18/05/2009

8 comentários:

Ferreira arq. disse...

É uma pena que este diálogo não tenha decorrido antes da elaboração do dito (ou maldito) "projecto" do museu dos coches, sobretudo com esta repercussão pública. Assim teriam sido devidamente alertados os nossos decisores políticos sobre algumas das atoardas (que afinal ainda há quem queira cometer).
Espero que os importantes esclarecimentos dados por pessoas de todo o mundo nos comentários da petição em defesa do museu dos coches ( http://www.gopetition.com/petitions/salvem-o-museu-dos-coches.html ) serenem os ânimos dos mais impetuosos e prevaleça com razoabilidade a salvaguarda do nosso património e do meio ambiente.
Deixem-se de megalomanias despesistas que apenas são o exemplo do que não se deve fazer.
Neste momento o principal meio para a redução das emissões de CO2 é a evolução da eficiência energética de tudo aquilo que já temos e utilizamos: como se justifica nesta data construir um edifício tão "despesista"? Não tem justificação; não tem adequabilidade; é contra-natura; é mesmo estúpido pois vamos pagar muito caro esta nossa inactividade perante as decisões Europeias de redução das emissões até 2012, mas principalmente pelo que vai acontecer com o meio ambiente, ou seja com todos nós e com os nossos descendentes.
É com exemplos destes que querem que a população reduza o consumo energético e melhorem a eficiência nas suas habitações?
Só espero que alguém de poder tenha mão nesta brincadeira, que é uma infantilidade... espero que resulte já alguma licidez desta mesa-redonda.
(Valia a pena que os promotores da subscrição compilassem os comentários mais significativos da subscrição e os remetessem a todos os presentes na mesa redonda).
Mais sobre o museu dos coches em:
http://forumsociedadecivil.blogspot.com/search/label/museu%20dos%20coches

Os que aindas não subscreveram a petição em defesa do museu dos coches, é muito importante que o façam, pois é a inactividade de cada um que avalisa e promove estas asneiras:
http://www.gopetition.com/petitions/salvem-o-museu-dos-coches.html

Lesma Morta disse...

Subscrevo na integra as palafras do Ferreira arq. e reforço o pedido. Está na altura de dar um novo incentivo à petição. Enviem-na para todos os conhecidos para dela terem conhecimento e assinarem.

Jorge Santos Silva

Anónimo disse...

Em vez de recuperarem os velhos edifícios públicos do nosso património, querem fazer (má) figura junto ao Tejo! para que toda a Europa goze destes palermas da "ocidental praia Lusitana", que não honram os seus antepassados que souberam ser pioneiros no seu tempo!
Para além de não sermos pioneiros, ainda mostramos que somos burros:
Não sabemos recuperar. Sabemos desperdiçar em brutais edifícios novos...

forum sociedade civil disse...

Comentário do subscritor 2401 da petição pela defesa do actual museu dos coches:

"Está na altura de dizer BASTA! Estamos fartos de ser continuamente gozados e desprezados por uma classe política acéfala e mentecapta e egocêntrica que se delicia a esbanjar o erário público e aliena os bens públicos a seu belo prazer, apenas para satisfazer compadrios e vaidades pessoais, em projectos que se destinam unicamente a marcar a sua regência

Mas dinheiro para a conservação e recuperação do vasto património nacional degradado é sempre uma franja ridícula no orçamento de Estado"
Carlos Pereira

Anónimo disse...

Ainda melhores comentários na petição:

"Além do valor histórico e didáctico das peças expostas, os próprios edifícios, também eles, se integram no contexto museológico, pelo que de forma alguma devem ser separados, antes conservados. Todos nós devemos isso, tanto a nós próprios, tal como ás gerações futuras"
L.A.

"A civilização cresce, não destruindo o património histórico e museulógico que existe, mas aumentando-o e recuperando-o.
Enquanto que, noutros países europeus, se recupera, restaura e mantem o que se tem, nós por cá temos esta peregrina mania de tudo alterar destrutivamente, em nome de um falso progresso.
A própria recuperação urbana da zona, não passa definitivamente, pela necessidade desta nova construção; é um falso argumento."
F.S.M.S.

"A criação do IGESPAR, I.P. é uma vergonha nacional! Um caos total e falta de capacidade política para eliminar a burocracia! Recuámos 20 anos atrás, aos tempos do IPPC, quando os restantes países da UE estavam 20 á frente! Existem momentos em que me sinto infeliz por ter esta nacionalidade!Não votarei seguramente em partidos que não defendam a memória colectiva."
B.S.

"É uma "obra de regime" não prioritária ; há museus semi encerrados (como MNAA) por falta de verba para guardaria !!!
Este projecto megalómano,mais alto e mais volumoso que o Palácio de Belém, NUNCA !
Abra-se um Concurso de Idéias e vejam-se as alternativas concretas a este absurdo."
A.M.

"Fazer depender a regeneração urbana da construção do novo Museu dos Coches, menosprezando as consequências dessa decisão para o MNA e para a Cordoaria, é condicionar a sobrevivência da floresta à existência de uma árvore. A atitude corporativa de arquitectos e artistas e a facilidade com que uma parcela significativa da elite cultural sacrifica a importância silenciosa de um património à ressonância de um grande empreendimento mostra que somos mais parecidos uns com os outros do que desejaríamos"
P.S.R.

"The most important and beautiful Coach Museum of the world must remain at the same building which gives a historical and wonderful surroundings to the collections. It is a treasury of the Portuguise Culture and there is no any professional reason to move another place."
E.K.S.

"Cá estão os novos bárbaros: tudo é pretexto para mais uma pedaço de betão."
P.P.V.

"Não faz sentido algum uma nova construção para albergar os valiosos coches. Chega de desperdicios inuteis quando assistimos que os responsaveis pela gestão dos nossos monumentos nacionais não se responsabilizam pelo estado dos mesmos.
Haja senso. Basta"
M.R.

"isto é uma afronta do poder economico aos portugueses. Esse dinheiro nao é vosso, somos nos que pagamos os impostos, nao se esquecam de falar connosco! nada disto é necessario, mostrem que somos europeus e nao terceiro mundistas!"
S.A.

Anónimo disse...

concordo plenamente com a construção do novo museu dos coches. Acho que vai ser uma mais valia para a cidade de lisboa e para o turismo.

Ferreira disse...

Pena é que estes arautos do "desenvolvimento" a qualquer custo, não sejam os únicos a arcar com as consequências das atitudes irracionais de alguns "iluminados" que não sabem o que andam a fazer.

Estamos vinculados dentro da CE a reduzir significativamente as emissões de CO2, numa primeira fase até 2012... e só temos aumentado, nada de diminuir! Não é só a vender painéis solares que se vai conseguir chega lá!

A preocupação com a racionalização de custos ambientais e energéticos, na mente inalcansável de algumas pessoas fica sempre PARA OS OUTROS...

Tem de ser a atitude de cada um de nós, de todos nós, a racionalizar custos energéticos em TUDO aquilo que estamos envolvidos, pois não temos outra nem melhor forma para conseguir diminuir o impacto ambiental da nossa forma desastrosa de viver em sociedade.

Ainda pior é que sejam os nossos governantes a dar o pior dos exemplos -NÃO PODE SER - mais de 15 000,0 m2 de construção nova, sem qualquer racionalização funcional de custos? Sem qualquer tipo de eficiência energética acautelada?

Quem mais é a favor desta atoarda?

Isto não é opinativo!
É uma realidade social actual, da qual fazemos parte e em que cada um tem a imperiosa obrigação de dar o seu contributo, pois é a omissão que a apadrinha.

Um asneirão destestes devia dar prisão para todos os que não fazem nada para o impedir...

Arq. Luís Marques da silva disse...

De facto:
Enquanto se obrigam os particulares que querem construir uma habitação unifamiliar, para uso próprio, a tantos e tão complexos quesitos, obrigando a regras rigídas, para obtenção de uma eficiência energética estipulada, neste caso concreto, criam-se grandes vidraças, com uma exposiçao solar enorme e (veja-se o cúmulo), o acesso ao piso superior de exposições, é feito exclusivamente por elevadores, com lotação de 75 pessoas.
Onde estão as regras?
Será que este edifício terá que sujeitar-se á legislação vigente?
Ou será conduzido como mais um "PIN", podendo desobedecer a tudo o que está estipulado?