01/11/2007

Ontem à tarde, na ESTRADA DE BENFICA


Há gente civilizada por todo o lado. Gente que se preocupa com o ambiente, com os outros, com a sua cidade. Os tipos da Câmara é que são uns bandidos, nunca limpam nada. Bolas, que são demais! Grandes porcos!

29 comentários:

Anónimo disse...

Coincidência... na Rua Edison - Junta Freguesia S. João de Deus - também vive alguém com o hábito de colocar todo otipo de lixo assim, ao redor de uma árvore. Apesar dos avisos em papel (em cima dos sacos e tralha) dos moradores esse alguém continua a "enfeitar" a "sua" árvore e a "sua" rua.

Sem mais comentários.

Unknown disse...

interessante.. onde será que se pode depositar lixo quando os caixotes estão a 1km de casa, e os poucos já cheios? Devem querer que as pessoas o engulam.

Os poucos caixotes devem dar para meter as embalagens de pasta dentífrica do bairro. pouco mais.

uma modalidade interessante que encontrei no bairro alto: caixotes de lixo fechados à chave. bravo! a culpa deve ser também das pessoas

Anónimo disse...

este comentário aqui de cima é irónico, não é, caro vasco?

Uff, pensei que estava a falr a sério e também ia culpar a câmara, o governo e o "eles" omnipresente (esse "eles" que é responsável por tudo o que de mau existe).

Ainda bem que também é daqueles que sabe que existe um serviço da câmara que recolhe o nosso lixo "maiorzito".
E que nos caixotes dos prédios até cabem pelo menos 5 pastas de dentes por apartamento (às vezes mais, veja lá).
E que é normal que por vezes se tenha de andar um pouco para depositar o lixo - mesmo sendo 100 m já é uma canseira, não é?

Anónimo disse...

não há duvida que as pessoas são porcas e é bom chama-las pelo nome.Que basta uma para estragar o trabalho de tanta gente. Mas, por exemplo, em Alfama, sitio de eleição do turismo, existem graves problemas de recolha de lixo para os quais gostaria de chamar a atenção da CML.
Lourenço

Filipe Melo Sousa disse...

Acho que o Vasco estava a falar bem a sério, tal como eu estou. É óbvio que os serviços da câmara são péssimos, tanto ao nível da recolha do lixo, como da disponibilidade de contentores.

A gestão da cidade está entregue aos bichos. Uma selva estaria muito mais bem organizada aliás. E com a vantagem de não nos cobrar uma alarvidade de impostos.

Anónimo disse...

A Selva é exactamente isto. O salve-se quem puder. Se os serviços da Câmara funcionam mal temos que o denunciar. Reclamar sempre. Se pagamos queremos ser bem servidos. Mas uma coisa não desculpa a outra. Poder-se-ia dizer que temos o que merecemos mas eu acho infeliz esta frase, pois muita gente - talvez a maioria não mereça o que tem. Nada justifica que se pegue no lixo e se atire com ele para a rua que é de todos. Pôr um saco de lixo ou atirar um bilhete do autocarro para a rua é exactamente a mesma coisa. Demonstra falta de civismo. A rua é de todos nós, os que nela vibem ou não, e não a podemos usar como se fosse a nossa lixeira.

Eu sinto que nem sempre os serviços de recolha de lixo funcionam bem mas devo ser um felizardo por viver num sítio onde na verdade não há falta de contentores. E todos os dias eu vejo sacos de lixo encostados a qualquer coisa, vejo pessoas com os contentores vazios chegarem perto e atirarem com o saco para o chão.
E se temos a ousadia de chamar a atenção somos insultados em altos berros como se tivessemos sido nós os prevaricadores.

Há cidades maiores que Lisboa sem contentores e não se vê um papel no chão.

Em Lisboa qualquer pessoa com o melhor dos ares acaba um maço de cigarros e atira para o chão o maço amachucado.

Experimentem olhar para o chão de uma entrada de metro onde alguém esteja a distribuir propaganda. O chão fica pejado de papéis. As pessoas aceitam para de imediato deitarem ao chão. E todas as estações têm vários cestos para lixo. De quem é a culpa é dos fulanos do metro que não vêm varrer o chão? Eu acho que também é dos fulanos do metro que não deviam permitir a entrega de folhetos publicitários nas suas instalações e deviam obrigar as pessoas a apanharem o lixo que deitam ao chão.

