31/01/2013

Novas regras para bares foram adiadas.




Novas regras para bares foram adiadas
Proposta de restrições à abertura de novos bares que a Câmara de Lisboa quer impor nos bairros históricos vai ser aprofundada
in Público


A Câmara de Lisboa adiou ontem as votações das propostas de alteração aos planos de urbanização dos núcleos históricos da Mouraria, Bairro Alto, Bica, Alfama, Colina do Castelo e Madragoa, para que possa ser alcançado um maior consenso sobre a matéria.
Por proposta do vereador Vítor Gonçalves, do PSD, irá ser criado um grupo de trabalho restrito que encontre "uma forma consensual, o mais rapidamente possível, para se obter uma proposta mais consistente que valorize as pessoas". O subscritor das propostas, o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, disse, segundo a agências Lusa, que aceitou "de bom gosto" a sugestão e propôs o adiamento das votações, que foi aceite.
As propostas de alteração do plano de urbanização daqueles bairros históricos visam harmonizar a actividade económica lá existente com os residentes, contemplando designadamente novas regras para os estabelecimentos comerciais e de diversão nocturna.
Afirmando que o "ponto sensível que tem dado origem a grandes discussões é como compatibilizar as actividades económicas com a residência", Manuel Salgado disse que uma das propostas é a proibição de se abrirem novos bares e discotecas naqueles bairros. "Bares e discotecas só se admitem onde já existem e são legais e não são permitidos novos", afirmou.
O restante comércio será permitido, mas "sem secção acessória", de forma a que "quem abra uma papelaria não consiga abrir ao lado um bar", acrescentou.
O vereador do CDS-PP António Carlos Monteiro disse ter "as maiores dúvidas" acerca deste documento, por faltarem estudos acerca do nível do ruído, uma das principais queixas dos moradores. "Ninguém consegue sobreviver com ruído constante durante toda a noite e sem conseguir dormir. Também não ignoramos que a actividade económica exercida é importante para a economia de quem a tem, mas também para a economia da cidade. Mas é importante ter indicação de onde está o ruído", frisou.

2 comentários:

Anónimo disse...

Só desilusões com o Costa:

-Medidas contra os Grafites, tudo na mesma!

-Alteração ao transito do Marquês e Avenida, um flop!

-Os popós continuam Reis e Senhores de Lisboa. É na estrada é no passeio, jesus...

-Protecção do Património? Faz-se com descaracterizações e demolições!

-Rouba-se constantemente logradouro ao peão com construções em zonas devolutas e sensíveis no centro histórico(espaços verdes e arborizações por aqui é o querias!)

-O espaço que está a ser roubado na frente Ribeirinha é outro
crime!

-Requalificação da Praça do Martim Moniz à feirante!

-Nunca vi Lisboa tão suja!

-E agora isto!

Xico205 disse...

Esqueceste-te de falar na transferência do gabinete da presidencia do Largo do Municipio para o Largo do Intendente para estar mais próximo dos fornecedores de flores nocturnas e brincos e aneis com luzes a piscar.