26/11/2007

Memorial às vítimas do massacre judaico de Lisboa de 1506

Petição chegada por email.

4 comentários:

Anónimo disse...

A melhor homenagem a fazer é não deixarem construir o prédio do Rato.
Portanto se assinarem essa petição devem assinar a petição para não construir o prédio do Rato também, caso contrario é toda a comunidade judaica que será enterrada.

Anónimo disse...

Se querem um memorial às vitimas de 1506, comecem por fazer um às vitimas de 2007/2008, pois o prédio que irá ser construído vai emparedá-los para sempre.
O texto abiaxo vem do Blog CidadaniaLx: O imóvel da autoria de Frederico Valsassina e Manuel Aires Mateus, aguarda apenas a aprovação da licença de construção, pela CML. Composto por 7 pisos acima do solo e 5 de estacionamento, com fachadas entre os 19 e os 22 metros, 10.000 metros quadrados em gaveto com apartamentos T0 e T2, o prédio terá lugar entre a Rua Alexandre Herculano, Largo do Rato e Rua do Salitre...uma volumetria excessiva para aquele largo...Os prédios laterais perderão a estrutura e o Chafariz do Rato, do século XVIII, perderá enaltecimento. A construção do edifício obrigará à demolição de imóveis como a centenária Associação Escolar de São Mamede e a Sinagoga de Lisboa ficará ainda mais engasgada. Olhando para as Avenidas próximas, penso que os exemplos de ruptura deixam muito a desejar e o prédio vizinho da Império nem precisa de comentários.
Será isto que os judeus querem? Continuarem a fazerem se vítimas? Ora aqui têm uma boa oportunidade de actos de cidadania para com todos e não uma só comunidade.
Vamos a isto?

aeloy disse...

Pois obviamente os autores dos dois comentários anteriores não leram o texto da petição (talvez por não ter sido disponibilizada nesta posta?) ou não diziam o que dizem e não misturavam o Rossio com a Betesga.
Talvez se tivessem tido o cuidado de ler tivessem possibilidade de retirar os comentários que fizeram...ou talvez não porque por vezes só ler não chega.
António Eloy

Anónimo disse...

Juntar o memorial às vítimas do Massacre Judaico com o prédio que se pretende construir no Rato é limitar muito na importância que tem, quer uma coisa quer outra. Nada de confusões. O Memorial deve ser construído. O prédio não "apaga" só a sinagoga, já de si escondida. O Largo do Rato é completamente destruído. Porque não restauram o Rato e constroem o prédio noutro sítio? Já agora construam-no no meio do Rocio. Mesmo no meio da praça. Alguém gostaria que o fizessem? Porque se há-de teimar em destruir e não em restaurar o que tem que ser restaurado?
Sim ao Memorial e Não ao prédio do Rato