Na sua casa cada um faz o que quer, na rua não. Existem regras. E todos temos que as cumprir. Há pequenas coisas que nos definem.

Anónimo disse...

Oh Vasco, que desilusão... entaõ os responsáveis são os caixotes fechados a cadeado e os maus serviços da câmara?! Não estamos a falar de lixo maior - que a Câmara recolhe basta telefonar e no mesmo dia passam por pelo local - estamos sim a falar daquele lixo que se faz num casa, os sacos do lixo da cozinha, sabe do que falamos? Todos os prédios possuem um grande caixote, onde se colocam esses sacos do lixo, recolhidos todos os dias pela Câmara (excepto na noite de domingo para 2ª-feira).

Resumindo, quando vemos sacos de lixo ao redor de uma árvore, junto aos caixotes do lixo a menos de 1 metro de distância, isso acontece porquê?!

Pense lá bem.

Anónimo disse...

Se calhar mandaram os sacos de lixo para a árvore porque os contentores estavam cheios não?? Nem vejo na foto contentores alguns.

eu nem me vou dar ao trabalho de andar 500 m para depositar o meu lixo quando a rua sempre será o que é sem contentores. quando a câmara começar a mostrar que gasta algum dinheiro a limpar a rua e arranjar os passeios em vez de esbanjar verbas com assessores e associações culturais dos amigos, talvez repense. até lá, o resto da cidade que ature o resultado da gestão que elegeu.

Anónimo disse...

O senhor anónimo é um herói. Que coragem de vir aqui vomitar esse discurso de verdadeiro cidadão. Eu, se estivesse na minha mão, entregava a chave da cidade ao senhor anónimo em nome de todos os anónimos que pensam e actuam como o senhor.
Parabéns pela sua coragem, SR. ANÓNIMO. Como diria o Américo Tomaz " É de homens como o senhor que o país precisa".

Filipe Melo Sousa disse...

Ó vm, para além do anónimo aqui, eu também posso vomitar um discurso semelhante. Eu amanhã deixo o lixo na rua. Na 5ª deixo o lixo na rua, e na 6ª deixo o lixo na rua, e acabou. Acabou a conversa. E se todos os moradores fizerem assim, a câmara toma logo outra atitude.

Ah, o meu nome: Filipe Sousa. Filipe Melo Sousa. É o meu nome. Eu dou a cara!

Anónimo disse...

Eu sou uma senhora muito idosa que mora em Alfama. Quem me despeja o lixo é a minha sobrinha. Mas não sei onde ela o vai despejar, porque não existem caixotes na minha rua, e os poucos que há estão sempre cheios. Mas os senhores da câmara são tudo uma bandidagem, sabem? Mas é tudo, está tudo ruim. Eu sei lá se é o sr carmona ou o costa. Não sei. Continua a não haver caixotes. E depois eles vêm, e multem a gente e depois oprimem-nos. E estes senhores que escrevem nos blogues de certeza que é a mulher ou a empregada deles que despeja o lixo para eles, e na rua sem eles saberem.

Anónimo disse...

Boa Tarde Senhores Esclarecidos do Cidadania Lisboa!

Esta questão parece-me bastante interessante... Sobretudo porque os "Senhores Esclarecidos" têm uma noção um pouco distante da realidade e do quotidiano dos milhares de habitantes da cidade da qual os senhores falam tanto e tecem vários juízos de valor...

Proponho que vejam estas duas imagens, ao clicar nos links:


1. Os contentores de Lisboa:
http://www.logismarket.pt/ip/allibert-contentores-sa-contentor-de-lixo-173749.jpg

2. Contentores diferentes:

http://www.w-weber.com/images/details4rad/1100-lsd.jpg

A diferença é óbvia: a dimensão de cada contentor. Percebe-se então porque surgem situações como estas.
Porque em Lisboa não se vê contentores destes (link 2),pois não?!

Opta-se pelos simpáticos "mini"
contentores (link 1) que servem exactamente para nada, especialmente quando só há um por rua. Qual é a lógica? Pretende-se poupar o quê?

