20/05/2008

Carris vai investir dez milhões de euros em quatro dezenas de novos autocarros

In Público (20/5/2008)


«A Carris vai comprar 40 novos autocarros no valor de dez milhões de euros, que iniciam o transporte de passageiros em Setembro, anunciou o presidente da transportadora, que recebeu ontem a certificação ambiental.
Durante a cerimónia que decorreu na sede da Carris, em Linda-a-Velha, Oeiras, a empresa assinou o contrato de fornecimento de "mais 40 autocarros, sendo 20 de tipologia média e os restantes autocarros articulados", de maior dimensão, afirmou o presidente da empresa, José Silva Rodrigues.
O investimento da "Carris não vai ficar por aqui", anunciou o presidente da transportadora rodoviária de Lisboa, adiantando que até ao final deste mês a Carris "vai lançar mais um concurso para outros 40 autocarros de transporte de passageiros". A aquisição destes equipamentos vai permitir à Carris "a redução significativa do impacto energético e ambiental", bem como a diminuição da idade média da frota para pouco mais que seis anos, disse a secretária de Estado dos Transportes e Comunicações, Ana Paula Vitorino. As viaturas ontem contratadas já "cumprem a norma Euro 5, só obrigatória em 2009", o que se traduz numa redução de gases poluentes, disse a governante.
A secretária de Estado dos Transportes manifestou o seu "orgulho e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na Carris", com o aumento de passageiros transportados, com os resultados apresentados em termos ambientais, poupança energética e crescimento económico da empresa.
Ana Paula Vitorino escusou-se a falar sobre a proposta de aumento em seis por cento do custo dos transportes para os utentes, pelas operadores de transportes, argumentando que o Governo está "atento e preocupado com a situação". Lusa
Secretária de Estado reforçou que a aquisição das novas viaturas vai "melhorar o impacte ambiental" »

Trata-se de uma boa notícia. Que tal começar a substituir os autocarros que fazem as carreiras entre o Marquês e o Terreiro do Paço, e que diariamente poluem, de forma infernal, a Rua do Ouro, a Rua da Prata, a Rua dos Fanqueiros, etc., etc.

1 comentário:

Anónimo disse...

A mensagem aqui veículada é a de que para poupar energia temos de "pagar mais",com novos autocarros" ou novas "lâmpadas" para poupar energia eléctrica,mas que são "mais caras" (etc,etc).
É absolutamente ao contrário!
Na Europa quem poupa mais ,paga menos!!
Aqui a socratina mensagem é:se queres poupar energia, "és porreiro-pá", mas tens de pagar ...
É absolutamente surrealista!
Aonde estão os benefícios de quem quer poupar?
Já viram quanto custa uma lâmpada de filamento clássico(cerca de 1 €)
e de uma economizadora(de 6 a 20 €)?...


20-5-08 Lobo Villa