24/11/2014

Intervenção destrutiva nas árvores da Rua de Santa Justa


Exmo. Sr. Presidente da CML,
Dr. António Costa
Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior,

Dr. Miguel Coelho


C.c. AML

Vimos protestar pela recente intervenção destrutiva nas árvores da Rua de Santa Justa, que vai ilustrada nas imagens que anexamos.

Gostaríamos de ser informados do seguinte:

- Qual o motivo que levou ao corte de vários ramos nas copas bem formadas destas árvores?
- Foi afixado no local algum aviso/informação prévia com esclarecimento e contacto da Junta de Freguesia?
- Quem assumiu a direcção do corte de ramagens em 4 das 6 tílias existentes no sector inicial da Rua de Santa Justa? Foi um técnico da especialidade? Engenheiro Agrónomo, Arboricultor?
Pela forma como as árvores foram deixadas, é bastante claro que não houve um profissional da especialidade a orientar a intervenção.

É profundamente lamentável assistir-se a este tipo de tratamento desqualificado de bens públicos como são as árvores de alinhamento, para mais numa Freguesia como a de Santa Maria Maior e em especial na Baixa, onde as árvores são raras e portanto merecem os maiores cuidados de todos nós.

Na área dos espaços verdes e/ou em temos de árvores de alinhamento, temos assistido nos últimos meses verdadeiros actos arboricídios em várias freguesias da capital (Marvila, Alvalade, etc).

Face aos factos, perguntamos:

Por que razão se fez avançar a transferência de competências CML-Freguesias sem a acompanhar da transferência de recursos humanos (profissionais habilitados) para estas últimas poderem decidir com responsabilidade sem destruir ou danificar o património público? Para quando serão transferidas para as Juntas de Freguesia os técnicos com saber, para intervir no arvoredo da nossa cidade?

Com os melhores cumprimentos

Fernando Jorge, Luís Marques da Silva, Pedro Fonseca, António Araújo, Rui Martins, Júlio Amorim, Virgílio Marques, João Pinto Soares, Nuno Caiado, Miguel de Sepúlveda Velloso e Inês Beleza Barreiros

2 comentários:

Anónimo disse...

lá continuamos nós com os doutores e com as excelências... assim não vamos lá e temos de esperar mais uma geração pelos vistos...

que tal:

Sr. Presidente Fulano Sicrano?

if it works for Mr. President Obama why doesn't it work here?

Julio Amorim disse...

Tem toda a razão anónimo das 11:29 !!

http://cidadanialx.blogspot.se/2014/07/afinal-estamos-chegar-ao-sec-xxi.html