Além da quantidade e da distribuição dos "mini" contentores é também muito engraçado a localização dos mesmos. É tão bom encontrar os queridos contentores a ocupar todo um passeio, nomeadamente quando impossibilita manter-me nele, tendo que ir pela estrada... (Mas que bom isto!)

Quanto ao anonimato, não vejo mal nenhum. O que interessa não é o individuo é a opinião que representa esse individuo.

vasco3148.cs@gmail.com

Anónimo disse...

Pronto, pronto, acabou a conversa. Claro que sim. A rua é nossa podemos usá-la como quisermos, bem ou mal. Eu por acaso vivo num sítio, como já disse, cheio de sítios para recolha de lixo e há lixo espalhado em cada canto. A 20 metros da árvore da fotografia estão sítios para recolha de lixo.
Mas claro que sim senhores: a rua é nossa, pois claro! Ala mal caia a noite tudo a atirar para a rua o entulho todo. e agora digo eu: acabou a conversa ( a minha, claro. Que eu não mando nem quero mandar nos outros)

Anónimo disse...

Pois é. Ninguém diga desta água não beberei. Eu disse que não voltava e voltei. É que enquanto escrevia o comentário anterior recebi as notícias do PORTAL DO CIDADÃO onde diz precisamente "o que deve fazer ao lixo doméstico" e achei por bem vir aqui despejar o sítio pois pode haver alguém interessado em dar uma vista de olhos http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/noticias/11_2007/NEWS_novo+dossier+_o+que+fazer+ao+lixo+domestico+_.htm.

desculpem-me a minha falta de palavra. todos temos as nossas frquezas.

Anónimo disse...

http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/noticias/11_2007/NEWS_novo+dossier+_o+que+fazer+ao+lixo+domestico+_.htm

Ricardo Esteves Correia disse...

caro vasco trappola e outros apoiantes do lixo distribuído pelos passeios,

posso estar enganado, mas pela minha experiência de viver em quatro bairros diferentes de lisboa, cada prédio tinha um contentor, que sempre foi suficiente para o lixo dos inquilinos.

E em cada rua em que morei existiu, apesar disso, alguém que decidia encontrar um canto para colocar lá os seus sacos.

Por vezes, eram televisões, frigoríficos e afins ... apesar de existir um serviço da câmara (GRATUITO).

A recolha de lixo não é das melhores, não. Mas não fica melhor se todos decidirem espalhar os conteúdos do seu balde de lixo pela rua.

Filipe Melo Sousa disse...

Acho que os nossos amigos iluminados (incluindo o vm) têm pouco discernimento. O que se vê na foto é um monte de lixo variado, leia-se doméstico. O que não entenderam aqui neste forum é que estão a sancionar as pessoas erradas. A gestão da cidade não é desempenhada por uma cooperativa de moradores, mas sim por um orgão eleito que se encontra à frente de várias empresas municipais.

Note-se como o sistema montado não incentiva nada à boa prática. Se eu não tenho incentivo nenhum em ir colocar o lixo ao contentor, se tenho a rua permanentemente suja, porque iria eu individualmente ter um trabalho para o qual não tenho nunca o benefício? Nunca vou ter uma rua limpa, devido à incompetência da câmara. O meu esforço pouca diferença faz numa rua imunda. Faria diferença se a rua fosse habitualmente limpa. A partir de certo nível de imundice, a agravante marginal de um saco de lixo tende para zero. É um esforço inglório que eu teria. Logo, recuso sacrificar-me em nome de uma comunidade que não me beneficia. Não vou ter o esforço para não ter o proveito. É a única atitude racional e inteligente de maximizar o meu proveito. Simples.

Anónimo disse...

"Se eu não tenho incentivo nenhum em ir colocar o lixo ao contentor, se tenho a rua permanentemente suja, porque iria eu individualmente ter um trabalho para o qual não tenho nunca o benefício?"

Bem....falta pouco para acabar o ano, mas creio que dificilmente o Sr. FMS não ganhará os prémios "Incoerência 2007" ou "Leiam e adivinhem se sou português".

JA


JA

Anónimo disse...

A conclusão que se tira de tudo isto é que os portugueses são mesmo uns porcos. Como é que alguém , seja qual for a razão, pode achar que se pode atirar o lixo para a rua? É próprio de bestas e não de pessoas civilizadas. Estamos longe da civilização. Vê-se por estes pequenos gestos. Somos atrasados e estaremos por muitos anos.

