19/05/2008

Câmara de Lisboa quer criar Museu de África

In Público (19/5/2008)

«O vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, quer que seja criado um Museu de África em Lisboa, a exemplo do que representa o recém-criado Museu do Oriente, razão pela qual vai propor à autarquia o apoio para o projecto.
"As suas gentes [de África], tradições e culturas são uma realidade que fazem parte integrante da própria identidade lisboeta e por isso toda a cultura africana deverá ser homenageada pela capital", escreve o vereador, em comunicado divulgado ontem, Dia Internacional dos Museus.
José Sá Fernandes explica que a ideia de criar um museu destinado à cultura africana surgiu após ter visitado o Museu Nacional de Arte Antiga, que sofreu obras de beneficiação, e o recém-inaugurado Museu do Oriente, ambos em Lisboa.
Reconhecendo a "elevada qualidade e importância" do novo espaço cultural do Museu do Oriente, o vereador do Ambiente e Espaços Verdes defende que a capital portuguesa deverá também destinar um espaço próprio para albergar os vários elementos culturais que caracterizam o continente africano.
"Toda a cultura africana deverá ser homenageada pela capital, através da criação de um espaço próprio, que possa ser visitado por todos, onde estarão representados todos os seus elementos", acrescenta Sá Fernandes.
O vereador adianta julgar que este novo espaço poderá ser também um "bom contributo" para tornar Lisboa uma cidade onde a multiculturalidade seja cada vez mais uma realidade. Lusa »

1 comentário:

Anónimo disse...

Já agora, dado que Lisboa daqui a uns anos não existirá, que seja criado nos arrabaldes.