28/11/2018

O Plano de(ao) Pormenor de Reabilitação Urbana da Madragoa em 3 fotos


Isto é, o bê-á-bá da reabilitação urbana à la vereador Manuel Salgado.

Fotos de Bruno Ribeiro Tavares e Eco Economia

3 comentários:

Anónimo disse...

À direita, para a Rua das Janelas Verdes, um pastiche horrendo. Na Travessa de Dom Brás, em frente, outro condomínio que parece de plástico, enfiado nas traseiras de um edifício todo demolido à excepção da fachada. Agora um Hilton desse poço de sensibilidade que é o arquitecto Saraiva. Ao menos ficam todos bem uns para os outros, assegura-se uma certa unidade espiritual. E o bom povo pode sair do Museu de Arte Antiga e dar logo de trombas com o melhor da arquitectura nacional e com o nosso grande amor pelo "património". Aliás, a rua fornece um bom catálogo de exemplos, que certamente o futuro enriquecerá: estão, entre outros, devolutos e aguardando primorosa "reabilitação" os dois belos edifícios que ladeiam o Largo das Janelas Verdes e o palacete do antigo convento de São Francisco de Paula.

Já agora, o fórum sabe o que andam a fazer no Palacete Falcarreira (Rua do Salitre)? Já percebi que vai ganhar uma linda cobertura e garagem. O jardim das traseiras do palacete já deu lugar a um mono há anos, não sei se agora não vai marchar boa parte dos interiores.

Anónimo disse...

Existe atualmente gestão urbanística em Lisboa?
Mais parece vigorar a destruição urbanística em Lisboa, em pleno.

Anónimo disse...

O objectivo aqui é dizer mal por dizer, parte-se do principio sempre que quando se está a reabilitar se está a demolir ou a destruir património.
Ainda não percebi o que querem que se faça aos carros aqui no forum?
A legislação obriga a ter estacionamento ou a pagar taxas altissimas se não tiver. Quanto a coberturas novas em Zinco, desde que sejam bem feitas e respeitem o património só tem vantagens. As exigencias termicas para os edificios hoje em dia são outras e por isso a tradicional cobertura em telha levanta imensos problemas. Mais, na generalidade das intervenções bem feitas a telha mantêm-se. Falam também do problema da falta de habitação no centro da cidade, como querem que as pessoas vão viver para o centro se não existe reabilitação que garanta o minimo da habitabilidade para as pessoas que para lá vão morar?