Filipe Melo Sousa disse...

Vou explicar outra vez como se tivessem 6 anos: conhecem o jogo da cadeira? Existem 10 cadeiras, e 20 pessoas para sentar. Quando para a música, 10 pessoas sentam-se. Os 10 que não encontraram cadeiras, são de acordo com o vosso código de moral umas bestas pouco civilizadas. E a culpa NÃO É de quem não colocou cadeiras suficientes.

Este blog é de se rir à gargalhada.

Anónimo disse...

o sr filipe melo sousa enganou-se. Em vez de 'tivessem' devia querer ter escrito 'eu tivesse'. E no fim dizia que sabia menos que um miudo de dez anos. A sua história dá mesmo vontade de rir. eheheheheheheheheh

Anónimo disse...

Aos Anónimos da nossa urbe:

Para quê tanta discussão? Não há facto ou argumento que vos faça ganhar clareza de raciocínio suficiente, pelo que proponho uma solução de compromisso:

criem uma petição, útil como todas as outras que por aqui andam, a pedir mais caixotes do lixo. Mas CONTENTORES. Não mini-caixotinhos. Porque nem toda a gente viva na Porcalhota e em Chelas. Há gente no centro, a precisar de mais que Ecopontos. Que são tão ou mais porcos que o resto.

Obrigadinho

aeloy disse...

Apesar de tudo a discussão ainda consegue aguentar-se ao nível básico, embora deva referir que sugiro a colocação de moderação prévia...
1- Os serviços de limpeza da CML estão ao nível dos melhores e fomos pioneiros nalguns sectores de recolha e remoção ainda no mandato de Krus Abecassis.
2- Existem problemas que tem sobretudo a ver com falta de civismo e comodismo dos cidadãos e mesmo ordinarice ( hoje no meu prédio atiraram pratos e roupa pela janela).
3- Existem também problemas de $ e de desenvolvimento de políticas de recuperação e mesmo no que toca a horários e funcionalidades.
4- Lixinho ( com x e tudo!) por todo o lado e caca de cão e de comer aos ratos do ar(pombos) é que é convosco..,
Cidadãos....
António Eloy
www.signos.blogspot.com , sem comentários...

Anónimo disse...

Se a memória me não falha foi no tempo de Aquilino Ribeiro Machado que foram introduzidos os contentores para recolha de lixo assim como os carros/aspiradores para limpeza de ruas.

Anónimo disse...

Pois é. Os serviços de limpeza estão ao nível dos melhores, e eu acredito, mas os cidadãos estão ao nível do pior. Assim é alimentar burros a pão-de-ló (com as devidas desculpas a quem sirva ou não a carapuça)
Todos acham que têm direitos, mas deveres só têm os outros.

Anónimo disse...

Isso é a bagagem de algum que foi à terra e não não conseguiu levar tudo pela escada acima duma só vez. Azar que lhe roubaram a fruta do cesto. Quando chegar vai comprar ao lugar mais próximo
Afonso Simões

Anónimo disse...

A selva ?! A selva é um paraíso de organização que os humanos estão a anos luz de entenderem, quanto mais de copiarem! E então com menininhos a dizerem barbaridades reveladoras da sua esplêndida educação de bairro de lata...fica proibido comparar Lisboa a uma selva, está bem? Eu,se fosse fada, transformava-os em formiguinhas e de certeza que me rebolava a rir

Anónimo disse...

Há por aqui civismo até dizer chega. Muito bem. Continuem a deitar toda a porcaria na rua e um dia verão que estão atolhados até aos cabelos. Porcos é que são. Não há outro nome.
Amilcar sousa

Anónimo disse...

Há que chamar os bois pelos nomes nesta situação. As pessoas são porcas. Em linguagem menos ofensiva, digamos assim, são pessoas pouco educadas, com falta de civismo, que não sabem o que é viver em sociedade. É incrível que há pessoas que arranjam a desculpa dos contentores serem pequenos. Enfim, é por isto que o nosso país está como está. É denunciando estes casos que iremos ajudar a que Lisboa seja uma cidade limpa.