relativamente ao facto de não ter informado a Junta de Benfica sobre esta acção, Sá Fernandes explicou que "não tem conhecimento" e que "essas coisas são tratadas pelos serviços".'







Para que as árvores que restam na Av. do Colégio Militar não venham a sofrer o mesmo fim, esta 4ª feira (06/05/09) haverá uma reunião pública na Junta de Freguesia de Benfica, às 19h30, para debate sobre este assunto.












31 comentários:

Alfação disse...

E era esse hipócrita do Zé o grande embargador de toda e qualquer obra e é o mesmo que tem a tutela dos espaços verdes.

Irra, que voto em qualquer lista que possa tirá-lo de lá. Até na do Santana Lopes. Faço como o Cunhal mandou da outra vez. Tapo o símbolo da lista com uma mão e faço a cruz com a outra. Zé é que nunca mais.

Anónimo disse...

"E era esse hipócrita do Zé o grande embargador de toda e qualquer obra e é o mesmo que tem a tutela dos espaços verdes."

Santa ignorância...

"Irra, que voto em qualquer lista que possa tirá-lo de lá. Até na do Santana Lopes."

Por haver tanta gente a pensar assim é que a cidade e o país estão como estão. Com tanta gente a pensar tão pequeno, cada vez mais me convenço que só me resta imigrar...

Alfaç~ disse...

Pois, em grande pensa o Zé. Basta ver a história do abate destas árvores.

Enfim cegos voluntários é o que mais há.

Alfaç~ disse...

Além disso, quem não distingue emigrar de imigrar andou de certeza na escola do Sócrates.

Alfaç~ disse...

Além disso, grande ignorância é ignorar que o Zé é o vereador dos Espaços Verdes. Basta ir ao site da CML. O ex-embargador tem a tutela do Ambiente, Espaços Verdes, Plano Verde,
Higiene Urbana e Espaço Público.

Enfim, estou a perder tempo com quem não merece.

ideifix disse...

não faz falta o Zé Sá Fernandes és m criminoso. Uma besta perdadora do bem estar de todos.
O Zé nunca mais!

Anónimo disse...

comentários ridículos. sempre a demonizar quem comete erros para voltar a pôr lá quem só pensa em encher os bolsos enquanto atira com poeira para os olhos de todos... enfim, será talvez o que muitos merecem, mas eu não me fico e não vou votar num Berlusconi incompetente porque o Romano Prodi não é perfeito. mas talvez estejamos de facto cada vez mais a caminho da "italienização" do país - mas sem o cuidado destes com os monumentos, infelizmente...

Anónimo disse...

depois não digam que o mal está todo nos políticos: em democracia o povo tem a sua quota-parte de responsabilidade.

Alfaç~ disse...

Se há coisa de que o Santana Lopes jamais foi acusado foi de se ter enchido à custa dos cargos.

Eu não aprecio o personagem, mas os que lá estão merecem ser postos no olho da rua. Se tiver de votar no Santana para que isso aconteça, votarei. Sem gosto, mas votarei.

Quem quiser pode sempre votar no Zé. fazia lá imensa falta. Nota-se a cada passo.

E quem leva esta resposta já leva mais que o que merece.

Anónimo disse...

Mas que grande campanha pró-Santana há aqui. Vade retro satanás!

Diana Ralha disse...

Apenas para deixar um comentário solidário com a população de Benfica.
Quanto ao Zé, a mim falta não me faz mesmo. E a sua arrogância (será desespero???) não me faz falta nenhuma.

Alexa disse...

Muito obrigada pelas suas palavras, Diana!

Vamos lá ver é se, até ao fim da semana, não abatem pelo menos mais uma árvore que lá parece estar a "estorvar" alguém :(

Anónimo disse...

Oh Alfação, por acaso tentaste informar-te qual a razão do abate das arvores? Fica sabendo, que o Sá Fernandes está contribuir para uma cidade mais verde como nenhum outro vereador o fez. E erros ortográficos todos fazem. Tu também...
Tanto ódio, cega-te a razão...

Anónimo disse...

Eu acho estas reacções extremamente engraçadas. Acho engraçado pois conheço bem a zona.

Eu tenho passado por lá muitas vezes ao longo dos anos e tenho acompanhado o que tem acontecido. O que tenho visto:

- Arvores a ser abatidas na reformulação do estadio da Luz para criar estacionamento

- Árvores a ser abatidas para criar estacionamento em frente ao Colombo.

- Árvores a ser abatidas para criar vias rápidas (Av. do Infante e 2a Circular)

- Carros (ALGUNS DOS MORADORES) a invadir o espaço verde da Quinta da Granja que a cada ano que passa mais o verde vai recuando (pois os carros vão avançando).


NÃO SE VIU MANIFESTAÇÃO NENHUMA CONTRA ESTES "ATENTADOS" ANTERIORES.

