02/04/2009

Poluição. Lavar as ruas, como previsto para Av. Liberdade, não reduz partículas -

In Lusa

«Lisboa, 02 Abr (Lusa) - Especialistas que analisam os efeitos do clima no planeamento urbano revelaram hoje que a lavagem de ruas, como está previsto para a Avenida da Liberdade, não tem influência na redução de partículas necessária para baixar a poluição do ar.

A lavagem do corredor Marquês de Pombal/Restauradores, duas vezespor dia, é uma das medidas previstas no protocolo assinado entre a Câmara de Lisboa e a Comissão de Coordenação de Lisboa e Vale do Tejo para reduzir a poluição do ar na Avenida da Liberdade, que ultrapassa várias vezes por ano os valores limite.

"Também foi tentado na Alemanha e é uma medida que não resultou", disse Ulrich Reuter, da equipa de planeamento urbano da cidade de Estugarda. Para Ulricht Reuter, esta medida "não é prática", uma vez que "pode trazer congestionamento de tráfego enquanto se lava". "Está provado que a lavagem não tem efeito na concentração de partículas", afirmou. "As medidas mais eficientes são a proibição do tráfego de atravessamento - quem atravessa apenas aquela zona não pode passar -, o que se provou retirar entre três a cinco por cento das partículas", acrescentou.

Ulricht Reuter disse ainda que outra das medidas eficazes para reduzir a poluição é evitar aumentar a altura dos edifícios, já que quanto mais altos forem mais impedem a ventilação na cidade.

O especialista, que falava durante o encontro que a Agência Municipal de Energia (E-Nova) promove hoje sobre os desafios do planeamento urbano sustentável, deu ainda como exemplo outra das medidas aplicadas na Alemanha: impedir a circulação a veículos com maiores níveis de poluição do ar (com excepções para o abastecimento de lojas/restaurantes e veículos de emergência).

Estas limitações de tráfego também estão previstas no protocolo entre a Comissão de Coordenação e a Câmara de Lisboa para melhorar a qualidade do ar na cidade, assim como a criação de novos corredores BUS e a elaboração de planos de mobilidade para alguns edifícios com muita concentração de pessoas.

Por seu lado, o presidente do Conselho de Administração da E-Nova, José Domingos Delgado, sublinhou que "o grande problema de Lisboa são as partículas poluentes no ar", muitas transportadas de outros locais pelo vento. "Em Lisboa também foram identificadas partículas vindas do Norte de África" afirmou, sublinhando a importância de uma intervenção integrada nesta matéria. "A emissão de CO2 é a febre. Temos é de combater a doença", disse Domingos Delgado, que é professor jubilado do Instituto Superior Técnico e fez parte do grupo consultivo e de apoio ao Plano Energético Nacional. O responsável da E-Nova lembrou ainda um dos paradoxos do sistema português: "Favorece-se os motores a diesel e penaliza-se os veículos que mais partículas emitem, mas esquecemo-nos que os motores diesel conseguem ser mais
eficientes no consumo porque trabalham a altas temperaturas, o que resulta num aumento de determinadas partículas, como o óxido de azoto".

Sobre a lavagem de ruas para ajudar a reduzir a poluição, o presidente da E-Nova lembrou que em Lisboa ela ainda é feita com água potável, nalguns casos. "Só espero que isto não resulte nalguns subsídios para se lavar a rua comágua mineral", gracejou, provocando uma gargalhada na plateia.»


Eu acrescento que as partículas também gostam de ... tomar banho. Tudo isto é anedótico e a coisa já vem do anterior mandato. De vez em quando fazem-se uns números. Está claro que a poluição na Avenida da Liberdade só diminuirá quando os carros forem menos, e quando os transportes colectivos à superfície forem não poluentes. Mas nisso ninguém mexe. Antes pelo contrário. Cada projectinho urbanístico que aparece na CML para aquele eixo lá traz uma série de estacionamento subterrâneo incorporado, solidamente sustentado por infindável justificação. E depois falam do PUALZE.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Paulo, desculpa lá mas não percebi mesmo o seu comentário. anedótico porquê? A lavagem de ruas já é feita diariamente, e te,m um efeito positivo na diminuição da ressuspensão. Pode ser uma medida útil quando conjugada com outras (algumas bem identificadas por si), mas é óbvio que não é "a" medida.

O reforço das lavagens foi uma medida testada durante o ano de 2005, no âmbito dos Planos de Melhoria da Qualidade do ar para a Região de Lisboa. Apesar das condições meteorológicas não terem sido nada favoráveis (praticamente todo o período de teste decorreu com inversões térmicas), o reforço da lavagem teve um efeito positivo, embora pequeno. Obviamente que a medida interessa se for feito um esforço para usar água proveniente dos sistemas de tratamento, e não água potável proveniente da rede.

Se quiser saber mais ifnormação, bem como os resultados pode consultar este link:

http://www.ccdr-lvt.pt/files/9fd553d9138b139f8d8c14d28ee8be84.pdf

Anónimo disse...

É sempre bom ler de quem realmente percebe.

Miguel Carvalho disse...

por acaso lembro-me de ler o francisco ferreira a dizer que os resultados tinham sido muito reduzidos... mas ainda bem que há alguém por dentro, para corrigir as simplificações dos media