10/03/2005

Rua Augusta ... e bustos do Jardim de São Pedro de Alcântara

1. Rua Augusta a funcionar 24 horas é tema de concurso de ideias

Trata-se, a meu ver, de uma boa ideia. Diz o regulamento do concurso que, "mantendo-se o edificado e trabalhando os espaços vazios entre os edifícios, é pedido aos concorrentes que apresentem propostas que tragam algo de novo àquela zona da Baixa".

Mas atenção ao seguinte: que não passe pela cabeça de ninguém, cobrir a Rua Augusta como modernices. Porque se no tempo de Fialho de Almeida o poder de então recusou a sua ideia de ali conceber algo parecido com as galerias de Bruxelas, Milão ou Nápoles, então não haverá modernice que nos valha.

2. Roubo escandaloso de esculturas em Lisboa

O pobre do Jardim de São Pedro de Alcântara, um dos mais bonitos de Lisboa (que já teve prevista, imagine-se, a construção de um parque de estacionamento subterrâneo, exactamente debaixo do seu patamar inferior), é uma vergonha como se mantém paulatinamente em regime de auto-gestão, seja qual for a vereação camarária. Nada é cuidado. Os canteiros têm uma mísera erva daninha, arvorada em relva. A bonita e trabalhada vedação em ferro, que circunda o miradouro, está partida em variadíssimos pontos, e quando susbtituída é-o por tubos simples de ferro. A buganvília está completamente ao Deus dará. Os bancos estão vandalizados. As bicas estão imundas. O pátio (onde alguém teve um dia a ideia luminosa de ali montar um recinto de jogos, outro alguém teve a boa ideia de acabar com ele, e ali montar de vez em quando eventos como feiras de moda, etc.) está com as pedras soltas, o piso esburacado e sujo. O patamar inferior do Jardim, onde existia um magnífico chalet, que foi entretanto deitado abaixo, tem os canteiros com lixo, e apresenta os suportes dos bustos decapitados, um sim, outro não; ora fruto de roubo, ora fruto de vandalismo.

Falou-se em tempos da programada operação de restauro do patamar inferior, da reposição dos bustos (a maioria dos decapitados encontra-se algures em armazém camarário), da reconstrução do chalet demolido como casa-de-chá e restaurante, e da revitalização de todo o jardim. Como tudo quanto nos prometem, ficou por cumprir até agora, mas em ano de eleições certamente que mais promessas virão...

PF

Sem comentários: