27/11/2007

Cais para passeios no Tejo vai nascer junto à Torre de Belém

In Público (27/11/2007)
José António Cerejo

«O cais da Princesa, junto à Torre de Belém, vai acolher, no próximo ano, uma cafetaria com esplanada e um terminal de passeios turísticos no Tejo. O cais foi este ano recuperado pela Administração do Porto de Lisboa (APL) e o Instituto Português do Património Arquitectónico (Ippar, actual Igespar) já aprovou a sua ampliação, através de uma plataforma, numa área de 80 m2, sobre o Tejo.

Se tudo correr como previsto, o pequeno pontão, abandonado há muitos anos, transformar-se-á, dentro de meia dúzia de meses, no ponto de partida e chegada da primeira embarcação exclusivamente dedicada à realização de cruzeiros turísticos no Tejo.
A exploração do cais da Princesa deverá ser atribuída à Lisboa Vista do Tejo (LVT), uma empresa liderada pelo ex-ministro Ferreira do Amaral (que também preside à concessionária das pontes Vasco da Gama e 25 de Abril) e que já explora um barco-restaurante no Tejo desde 2003.
O licenciamento da utilização privativa do Cais da Princesa pela empresa Lisboa Vista do Tejo foi requerido este Verão, no fim das obras de reabilitação efectuadas pela APL entre Abril e Agosto. De acordo com a administração portuária, o processo de atribuição da licença ainda não se encontra concluído, mas está em vias de o ser, já que não se apresentou mais nenhum concorrente após a publicitação, nos termos da lei, da existência de uma entidade interessada no negócio. Segundo a administração portuária, aquilo que foi requerido pela LVT foi a utilização do cais "para apoio à actividade marítimo-turística (sightseeing), cafetaria e esplanada".
Ancoradouro melhorado
De acordo com o parecer favorável ao anteprojecto da Lisboa Vista do Tejo, emitido em Março deste ano pelo então Ippar, a empresa propõe-se alterar o cais existente e ampliá-lo, por forma a poder acolher dignamente os clientes da embarcação turística que ali terá o seu terminal. A própria estrutura do necessário ancoradouro, construída em betão e que entretanto foi recuperada, será fechada por painéis de vidro e equipada com instalações sanitárias.
Contígua a ela, mesmo em frente à réplica do hidroavião de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, surgirá uma estrutura metálica assente no leito do rio e coberta, ao nível do passeio, por um estrado de madeira de 80 m2.
Nessa zona situar-se-á "o espaço de acolhimento aos clientes, uma cafetaria com os necessários espaços técnicos mínimos" e casa de banho para deficientes. Para protecção dos utilizadores, será erguida "uma estrutura metálica em aço inox escovado, com rasgados vãos fixos e amovíveis em vidro transparente", de modo a permitir a máxima transparência daquela estrutura.
O anteprojecto da LVT foi desenvolvido de acordo com as orientações do Ippar, tendo em conta a proximidade da Torre de Belém, classificada como monumento nacional e inscrita na lista do Património Mundial da Unesco. Segundo Nuno Neves, administrador da empresa, as obras previstas implicam um investimento da ordem dos 350 mil euros e contemplam também a instalação de um quiosque de informação turística.
Espaço aberto
A LVT está neste momento a negociar a aquisição do navio com que vai desenvolver a actividade de passeios no Tejo, prevendo que ela tenha início "em Abril ou Maio". A embarcação será idêntica às que se vêem nos rios da maior parte das grandes capitais, "com mais espaço aberto do que fechado" e com capacidade para 100 a 150 passageiros.
"Vamos começar a trabalhar apenas seis meses por ano e depois logo se verá. A ideia é oferecer um serviço de qualidade, com cruzeiros de pouco mais de uma hora e percurso fixo entre Belém e a zona de Santa Apolónia", explica Nuno Neves. Por agora ainda não são conhecidos os preços das viagens, mas o administrador da LVT garante que, seja como for, se trata de "um projecto arriscado".
A empresa transportadora Transtejo já efectua há vários anos passeios turísticos no rio Tejo, utilizando para o efeito embarcações do tipo "cacilheiro" transformadas para o específico efeito turístico e com capacidade para 279 passageiros.
Os passeios realizam-se diariamente, com a duração de cerca de duas horas, e realizam-se entre os meses de Abril e Outubro, durante a tarde. Os preços praticados pela Transtejo são de 20 euros para adultos e 10 euros para crianças e reformados.
O bilhete dá direito a refrigerantes e águas, bem como ao acompanhamento por assistentes de bordo.»

1 comentário:

daniel costa-lourenço disse...

ninguém tem desenhos ou maquetas dessa coisa? quando oiço falar em estruturas leves e transparentes até tremo...