19/11/2020

Oldsmobile de Augusto Macedo ao abandono - pedido de esclarecimentos à CML e ATL

Exmo. Senhor Presidente
Dr. Fernando Medina
Exma. Senhora Vereadora
Dra. Catarina Vaz Pinto
Exmo. Senhor Director-Executivo da ATL
Dr. Vítor Costa


C.C. AML e media

No seguimento do alerta que nos chegou ontem sobre o assunto em epígrafe, e de que fizemos eco (https://cidadanialx.blogspot.com/2020/11/taxi-de-1928-sr-augusto-macedo-deixado.html), somos a contactar V. Exas. no sentido de sabermos os motivos por que os automóveis existentes nas instalações da CML nos Olivais, mais propriamente alguns dos veículos à guarda do “núcleo de transportes históricos do município” e mais especificamente o Oldsmobile do sr. Augusto Macedo, se encontram desprotegidos no exterior daquelas instalações.

Mais solicitamos que nos esclareçam sobre o destino dado ao “museu” aberto pela CML aqui há uns 20 anos, num edifício da Avenida das Forças Armadas, aquando da doação do Rover do jornalista Fernando Pessa.

Ao que nos foi dito, o Oldsmobile de 1928, que serviu de táxi ao sr. Augusto Macedo durante muitos anos, foi ex-libris do Rossio e da cidade de Lisboa, transportou inúmeras personalidades e foi figurante num sem-número de filmagens, terá sido doado à Associação de Turismo de Lisboa pelos seus herdeiros.

Cremos que este Oldsmobile e todos os outros veículos históricos sob responsabilidade da CML e/ou do Turismo de Lisboa, merecem ser expostos em local condigno, onde possam ser admirados pelo público, pelo que sugerimos que um (ou mais) dos muitos armazéns da CML, ou por exemplo nas instalações do imenso complexo de edifícios da antiga Manutenção Militar, seja adaptado a espaço expositivo de todos eles.

Este Oldsmobile poderia, inclusive, voltar a circular, em ocasiões especiais!

Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Miguel de Sepúlveda Velloso, Luís Serpa, Virgílio Marques, Júlio Amorim, Eurico de Barros, Maria Teresa Goulão, Carlos Moura-Carvalho, Jorge Pinto, Inês Beleza Barreiros, Rui Pedro Martins, João Pinto Soares, Paulo Lopes, Helena Espvall, Gustavo da Cunha, Paulo Trancoso, Beatriz Empis, Guilherme Pereira, Fátima Castanheira, Pedro Henrique Aparício, Nuno Vasco Franco

...

Resposta da ATL:

«Exmos Senhores:

Acuso a receção da v/ comunicação.

Esclareço que o Taxi nº 1 não foi doado à ATL, mas sim por esta adquirido aos herdeiros do Sr Augusto Macedo ( que o conduziu entre 1928 e 1997), logo a seguir ao falecimento deste, aos 95 anos..Quando adquirimos o Taxi nº 1produzimos um folheto explicativo da sua história.

Durante alguns anos, a viatura foi por nós mantida e utilizada esporadicamente em ocasiões especiais (por exemplo, visitas de alguns jornalistas). Durante esse período, a manutenção foi assegurada pela oficina que fazia esse trabalho desde o tempo do Sr Augusto Macedo, e que era a única que dispunha de algumas peças, permitindo que a viatura circulasse .

Posteriormente, esta solução deixou deixou de ser possível, pelo que acordámos com a CML que seria esta entidade a guardar e cuidar do veículo, aguardando-se uma oportunidade para a sua exposição pública, o que ainda não sucedeu.

Com os melhores cumprimentos.

Vitor Costa»

1 comentário:

Julio Amorim disse...

"Guardar e cuidar" da viatura implica a sua permanência em local fechado, seco e arejado. Para os conhecedores/coleccionadores de viaturas antigas isto é sacrilégio. Este automóvel merece muito melhor.