28/11/2004

EuroMilhões (de contos) ACT

"Não sei ao certo quanto ganha o arquitecto Frank Gehry, mas ganha muito dinheiro. Não há ninguém a ganhar tanto. O projecto custará 25/30 milhões de contos"
Pedro Pinto, vice-presidente da CML referindo-se ao autor do plano de renovação do Parque Mayer, citado pela Visão 25/11/04.

O projecto do Parque Mayer, ou seja, os desenhos deste arquitecto para a construção do novo Parque Mayer, custarão mais que a construção do novo estádio da Luz, mais do que a construção de 8 túneis do Marquês, e acrescentarão em 25% o valor do passivo da CML.

Para que se entenda melhor o que está em causa, aqui deixo algumas notas relativamente ao trabalho deste aquitecto em Bilbao.

Bilbao é uma cidade periférica, vulgarmente associada a um banco, capital de uma região de Espanha, vulgarmente associada a uma corrente política independentista.

Lisboa é uma capital europeia com 900 anos de história.

O Guggenheim em Bilbao tem em 35.000m2 uma colecção de quadros espantosa, de interesse universal.

O Parque Mayer tem um programa cultural ultrapassado, com base num tipo de teatro fácil, brejeiro e de fraca qualidade, e está projectado para uma área de 19.000m2, que incluirá, restaurantes e escritórios.

A construção do Museu em Bilbao custou cerca de 150 milhões de dólares, o arquitecto foi escolhido por concurso, com entrega do projecto em 3 semanas (arquitectos concorrentes: Frank O. Gehry, Arata Isozaki e Coop Himmelblau). Cada arquitecto recebeu 10.000 de dólares.

O projecto do Parque Mayer foi adjudicado por convite, feito via deslocação aos EUA com a data de entrega do projecto não especificada. A CML, com a visita de Gehry, gastou 1 milhão de euros, com honras de Estado e sangria, e propõe-se gastar até mais 150 milhões de euros.

Quando perguntarem ao Vice-Presidente quanto custará a construção do projecto, que dirá ele?
…250 milhões contos, 300 milhões …

A minha pergunta para o Sr. Vice Presidente é a seguinte:
- Já que não sabe quanto é que Gehry vai ganhar com Lisboa, diga-nos quanto é que Lisboa vai ganhar com Gehry?

PP

2 comentários:

Anónimo disse...

"O projecto do Parque Mayer, ou seja, os desenhos deste arquitecto para a construção do novo Parque Mayer, custarão mais que a construção do novo estádio da Luz, mais do que a construção de 8 túneis do Marquês, e acrescentarão em 25% o valor do passivo da CML."

???.....mas será mesmo possível, tanto dinheiro só pl`o projecto?
Mas a conduta só mesmo à "portuguesinho boné na mao",
........por convite........!? enbanjar dinheiro dessa maneira, num pais onde a pobreza é uma realidade para muitos. Digam-me lá pois ando por "fora" .......quais sao os autores responsáveis pl`a vergonhosa ideia?

JA

CIDADANIA LX disse...

Somos todos nós que temos sempre o que merecemos. E daí não fugimos...
PF