10/01/2013

"CIDADE SEM LEI"

Cidade sem Lei remete-nos para os filmes de "cowboys" dos anos 50, e para aquelas cidades onde o crime imperava, os criminosos faziam o que queriam, e o xerife tinha reduzida esperança de vida e pouco fazia para mudar o rumo dos acontecimentos. Este parece começar a ser o melhor nome para Lisboa. Ontem pelas 21 horas, comecei a ouvir um barulho fora do normal vindo da Av. António Augusto de Aguiar. Quando percebi, constatei que era a manifestação do empresários do sector das "diversões e carrinhos de choque" que com carros e camiões percorriam aquela rua em direcção ao "Marquês" a buzinar. Camiões a buzinar no centro da cidade às 21 horas !!!??? Mas porque razão Lisboa e quem vive na cidade tem de "aturar" estes marginais, que com todo o direito que terão ao protesto, não têm seguramente direito de o fazer nos moldes em que o fizeram e aquela hora. Porque não o fazem na sua localidade ? Porque não o fazem na sua sede de concelho ou distrito ? Apesar de Lisboa ser a sede do Governo, os seus habitantes não têm de suportar constantemente as manifestações, as greves, as cançonetas, os buzinões. Ou têm ? A questão remete-nos para o papel das autoridades que gerem a cidade e que literalmente permitem esta "invasão". Qual o papel para que são eleitas ? Têm por objectivo defender o quê ? Acham que desta forma defendem os habitantes ? No fundo os últimos anos ( e não apenas com o actual executivo) têm transformado esta numa Cidade Sem Lei. Onde cada um faz o que quer. Paredes cheias de cartazes de eventos e empresas alguns deles com patrocinio da CML, carros em cima do passeio, velocidade excessiva em zonas residenciais, constantes manifestações/greves a alterar literalmente a vida na cidade, lixo e mais lixo por todo o lado, relvados dos jardins apenas para uso dos cães e respectivos donos etc etc etc. É isto que queremos continuar a ter no futuro especialmente depois das próximas eleições em Outubro ?

2 comentários:

aquimoragente disse...

Os Manifestantes permaneceram durante dois dias seguidos na Praça Camões e o Ruído era ensurdecedor, com buzinas e toda uma parafernália de amplificadores de som...sem que nenhuma autoridade conseguisse parar aquele barulho estrondoso!

Julio Amorim disse...

Autoridade ? existe por Lisboa ? ou é mais gente fardada a fazer sombra na esquina ?

Pois é....é isso mesmo que nos espera depois deste Outubro - igualzinho a todos os Outubros das passadas três décadas e qualquer coisa.