Abater árvores para beneficiar a cultura do popó poluente é bem aceite. Até adoram que é para ter espaço para ter os carritos extra (digo extra pois a larga maioria dos prédios da zona têm garagem embora não para 3/4 carros por família).


Agora para fazer uma infraestrutura para veículos não poluentes teve de se abater umas árvores (que é pena mas cujo número é ridiculamente menor do que as que foram abatidas à conta dos popós)........e cai o Carmo e a Trindade. "Ai meu Deus que estão a cortar árvores". "Ai meu Deus que o mundo vai acabar".

Onde estavam estas pessoas antes??? Se estas árvores estivessem a ser abatidas para criar mais lugares de estacionamente estaria tudo a aplaudir como fizeram no passado. Como é para bicicletas já se preocupam com as árvores. Desculpem que vos diga mas isto é hipocrisia.

Anónimo disse...

Cara Alexa,
Na impossibilidade de poder estar presente na reunião a efectuar na Junta de Freguesia de Benfica, mas porque considero da maior importância este acto de cidadania, gostaria de poder ser informado das conclusões da referida reunião.
Saudações
Pinto Soares
pinto.soares@netcabo.pt

Anónimo disse...

o poder de argumentação do/da alfaç~ é realmente impressionante. quem leia os comentários e nunca tenha vivido em Lisboa deve ficar a achar que no tempo do Santana/Carmona/Santana/Carmona é que a cidade andava bem - nessa altura não havia graffitis, nem problemas de trânsito, nem estacionamento selvagem, nem poluição, nem espaços verdes abandonados, nem caldeiras vazias, nem árvores cortadas sem aviso público... enfim, tudo funcionava às mil maravilhas!
e para quem critica tanto o vereador dos espaços verdes, relembro apenas que no tempo dos senhor que "andou por aí" e que agora quer voltar se gastaram balúrdios em flores para enfeitar a poluidíssima av. da liberdade, ao mesmo tempo que se abandonavam os viveiros municipais para contratar empresas privadas de jardinagem. tudo a bem do interesse comum, obviamente! agora digam-me lá se o que interessa é estar a partilhar o nosso desencanto com o inevitável frenesim pré-eleitoral (para mostrar obra e responder àqueles que dizem que a cidade está parada)ou discutir estratégias e legados para a nossa cidade?...

Xico205 disse...

Alias se Lisboa está como está deve-se ao santana e aos actuais que nada mais fazem. Bom era o João Soares a presidente na coligação com a CDU. Lisboa evoluiu muito na segunda metade dos 90.

É engraçado ver que aqui só se vê como candidatos o PS ou PSD. Os outros partidos é como se não existissem. Ninguem que aqui comenta mora em bairros populares ou sociais que são praticamente todos da CDU.
Pena tenho eu de não poder transportar Lisboa para sul ficando com o Tejo no limite Norte. Talvez se conseguisse pegar a febre politica dos concelhos visinhos e a meu ver Lisboa ficaria certamente muito melhor servida do que com Santana, Costa e Zé! Grande vice-presidente foi o António Abreu.

Anónimo disse...

A "arrogância" do Zé será de facto um sintoma de desespero. O despero de querer fazer coisas para o bem da cidade e dos lisboetas. Será crime?

Sinceramente, ainda não percebi a fonte de tanto ódio que certas pessoas nutrem pelo Sá Fernandes.

Anónimo disse...

Há quem confunda arrogância com autoridade. Exercer bem o poder em democracia, não é agradar a gregos e a troianos. É fazer opções, tomar decisões e assumi-las. E é isso que faz o Sá Fernandes. Eu sei que faz confusão a quem é crítico compulsivo com muito pouco de construtivo, e que no fundo, não gosta de ver alguém pôr em causa o seu próprio modo de vida em cidade, e a qualificá-lo de terceiro mundista. Mas é a vida, e a realidade.

Alexa disse...

Caro Anónimo das 9h31:
Concordo na íntegra consigo. É pena que as pessoas não tenham exercido o seu direito de cidadania quando abateram tantas outras árvores por causa da construção de parques de estacionamento.

Felizmente, não tenho carro nem nunca o tive (limito-me a utilizar os transportes público, como milhares de outros lisboetas), por isso não me vejo retratada nas críticas que tece.

Quanto à Quinta da Granja, o mal que refere não é tão grave como o que sucede presentemente com as árvores mencionadas neste post. Os carros que menciona que avançam pela Quinta apenas o fazem (e mal) do lado do Pingo Doce.
É que, caso não saiba, o proprietário de parte da Quinta da Granja é financiado por um programa para continuar a plantar a quinta e a manter verde.

Alexa disse...

Caro Pinto Soares:
muito obrigada pelo seu comentário.
Vou tentar estar presente na reunião desta tarde e informá-lo-ei, como pediu, por e-mail.
Um abraço

A.lourenço disse...

