21/12/2006

Lisboa vai ter 85 equipamentos desportivos municipais em 2009

In Público (21/12/2006)
Inês Boaventura

"Metade vão ser construídos de raiz. Chelas terá o "futuro grande pavilhão dos desportos" da cidade. Nos Olivais vai surgir uma praia artificial

A Câmara de Lisboa prevê que em 2009 a cidade tenha um total de 85 equipamentos desportivos municipais, o que implica a construção de 40 novas infra-estruturas. Entre elas destaca-se o complexo multidesportivo de Chelas, que representa um investimento de 10,5 milhões de euros.
Este complexo, que o vereador do Desporto apresentou ontem em conferência de imprensa como "a jóia da coroa" e "o futuro grande pavilhão dos desportos de Lisboa", vai nascer na freguesia de Marvila, junto ao Palácio dos Alfinetes. Um pavilhão apto para a prática diária de várias modalidades e para a competição, com capacidade para cerca de quatro mil espectadores, uma piscina, ginásios, um health club e estacionamento coberto são as valências deste equipamento.
Até 2009, segundo anunciou o vereador Pedro Feist, vão ser construídos 40 novos equipamentos desportivos - dos quais nove estão já em obra e dez estão ainda em "análise urbanística" - e requalificados sete já existentes na cidade. As piscinas do Areeiro e do Campo Grande, o complexo desportivo dos Olivais, os courts de ténis do Campo Grande e os pavilhões Carlos Lopes, São João de Brito e da Ajuda são as infra-estruturas em que a autarquia promete intervir até ao final do mandato.
No caso do Complexo Desportivo dos Olivais, que se encontra encerrado desde o início de Setembro para uma requalificação que ainda não teve início, o responsável pelo pelouro do Desporto explicou que a intenção é criar uma praia artificial, um spa, um centro municipal de recuperação física e alojamento para atletas, além de piscinas, campos de ténis e áreas de restauração, comércio e estacionamento. Segundo Pedro Feist, o concurso público para a obra deve ser lançado dentro de seis meses.
Quanto ao Pavilhão Carlos Lopes, o presidente da Câmara de Lisboa garantiu que a requalificação do espaço avançará "assim que o Governo regulamente a aplicação das contrapartidas do casino". O objectivo da intervenção é permitir que ali se realizem eventos culturais e desportivos, estando igualmente prevista a instalação de uma pista de gelo sazonal.

Museu do Desporto articulado com o Governo

Ao contrário do que Carmona Rodrigues tinha dado a entender no início de Dezembro, o Museu do Desporto a criar na capital não deverá funcionar no Carlos Lopes: "Estamos à procura de um espaço que possa acolher o espólio desportivo. Ainda não há uma decisão", assegurou o presidente da autarquia. Pedro Feist acrescentou que também o Governo pretende criar um espaço museológico dedicado a esta área, pelo que se está a "procurar concertar esforços para que se faça um grande museu".
Segundo Carmona, em 2009, quando a Câmara de Lisboa prevê que estejam a funcionar estas 85 infra-estruturas desportivas municipais, a cidade vai ter "mais de um equipamento por quilómetro quadrado e mais do que um e meio por junta de freguesia". Foi esta "oferta muito elevada", sublinhou o autarca, que "justificou" a criação da empresa municipal LxDesporto, cuja constituição foi aprovada anteontem na Assembleia Municipal de Lisboa.
Os 21 equipamentos com construção prevista para os próximos três anos vão situar-se nas freguesias de Santa Maria dos Olivais, Santo Condestável, São Francisco Xavier, Ajuda, São João de Brito, Alvalade, Marvila, Penha de França e Beato. Já os dez projectos em análise urbanística deverão nascer em Marvila, Santa Maria dos Olivais, Benfica, Lumiar, São João de Brito e Ajuda."


E o lema parece ser: mente sã em corpo são! E dinheiro para o resto?

PF

Sem comentários: