15/12/2006

NOTA DE IMPRENSA sobre plano de revitalização Baixa/M.Ambiente

No seguimento da conferência de imprensa sobre o assunto mencionado em epígrafe, e uma vez que continuamos fortemente empenhados em que a Baixa esteja recuperada a tempo de o presenciarmos, somos a referir o seguinte:

1. É bem-vindo o "sim" do MA à requalificação da frente ribeirinha, entre o Cais do Sodré e Santa Apolónia. As intervenções recentes nesta zona têm vindo a descaracterizar o espaço e a fazer regredir o acesso público ao mesmo.

2. Há uma nítida confusão no "sim" à requalificação do T.Paço no que se refere à reconfiguração da ocupação ministerial, isto é, se se pretende menos ministérios, ou mais ministérios.

3. Congratulamo-nos com a ausência de toda e qualquer referência à Circular das Colinas e ao estacionamento subterrâneo no Terreiro do Paço, medidas que julgamos injustificáveis, quer do ponto de vista da mobilidade, quer financeiramente.

4. O facto da entidade/sociedade que se pretende criar ter 60% de capital do governo parece-nos ser um revés nas intenções da CML.

5. Resumindo, fazemos fé que pelo menos a frente ribeirinha e o Terreiro do Paço possam estar efectivamente melhor no final do previsto no Plano, ou seja, daqui a 20 anos.

Mas, antes que se comece a desbaratar o dinheiro dos contribuintes em mais empresas e mais administradores, renovamos o nosso pedido ao governo e à CML, para que faça aplicar a lei nomeadamente no que concerne ao estacionamento, aos limites de velocidade, ao ruído, à emissão de escapes, à conservação dos prédios, etc.

Nesse sentido, iremos entregar ao Sr.Ministro do Ambiente, na próxima Terça-Feira, dia 19 de Dezembro, às 13h, o nosso documento "A Nossa Baixa, à Margem de Comissariados" (http://cidadanialx.tripod.com/ANOSSABAIXA.pdf), que julgamos poder vir a ajudar o MA nesta questão.

Sem comentários: