08/04/2013

Câmara de Lisboa vendeu 24 edifícios devolutos por três milhões de euros


In Público Online/LUSA (8/4/2013)

«A Câmara de Lisboa conseguiu arrecadar cerca de três milhões de euros com a venda de 24 edifícios devolutos, através do programa “Reabilita Primeiro, Paga Depois”, revelou nesta segunda-feira o presidente da autarquia, António Costa.

Na primeira hasta pública do programa, na última sexta-feira, estiveram presentes 70 interessados. Os 24 edifícios foram licitados em média 27 vezes, e a câmara conseguiu arrecadar cerca de três milhões de euros, “1,3 milhões acima do valor base de licitação”, disse o autarca socialista.

Uma vez que o “Reabilita Primeiro Paga Depois” permite a compra do edifício, atrasando o momento do seu pagamento para depois da conclusão das obras de reabilitação, num prazo máximo de três anos, a autarquia recebeu, de momento, um milhão de euros, referente aos proprietários que conseguiram apresentar pronto pagamento.

António Costa indicou que este montante de um milhão vai ser “alocado integralmente à reabilitação de património municipal que precisa de ser reabilitado”.

[...] No âmbito do “Reabilita Primeiro, Paga Depois”, a autarquia vai licitar brevemente “três edifícios de maior dimensão” e, em Junho, mais 20 [...] Os prédios devolutos estão disponíveis na página de Internet da câmara, na qual é possível conhecer também o pedido de informação prévia do edifício, ou seja, as alterações que podem ser realizadas e as funções que podem ser atribuídas»

...

Parabéns à CML. É um pequeno passo mas é um passo que indicia um bom caminho, assim o sucesso continue com os prédios maiores, nas zonas mais apetecíveis, etc.

Só uma dúvida: se o programa exige (?) que se reabilite antes de pagar, como garante a CML que quem pagou sem reabilitar antes venha a reabilitar de facto e não (espero que não) colocar logo à venda aquilo que comprou e sem reabilitar, tendo-o comprado por X e vendendo-o por Y? Cuidado ;-)

1 comentário:

Anónimo disse...

Não estou a perceber: "Reabilita Primeiro Paga Depois", e já arrecadou cerca de 3 milhões de euros? Então pagaram logo ou pagam depois? Isto cheira a esturro e ainda acaba mal.