22/11/2007

Obras ilegais no Bairro Azul!


Ass: Procº nr. 1674/EDI/2004 - Av. A.A.Aguiar, 191-193

1. Em 9 de Março 2005 alertámos a CML (Presidente, Vereador Urbanismo e Vereador da Cultura) e a Junta de Freguesia de S. Sebastião para as obras que estavam a decorrer sem licença no prédio em referência.

2. Em 6 de Maio de 2005 voltámos a alertar as mesmas entidades referindo:

“O prédio em questão é um dos imóveis mais interessantes do Bairro Azul, com grande visibilidade e uma localização privilegiada - perto da Embaixada de Espanha e em frente da Fundação C. Gulbenkian.

Numa altura em que avançou, finalmente, o processo de classificação do Bairro Azul como Conjunto Urbano de Interesse Concelhio, as obras a realizar neste imóvel - o primeiro que se encontra totalmente devoluto no nosso Bairro - deveriam servir de exemplo para futuras intervenções a realizar por outros proprietários.

A avaliar pelo que observámos, o que está a ser feito irá descaracterizar
profundamente o imóvel pelo que apelamos, uma vez mais, à intervenção de V.
Exa.

Não se compreende que a CML, por um lado, classifique o Bairro Azul isentando de impostos os proprietários dos imóveis classificados e, por outro lado, permita que estes procedam à sua destruição.”

3. Apesar de sucessivos alertas as obras continuaram e o portão original em ferro de aceso às garagens desapareceu.

4. Actualmente existem tapumes que ocupam parte do passeio, e verificam-se grandes movimentações de terra no logradouro e trabalhos no telhado e interiores.

5. Conforme temos vindo a fazer ao longo dos anos, alerta-se, uma vez mais, a CML e a Junta de Freguesia de S. Sebastião para esta e outras obras que estão actualmente a decorrer no Bairro no sentido de se evitar a descaracterização do mesmo.

Comissão de Moradores do Bairro Azul



(imagens antigas)

1 comentário:

Filipe Melo Sousa disse...

Que amável, um abaixo assinado entregue pela comissão de moradores. Calculo que o objectivo de quem o originou e subscreveu será embargar a obra, e prejudicar o proprietário do edifício. Sim, um grande acto de civismo e cidadania. Bravo!

Calculo também que quem originou a denúncia não tem qualquer noção do que é pedir uma licença para obras à câmara, esperar e desesperar por um parecer dos burocratas que nos governam, pagar impostos camarários etc. Aliás, nem devem saber o que é pagar rendas. (leia-se que não entendo por rendas montantes inferiores a 10€ mensais)