In Diário de Notícias, por Lusa, Graciosa Silva (6/1/2013)
A sede do núcleo de Telheiras, em Lisboa, do projeto Re-Food, que consiste na distribuição por famílias carenciadas de comida recolhida em restaurantes, é hoje inaugurada naquele bairro da freguesia do Lumiar.
O espaço, uma loja na Rua Dr. Mário Dionísio, abre as suas portas entre as 16:30 e as 19:00, "para a população ficar a conhecer o projeto", disse à Lusa uma das responsáveis do núcleo, Otília Faria, adiantando que a recolha de refeições começa na segunda-feira.
O núcleo de Telheiras do projeto iniciado em março de 2011 na freguesia de Nossa Senhora de Fátima, também em Lisboa, conta já com mais de 60 voluntários.
A comida vai começar a ser recolhida nos mais de 40 estabelecimentos (entre restaurantes, pastelarias e supermercados) que já aderiram ao projeto naquela zona e inicialmente serão apoiadas 30 pessoas que vivem na freguesia do Lumiar. O espaço onde está instalada a sede do núcleo de Telheiras foi "cedido gratuitamente" pela Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL).
A 09 de março de 2011, o norte-americano Hunter Halder iniciou sozinho o projeto Re-Food, que hoje conta com mais de cem voluntários que diariamente, na freguesia de Nossa Senhora de Fátima, o ajudam a recolher comida em restaurantes e pastelarias para serem depois distribuídos por famílias carenciadas.
O mentor do projeto, a viver em Portugal há mais de vinte anos, salientou que "todas as pessoas da comunidade são convidadas a fazerem voluntariado".
Hunter Halder esclareceu que há três tipos de voluntários: aqueles que têm tempo e participam nas operações, os 'pro bono' (pessoas que mantêm o site na Internet ou advogados) e os voluntários de apoio, que podem participar com um donativo dentro do seu orçamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário