02/04/2009

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«Boa Tarde,


Antes de mais, obrigado pelo excelente trabalho desenvolvido em prol de uma vida mais saudável nas nossas cidades.

Junto abaixo reclamação enviada à CML relativa à falta de condições do prolongamento em curso da ciclovia Monsanto-Campolide. Conto ter fotos disponíveis em breve.

Creio que devemos pensar e fazer ouvir as nossas opiniões relativamente a este assunto (o das ciclovias), amanhã será tarde demais.


"Boa Tarde,


Venho, na posição de utilizador diário de bicicleta em Lisboa, manifestar o meu profundo desagrado pela forma como está a ser efectuado o prolongamento da ciclovia Monsanto-Campolide.

O troço agora em construção, entre a rotunda da Rua Inácio Pardelhas Sanchez e a Rua de Campolide, com cerca de 300 metros de extensão, apresenta, a meu ver, os seguintes problemas graves:

Obriga ao cruzamento de 5 (cinco) vias com elevada densidade de tráfego automóvel pois são os acessos da Rua de Campolide à Rua General Correia Barreto (espécie de via-rápida de ligação entre o eixo Norte-Sul e a IC19 e 2ª Circular).

Reduz o já escasso espaço de circulação pedonal, nomeadamente junto à paragem do Bus. Este é um problema dos peões. Dado que também sou peão, e para não complicar, efectuarei outra reclamação à parte na posição de peão (se a bicicleta é um veículo, porquê retirar espaço aos peões para a mesma?).

Considerando que a construção de ciclovias preza, sobretudo, a segurança dos ciclistas, é inconcebível que se obriguem os mesmos a, para percorrerem cerca de 300 metros, efectuar 5 travessias de vias com elevada densidade de tráfego, a maioria delas com mais de uma faixa.

Efectuei hoje este percurso pela dita ciclovia, para tirar fotos para alertar para a situação. Verifiquei que o perigo das travessias é elevadíssimo pois os automobilistas não têm a noção de quem tem prioridade (nem eu). Facilmente sucede que um automobilista pára para deixar passar o ciclista, este inicia a travessia e é abalroado por outro automobilista que circula no mesmo sentido e julga ter prioridade (existem 2 faixas para cada sentido).

No mínimo, a ciclovia deveria contornar a rotunda pelo outro lado, cruzando apenas a Rua Inácio Pardelhas Sanchez, de acesso à Serafina, com menor tráfego e apenas uma faixa para cada sentido.

Na minha opinião é, de longe, mais seguro efectuar este percurso por estrada pois as faixas são suficientemente largas, a visibilidade bastante boa e o trânsito relativamente lento. Todavia, a lei não o permite agora que existe ciclovia.

Esta obra só vem confirmar que é necessário uma alteração urgente à lei, por forma a permitir aos ciclistas, entre outras coisas, a circulação por estrada em alternativa à ciclovia. A Câmara de Lisboa deveria, na minha opinião, tirar partido da sua posição priveligiada para pressionar o estado nesse sentido (se lhe interessar realmente ter mais ciclistas, e menos trânsito, poluição, estacionamento anárquico,..).

Sugiro que, antes de realizarem destas especialidades, entrem em contacto com utilizadores reais de bicicletas (sim, existem), ou que ao menos peguem numa bicicleta e avaliem as alternativas.

Peço desculpa pelo tôm da reclamação mas cada vez tenho menos paciência para estas... coisas.

Obrigado pela atenção dispensada.

Cumprimentos,

João Magalhães"»

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