Tem razão o anónimo que menciona o facto de as pessoas raramente se preocuparem com estas questões e com o facto de, sem dúvida, o cidadão automobilista (que também sou) ter sempre vantagens sobre os outros. Tem toda a razão quando chama atenção para o abate de árvores para estacionamentos, para vias rodoviárias, apenas porque incomodam alguém ou apenas porque muita gente pensa que um sitio com árvores é sempre um terreno disponível, onde não há nada e onde cabe seguramente algo mais útil. Normalmente só reparamos na destruição ou nos problemas quando nos afectam directamente, quando nos batem á porta.
É impressionante e absolutamente condenável a leviandade com que se deitam árvores abaixo no nosso País e na nossa cidade muitas vezes inclusivamente em sítios protegidos e cujo estatuto é frequentemente alterado ao sabor das conveniências.

Mas isso não pode de maneira nenhuma justificar o que está a acontecer. Existem muito poucos pretextos válidos para se abaterem árvores e nunca uma ciclovia deve ser o motivo para o fazer, por todas as razões e mais alguma. A ciclovia é feita para ser amiga do Ambiente e deve corresponder a uma maneira diferente de encarar a cidade. Se a razão foi esta isso é inconcebível.

Quanto a JSF também eu manifesto o meu descontentamento com a maneira como tem resolvido ou ignorados alguns problemas e até como tem defendido outros que julgava impossível ver defender. Tenho ficado surpreendido com a arrogância que por vezes manifesta. Também tem feito algumas coisas boas mas, a meu ver, o saldo até ao momento é francamente negativo coincidindo com a política geral da CML. Mas penso que deve haver algum cuidado na forma como se fazem comentários sobre a sua pessoa de modo a se cair, não na crítica politica que é fundamental, mas sim no puro achincalhamento e ataque pessoal (embora também compreenda que por vezes se põe a jeito). Penso também que este facto não deve servir para branquear politicas e políticos anteriores e actuais que contribuíram e contribuem de forma definitiva para deixar a cidade no estado em que está e, que pela maneira como fazemos politica em Portugal, pela nossa mentalidade, estará durante muitos anos pois todos os dias somos surpreendidos com mais esta ou aquela aberração, até que já não reste muito a preservar. A cidade necessita de uma mudança radical e urgente a todos os níveis o que não me parece venha a acontecer brevemente pois não vejo nos dirigentes que estão ou estarão previsivelmente no poder coragem politica para procederem a essas alterações e serem fundamentais numa mudança de mentalidades a que é urgente preceder e para as quais terão de ser os primeiros a entusiastas e os primeiros a dar o exemplo.

Xico205 disse...

Surpreendidos com o José Sá Fernandes e com o antónio Costa e com o Santana lopes? É o que eu digo, andam aí muitos adultos que ainda acreditam no Pai Natal! Muitos habitantes de Lisboa vivem num mundo de fantasia e dão tanta importância aos cartazes politicos como as crianças dão aos anuncios do Toys r us, da Leopoldina e da Popota, estes adultos em vez de andarem fascinados com o mundo dos brinquedos andam fascinados com o mundo dos autarcas!!!

Anónimo disse...

Diz-nos lá então qual é a solução, caro Xico205?

Xico205 disse...

Certamente a CDU. Já deu provas na coligação com o PS e nas várias juntas que tem em Lisboa. CDU nas autarquias é do melhor, é só ver a Margem Sul e o Alentejo. Excluo o Seixal.

Anónimo disse...

De facto a margem Sul é um de modelo de planeamento urbano ... Até deve ser reconhecido internacionalmente.

E nao esquecer que a Coreia do Norte é capaz de ser uma democracia e aChina um modelo de direitos humanos.

Xico205 disse...

E a culpa do mau planeamento é da CDU? A porcaria começou toda nos anos 60 com o fascismo que nunca ligaram nenhuma à Margem sul, para eles Portugal era de Lisboa a cascais, o resto que se fo*esse!!!

E o que está mal na Margem sul é clandestino, não foi aprovado por ninguem. Mas há sitios muito bons na margem sul.

Xico205 disse...

Alias começou antes dos 60. A Margem sul era o ghetto, era para onde era mandado quem não interessava ao estado Novo. Até o proprio governo mandou construir la barracas para os operarios da ponte e para os desalojados do Vale de Alcantara aquando da construção da ponte e ainda teve a lata de lhe chamar Bº Oliveira Salazar. Claro que nos 70 as barracas foram substituidas por casas em tijolo e esse bairro do Laranjeiro mudou o nome para Bento Gonçalves.

Anónimo disse...

Se existe construção clandestina, é porque os sucessivos responsáveis pelas câmaras não souderam resolver o problema. O Estado novo de facto tem as costas largas. Daqui a 100 anos ainda se vai andar a dizer que é ele o responsável pelos problemas da margem Sul? Espero que não.

Xico205 disse...

Tambem espero que o que hoje está mal na MS daqui a 100 anos já não exista.

Alfação disse...

É mesmo verdade. O Zé faz falta!!!