28/09/2010

Cidadãos criticam falta de qualidade das esplanadas

In Diário de Notícias (28/9/2010)
por Lusa

«O movimento de cidadãos 'Fórum Cidadania Lisboa' criticou hoje a desqualificação que diz caracterizar as esplanadas de café e restaurantes da capital, sobretudo as dos bairros históricos.

Numa carta enviada ao presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, quando se assinala o Dia Mundial do Turismo, o movimento realça a "grande proliferação de esplanadas com mobiliário oferecido por marcas de bebidas, principalmente marcas de cerveja".

"O diagnóstico da situação actual das esplanadas da capital é preocupante e em muitos casos inaceitável. Com esplanadas de mobiliário caótico, carregadas de publicidade, com design e materiais desqualificados, dificilmente subimos os padrões de qualidade do Turismo de Lisboa", considera.

O 'Fórum Cidadania Lisboa' defende um melhor regulamento e maior fiscalização nestes casos, em que considera haver um "aproveitamento abusivo da publicidade e marketing".

"Desde o Castelo de São Jorge ao Mosteiro de São Vicente de Fora, passando pela Baixa, Chiado e Belém, vários monumentos emblemáticos da nossa cidade sofrem de poluição visual resultante de esplanadas cujo pretexto principal é publicitar uma marca de cerveja, de refrigerantes ou de gelados", recorda o Fórum.

Para este movimento de cidadãos, Lisboa deve oferecer a quem a visita esplanadas com padrões de qualidade elevados, a par com outras cidades europeias, dando como exemplo as cidades de Atenas e Nafplion, na Grécia, e Munique, na Alemanha, onde é proibido mobiliário com publicidade no centro histórico.»

8 comentários:

Anónimo disse...

O Zé que fazia falta vai desencadear uma acção popular para acabar com essa vergonha.

Anónimo disse...

não era preciso ir à Grécia ou Alemanha para arranjar exemplos. basta ir ao Rossio onde a maior parte das esplanadas têm a qualidade pedida aqui.

Anónimo disse...

Já viu a esplanada do nicola e do pic-nic aos domingos? Volte aqui depois de as ver com os seus próprios olhos...

Xico205 disse...

Mas o objectivo do blog é falar mal de Portugal a todo o custo.


Na Alemanha tambem há esplanadas com publicidade, mas claro que essas não podem aparecer aqui, assim como as portuguesas que não têm pub não aparecem aqui.

Este blog é do mais faccioso que há. Não é para levar a serio.

Anónimo disse...

Quem não é para levar a sério é você!
Fala-se aqui objectivmente do que se vê e não escondemos o sol com a peneira patriótica patética como você faz. No final são os do seu género que menos gostam do país!
Na Alemanha não vê este forrobodó como vê aqui e eu sei do que falo porque já lá vivi e vou todos os anos. Você em países civilizados seria trucidado porque não há lugar nessas sociedades para desleixo, laxismo e xicoespertismo. Quem sabe um estágio em algum desses países - uns bons anos - e voltaria civilizado e com ideias úteis a aplicar à nossa cidade.

susana disse...

Calma meus amigos!
Reaccionários!
Então e a economia?
Querem atrasar é o funcionamento de Lisboa, o turismo assim é que é charmoso! Não me façam perder a cabeça, seus ignorantes!

Anónimo disse...

xico 205, base daqui, se acha que o FCLx é faccioso desisfeste de vez mais os seus homónimos

quanto ás plandas portuguesas sem publicidade, assim de repente não vejo.....
nem no rossio, claro

Xico205 disse...

O que é que são plandas?