29/01/2013

E por cá não se conseguem mecenas? Porquê?

Em Roma, a Fendi comemora 90 anos de idade e paga integralmente o restauro da Fontana di Trevi (2 M€) e a Tod's paga 25 M€ pelo do Coliseu (http://expresso.sapo.pt/restauro-da-fonte-de-trevi-vai-custar-dois-milhoes-de-euros=f782861).

E aqui?

Proponho, como acção-piloto, uma campanha de angariação de mecenas pela SEC/DGPC. Uma campanha com envergadura, e tendo como primeiros objectos desse mecenato o próprio conjunto monumental do Palácio da Ajuda, Sala de Serenins e Torre do Relógio.

Uma campanha que vise:

1. A recuperação integral dos torreões do Palácio (aliás, a campanha deveria começar com uma conferência de imprensa dentro da sala principal do lindo e decrépito torreão Sul... repleto de buracos e outras tristezas).
2. A recuperação integral da chaga deprimente da zona junto ao acesso poente ao Jardim das Damas (cemitério de carros, canavial, pedregulhos vários, etc.).
3. O remate do Palácio, em projecto o mais minimalista possível, sem invenções e disparates de "autor".
4. O restauro e abertura ao público da Sala de Física (Sala dos serenins) do Arquivo Fotográfico, que teria de ser mudado para outro edifício, sendo a melhor solução a ida para o Forte de Sacavém, o que passa por protocolo com o MAMAOT.
5. O restauro da Torre do Galo e do mecanismo do relógio, sendo que para este existe mecenas acordado.

ALGUÉM FAZ ISTO ANDAR, S.F.F.?!

1 comentário:

Anónimo disse...

Não havia mecenas no BCP.
Os seus anteriores presidentes não podiam ter feito mais?
Os banqueiros em Portugal não podem fazer mais?
Fundações?
Quem obriga os mecenas?
Não lhe são dados benefícios fiscais?
Acham pouco?
Quem faz voluntariado não se indigna com estes comportamentos?
Falta-nos muito "substracto".