20/11/2007

Vereador questiona despesas feitas por administrador

In Público Online (20/11/2007)
Ana Henriques
Marta Vitorino/PÚBLICO (arquivo)

«Viagens na EPUL na mira do vereador Sá Fernandes

O vereador da Câmara de Lisboa José Sá Fernandes pediu ao presidente do conselho de administração da Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL) esclarecimentos sobre as viagens que este tem feito ao estrangeiro por conta da empresa, despesas que considera “questionáveis”.

Em causa está cerca de uma dezena de deslocações de João Teixeira a congressos na Europa e na Ásia durante o ano de 2007, apesar da crise em que mergulhou quer a empresa quer a autarquia, sua única accionista.

“O facto de o senhor presidente estar em gestão corrente da empresa e de se aguardar, para muito breve, o lançamento de um processo de reestruturação da EPUL, com implicações profundas ao nível da sua própria filosofia e missão, tornam ainda mais questionáveis os gastos avultados em viagens de formação, aquisição de conhecimentos e representação”, refere o vereador eleito pelo Bloco de Esquerda, numa missiva hoje enviada a João Teixeira.

Mencionando outras “despesas excessivas” do passado recente da empresa, Sá Fernandes solicita agora “um esclarecimento cabal sobre mais este caso”: “Que viagens têm sido feitas pagas por a EPUL? Com que custos? Com que objectivos?”

A reestruturação da empresa passa pela sua fusão com as sociedades de reabilitação urbana. De fora fica a empresa responsável pelos bairros sociais, que se pensou que pudesse passar também para a EPUL. Resta saber se o conselho de administração será mantido.»

Sem comentários: