14/10/2016

Demolição da Moradia da Rua da Lapa, 69 - Pedido de esclarecimentos ao Dep. Proj. Estruturantes da CML


Exmo. Senhor
Director do Departamento de Projectos Estruturantes
Arq. Eduardo Campelo


C.c. PCML, AML, DGPC, JF e media

Dada a recente demolição integral do imóvel sito na Rua da Lapa, nº 69, que nos recusamos a aceitar mais a mais sem justificação de quem de direito e, desde logo, porque contradiz de forma inquestionável o preâmbulo do PDML que refere “A defesa do património urbanístico e arquitectónico é uma orientação estruturante da revisão do PDM, transversal a toda a normativa urbanística proposta”;

Solicitamos que torne públicos:

1. Os relatórios técnicos que as vistorias da CML terão produzido e que darão conta da inviabilidade na salvaguarda deste edifício.
2. Os pareceres técnicos dos Serviços que aprovam a demolição da moradia, à luz das disposições do PDM, e do bairro histórico em que se insere.
3. O projecto de construção nova, que terá levado a CML a aprovar semelhante “valorização, arquitectónica, urbanística e ambiental da zona.”
4. Como é feita a articulação desse Departamento com os restantes Serviços da CML, nomeadamente com o antigo NREC e o Pelouro da Cultura, e a Comissão Técnica de Apreciação CML/DGPC.
5. Em que consiste o carácter “estruturante” de uma demolição de moradia centenária em espaço consolidado, e a sua substituição por uma construção nova contemporânea.
Com os melhores cumprimentos


Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Miguel de Sepúlveda Velloso, Carlos Leite de Sousa, Inês Beleza Barreiros, Júlio Amorim, Jorge Santos Silva, João Oliveira Leonardo, Gonçalo Cornélio da Silva, Fátima Castanheira, Fernando Silva Grade, Nuno Caiado, Filipe Lopes, Irene Santos e Miguel Jorge

Sem comentários: