16/01/2013

Onde estão as obras nos pavimentos de Lisboa?

Em 2009, a CML anunciava que iria gastar 7 milhões de euros a repavimentar as ruas de Lisboa, designadamente, «Ao nível da conservação e manutenção de pavimentos as intervenções abrangem quatro avenidas (Descobertas/Estrada de Caselas, Brasília, Duque de Loulé e Infante D. Henrique), Alameda das Linhas de Torres, Calçada da Ajuda, Estrada do Paço do Lumiar, Praça do Império, calçada da Ajuda, Alameda D. Afonso Henriques e 14 ruas.». Mas, passados que estão 4 anos sobre o anúncio público a verdade é que a Estrada do Paço do Lumiar, a Avenida Duque de Loulé, a Calçada da Ajuda, e mais "n" arruamentos de Lisboa [desde logo a Rua 1º de Maio, a Rua de Alcântara, a Rua Luís de Camões, a Estrada da Luz, a Rua Fialho de Almeida, a Av. Ressano Garcia, a Av. Miguel Bombarda, a Rua Marquês da Fronteira (troço Duque d'Avila-Marquês Sá da Bandeira), Largo de São Sebastião, Rua António Cândido, Av. E.U.A. (troço "Abecasilo"-Av. Roma), Praça Afrânio Peixoto, Av. António José de Almeida, Rua Maria Pia (troço R. Pereira e Sousa-Rua Prior do Crato)...], permanecem autênticos CAMINHOS DE CABRAS!

Desde buracos para todos os gostos e para todos os tamanhos, a remendos mal feitos, tampas mal colocadas, lombas, armadilhas e tudo o mais, não só permanecem como se agravam. Para onde foi o dinheiro de 2009? Será que em 2013 a CML vai fazer novo anúncio? Como estará Lisboa em 2017?

10 comentários:

Anónimo disse...

a duque de loulé ja foi pavimentada ha uns bons meses...

Luis N. Filipe disse...

Atenção a este post: a Av. Duque de Loulé foi pavimentada há vários meses (creio que em set/12) - quanto às outras não sei.
A não ser que o autor se refira à pavimentação dos passeios, esses sim transofmrados em caminhos de cabras devido aos automóveis que os atafulham. Aliás, os passeio de Lisboa, muito mais do que qualquer rua, é que precisavam de uma repavimentação geral!

Paulo Ferrero disse...

Dq. de Loulé sentido ascendente, a partir da Soc. Farmacêutica? Puxa, não dei por nada...

Anónimo disse...

Tive há dias a triste ideia de ir até Belém pela Av. de Brasília, há anos sem mais que uns remendos, e aquilo não está na mesma porque está pior. E afligiu-me ver aqueles autocarros de 2 andares dos turistas a circular por lá. Deve ser cada bate-cu!

Julio Amorim disse...

Hummm....2017 ?
Talvez como em 1977 ?

Xico205 disse...

A câmara de Lisboa recuperou o método de alcatroamento sob abatimentos de areia e buracos sem tirar o alcatrão velho...passado duas semanas está igual ao que estava antes do alcatroamento.

Há que manter em permanência obras para o amigo dos alcatroamentos que assim de duas em duas semanas ele passa um envelope por baixo da mesa.

Anónimo disse...

Aquele bocado de estrada do corte ingles ate ao inicio da duque de avila esta MISERAVEL

Anónimo disse...

Desde 2009 quantos traumatismos, fracturas, luxações, aconteceram devido ao mau estado dos passeios e
pavimentos onde circulam os automóveis?
Haverá estudos a elucidar os números destas ocorrências?
Quem tem obrigação de estudar os novos tipos de calçada e pavimentos?
Arquitectos, engenheiros, médicos, fisioterapeutas, etc.
Na Europa, há cidades que pensando nesta problemática, que também é saúde pública, equacionaram alterações aos pisos, pensando que económicamente esses novos pisos iriam ter custos de manutenção menos elevados.
Pouparam na saúde e nas despesas de conservação.

Anónimo disse...

Já sem falar nalgumas obras da treta feitas em certas ruas de Campo de Ourique, semanas antes das últimas eleições, e que já estão feitas num 8. Para quando obras nas ruas a sério? Só se vêm descalcetamentos por todo o lado, abatimentos dos passeios e coisas do género. Ou será que o importante para o Dr. Costa é fazer árvores de Natal da treta no Terreiro do Paço, obras infindáveis e parvas na Ribeira das Naus e pôr carroceis no Rossio?!

Anónimo disse...

É uma vergonha a Calçada da Ajuda desde Belém - uma das zonas mais monumentais de Lisboa - e por ali acima, até ao Palácio da Ajuda, estar há tempos infinitos uma miséria.