28/09/2010

"Visita ao aquário não impede visita ao oceanário e vice-versa"

In Diário de Notícias (28/9/2010)
por ISALTINA PADRÃO

«O Oceanário de Lisboa completa 12 anos, menos cem que o Aquário Vasco da Gama. Este interregno temporal faz, também, que sejam espaços totalmente distintos?

São de facto instituições distintas, mas complementares. Uma visita ao aquário não impede uma visita ao oceanário. E vice-versa. Há lugar para as duas instituições.

Mas existe ou não rivalidade?

De todo. Temos um relacionamento muito bom. Não encaramos o oceanário como concorrente mas como parceiro. Existe muita troca de informação, e até de espécies, entre nós. Regularmente visitamo--nos para trocar experiências e participar em eventos, como palestras ou exposições. Digamos que aprendemos um com o outro.

Foi feito algum protocolo entre as duas entidades?

Não. Mas existe uma colaboração muito estreita e profícua. Até pertencemos a associações em comum, nomeadamente à Associação Portuguesa de Zoos e Aquários e à EASA, que é uma entidade europeia equivalente à referida associação nacional.

A abertura do oceanário retirou visitantes ao aquário?

É verdade que hoje temos menos visitantes do que há dez anos. Mas isso não se pode relacionar com o aparecimento do oceanário de Lisboa. Agora existem mais opções. As pessoas têm ao seu alcance mais parques zoológicos e biológicos distribuídos pelo País, como sejam um aquário no Porto e outro em Gaia, um fluviário em Mora ou o Zoomarine no Algarve. Hoje as pessoas dividem-se pelos vários espaços, por isso é natural que tenhamos menos visitas.

Quantos visitantes recebem por ano?

Recebemos 65 mil, dos quais cerca de 35% são escolares, o que reforça o papel pedagógico do aquário.

Quer dizer que o aquário tem um papel mais didáctico e o oceanário mais lúdico?

Não. O objectivo principal de ambos é sensibilizar as pessoas para a preservação da natureza, sobretudo do meio aquático.

Afinal que mais-valias apresenta o aquário em relação ao oceanário?

O aquário tem algumas vantagens. Tem uma componente de água doce, dá mais destaque à forma marinha da costa portuguesa e tem um museu com um espólio da colecção oceanográfica do rei D. Carlos. O museu é um complemento às cerca de 300 espécies vivas que aqui existem.

O Oceanário Lisboa é o maior da Europa e está muito bem cotado a nível mundial. O Aquário Vasco da Gama é considerado como uma relíquia?

Foi dos primeiros a ser inaugurados a nível mundial, e, em Portugal, julgo que faz parte do imaginário de qualquer pessoa.»

Sem comentários: