Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
13 comentários:
Lisboa está cheia de prédios com esta qualidade de interiores que se estão a degradar por desinteresse dos seus proprietários.
Encontramos, como exemplo do que afirmo antes, os edifícios que ficam na Duque de Ávila na secção das obras do metro , belíssimos exemplos de Arte Nova mas muito mal conservados - os interiores tem pinturas e algumas salas sei estarem divididas com paredes falsas num bom exemplo de abarracamento; os prédios da Rua Brancaamp com os números 82 a 88 t^em interiores preciosos mas em franca degradação, em especial o 82. Este ultimo, em qualquer cidade, estaria protegido.
E como estes há muitos, muitos mesmo!
excelente esse edificio. aqui manda-se abaixo para fazer caixotes que qualquer não arquitecto faz
se eu tivesse motorista para me ir buscar o carro também não tinha problema nenhum em morar num edifício sem garagem....
jovem, arranja exemplos medianos, não aqueles com o preço por metro quadrado mais elevado da cidade.
A verdadeira reabilitação... só funciona em países civilizados... nós xomos xivilixados...
Mas ao menos somos modernos!
Anónimo das 11:21,
o que quer exatamente afirmar com o seu post? De fato não percebo o seu ponto de vista. O artigo versa sobre a necessidade de reabilitação da boa arquitetura que ainda sobrevive, a custo, em Lisboa e mostrou um exemplo do que se faz lá fora.
O que o fato do exemplo dado ser "superior ou mediano" tem peso sobre o que se discute aqui? Sejam eles edifícios representativos ou outros mais simples todos devem ser reabilitados com respeito pela sua arquitetura, materiais, época e envolvente.
Ai, como a educação civica faz tanta falta em Portugal!
Nem anos de emigração, vendo os exemplos de fora, educaram este Povo do Abarracamento!
No antigo bairro das colónias ou no bairro das ilhas, junto á Estefânia,por exemplo, arranjam-se edifícios do sec XIX, com interiores destes e com estuques fabulosos, para reabilitar e a preço por m2 "mediano"; é só não querer fazer parte do grupo de pessoas do bota-abaixo...
ora, nada como usar o google maps com street view para averiguar a veracidade do post. não sei se há garagens mas o que é bem visível são portões de entrada que servem para carros, rampas junto ao passeio, e um sinal de proibição de estacionar em frente de um dos portões.
por isso, sem querer desmentir o post vou especular que há estacionamento nas traseiras... em garagens ou não é outra coisa.
Subscrevo o Arq. Marques da Silva. Infelizmente a nossa sociedade é ainda demasiado auto-cêntrica, encontrando com dificuldade valor em tudo o que não tenha garagem...
Porque essa ausência é sempre um "defeito" dos edifícios antigos, "e também não têm elevador, etc e tal...".
Com paciência havemos de chegar lá. Esperemos é que ainda hajam exemplos para aproveitar.
Caro arq.º Luís Silva, "no antigo bairro das colónias ou no bairro das ilhas, junto á Estefânia,por exemplo, arranjam-se edifícios do sec XIX, com interiores destes..."
só nos seus sonhos.
Os "nossos" interiores são bastante mais pobres, interiores destes por cá só mesmo na zona da Av. Liberdadade / Barata Salgueiro ou na Av da Republica.
Caro anónimo das 12:49 !
A Vasastan com muitos edifícios dos finais do séc. XIX...será das zonas da cidade com menos estacionamento! O número 15 da Viktoriagatan tem realmente uma entrada para automóveis MAS...é para fornecimentos ou mudanças, e não para estacionamento. O Google desta vez não mentiu !
Quanto a este tipo de edificado em Lisboa....a questão é:
Quantos é que estão conservados desta maneira?
"Quanto a este tipo de edificado em Lisboa....a questão é:
Quantos é que estão conservados desta maneira?"
--------------------------
Realmente tem imensa lógica pôr uma foto dum edificio isolado no estrangeiro (que pode ser a exceção) e comparar com TODOS de Lisboa!!!
Se quiser fotos de edificios isolados de Lisboa tambem se arranja.
E se por lá os edificios regra geral estão bem conservados, concerteza que na Suecia não há uma lei das rendas como a portuguesa, alem que os suecos são mais ricos que os portugueses.
Mas já agora invista o dinheiro que amealhou enquanto emigrante e invista na sua terra de origem. É um favor que faz ao país já que muito provavelmente não paga IRS em Portugal.
Pois, "um preço por metro quadrado dos mais elevados da cidade"
Assim não sei como é querem fixar população em Lisboa, especialmente os jovens...
Enviar um comentário