09/12/2009

A propósito, muita atenção ao plátano histórico:

Exmos. Senhores
Presidente da Autoridade Florestal Nacional,
Eng. António José Rego,
Director-Regional da Autoridade Florestal Nacional
Eng. Paulo Mateus,


Na sequência da prática continuada, e recente, de graves atentados ao património arbóreo de Lisboa, perpetrados inclusivamente pela própria CML, serve o presente para solicitar à Autoridade Florestal Nacional os seus bons serviços no sentido de estudar a possibilidade de classificação do plátano de grande porte existente na Praça do Príncipe Real, defronte ao nºs 3 e 5, e no enfiamento da Rua do Jasmim (mapa e foto em anexo).

Trata-se, segundo documentação consultada (em rodapé), de uma árvore ali plantada a 9 de Janeiro de 1956, oferecida a Lisboa pelo rei Paulo da Grécia e, tudo leva a crer, descendente do “Plátano de Hipócrates” (http://www.greeka.com/dodecanese/kos/kos-excursions/kos-hippocrates-plane-tree.htm), ainda vivo, 2.500 anos passados, na Ilha de Cós.

Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos



Paulo Ferrero, António Branco Almeida e Júlio Amorim



Fonte: “Árvore de Hipócrates ou Árvore da Saúde” (Prof. Sebastião Cabral de Costa-Sacadura, 1956).
Anexo: Artigo “Uma Casa na Árvore” (Revista Tempo Livre, Junho de 2007), fotos Google Earth.





6 comentários:

Unknown disse...

se não tiver crescido mal pode ser que se safe!!!lol

Anónimo disse...

ó gente bronca e demagógica o plátano de Cos não é o de Hipócrates só tem 500 anos ate´no vosso link isso vem escarrapachado mas a técnica é exagerar e aumentar tudo, não é?

Susana Neves disse...

Caro anónimo:

Felizmente é um especialista na matéria e apesar da linguagem grosseira terá lido documentação interessante, credível e actualizada que o levam a estabelecer definitivamente a idade do "Plátano Monumental de Kós", facto que até hoje não reune consenso na Grécia.
Conforme esclarece, Thomas Pakenham, no livro "Le Tour du Monde en 80 arbres", mesmo que a árvore conhecida como Árvore de Hipócrates não tenha 2500 anos, poderão ter alcançado essa idade, as suas raízes, a partir das quais, renasceu.
Os melhores cumprimentos.
SN

RT disse...

A linguagem deste anónimo só vem na linha do tom jocoso que reveste tudo o que aqui se diz do Príncipe Real. Cada vez que alguém aqui sabe alguma, ai Jesus que ainda querem vêr que a CML anda a fazer bem as coisas (e não dava jeito nenhum, não era?)

Anónimo disse...

http://lisboaemuitagente.blogspot.com/2009/12/sobre-o-principe-real.html

LER ANTES DE ACUSAR.

Anónimo disse...

Boa iniciativa! Falta proteger muitas árvores em Lx!