18/07/2018

Obras no edifício R. S. João Mata, 17-23 /pedido de esclarecimentos à CML


Exmo. Senhor Vereador
Arq. Manuel Salgado


C.C PCMLe AML

Constatando a obra que decorre no edifício histórico da Rua de São João da Mata, nºs 17 a 23, cujo projecto previa a revê a recuperação do edifício existente e a remodelação das ocupações do respectivo logradouro (Proc.149/EDI/2008), verificamos que poderão existir discrepâncias entre o que terá sido aprovado por despacho de V. Exa. e a obra em curso.

Solicitamos, por isso, e designadamente, esclarecimento quanto:

*à tipologia da porta do estacionamento, i.e., se se recupera o arco ou se ficará em forma quadrada como se apresenta neste momento.
*ao logradouro, se existia lago, estatuária ou fontes antes da obra em curso, ou quais as espécies vegetais que ali existiam.

Com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Miguel de Sepúlveda Velloso, Bernardo Ferreira de Carvalho, Virgílio Marques, Júlio Amorim, António Araújo, Helena Espvall, Luís Mascarenhas Gaivão, Henrique Chaves, Fernando Silva Grade, Rui Martins, Beatriz Empis

3 comentários:

Anónimo disse...

Consultei há poucos meses o pdf do documento da classificação. Tinha fotos dos interiores. Aparentemente, deixou de estar online. Se assim é, deve ser para não incentivar comparações antes/depois.
Os pisos, apenas de 4 janelas, vão ser fraccionados para render mais, pois claro. Por isso, os estuques das magníficas salas foram todos arrasados.
Tinha uns barracões atrás que vão dar lugar a 4 moradias em banda com os quartos enterrados, tudo encostado ao mono plantado pelo saudoso Grupo Espírito Santo nas traseiras do "palácio condes de Murça". Resta um bocadinho de jardim onde se fará uma piscina. Mas com 28 estacionamentos é provável que até esses poucos m2 sejam impermeabilizados. O buracão da fachada deve ser para meter uma betoneira por ali adentro.
Enfim, "lovingly restored", como diz o site:

http://lapaloftsresidences.com/dev/

https://casa.sapo.pt/Apartamento-T3-Venda-Lisboa-Estrela-Lapa-(Lapa)-com.Jardim-tem.Varandas,Estacionamento,Piscina-99caddcd-842f-11e8-b31d-00155d01ea2a.html?fpn=2

Anónimo disse...

Espero que tenham a decência de manter as fabulosas janelas. Aquilo em pvc ou alumínio deve ficar assustador.

Anónimo disse...

(páginas em desconstrução)

http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/18171387

http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=35948

http://www.cm-lisboa.pt/equipamentos/equipamento/info/imovel-da-rua-de-s-joao-da-mata-17-a-23

http://www.lisboapatrimoniocultural.pt/imoveis/imoveis/Paginas/ImovelRuaSJoaodaMata.aspx (página em desconstrução)