26/05/2008

Pala do Café Império ao ar?

Não contentes com a versão pimba em que transformaram o antigo Café Império (em parte mea culpa, ao pugnar pela defesa do bife e do espaço de referência lisboeta), que passou pela inteira destruição do mobiliário da sala da cave (foto no canto superior direito), pela redecoração do espaço com look de 'cabaré da coxa' (ver foto à esquerda), eis que na pala desenhada por Cassiano, não contentes com a alteração do letering, vêm agora os exploradores do novel espaço propor a colocação de uma grelha por cima da pala, a fim de ocultar as caixas de aparelhagem de ar-condicionado. Uma aberração completa, que ainda inclui a transformação da actual pala numa miríade de luzinhas fruticolor: «colocação de uma grelha metálica para ocultar os equipamentos de ar condicionado e na colocação de painéis luminosos, informatizados, de tecnologia LED.» (sic)


A curiosidade reside no 'sim' do IGESPAR, entidade que tem por missão garantir a preservação dos bens por si classificados, como é o caso do Império (cinema e café), classificado que está como Imóvel de Interesse Público. Primeiro diz não e depois diz sim, já que, segundo ele, a colocação da grelha enquadra-se no mais fino traço da criação de Cassiano, que é o que quer dizer: «a mesma segue uma linguagem compatível com a arquitectura do imóvel». Depois disto, que pode a CML fazer? Tudo, dizem alguns, poucos. Nada a não ser seguir-lhe as pegadas, dizem os outros. Vai a votação na próxima 4ªF.

21 comentários:

FJorge disse...

Eu vi o mobiliário original dentro de um contentor de entulhos à porta do café. Na altura escrevi ao IPPAR, que respondeu a agradecer o alerta. Mas agora confirmo o que sempre suspeitei: de nada valeu o alerta. Quanto ao novo "mobiliário"... é mesmo o retrato perfeito de Lisboa e dos lisboetas.

Anónimo disse...

O próximo passo será a transformação em mais um McDonalds ou qualquer coisa do género.
Temos que nos resignar á cultura das novas gerações - a cultura centro comercial, tv, carro, nouvelle-pimba....

Anónimo disse...

Parabenizo a coragem e a determinação de trazer de volta o Café Império...Sendo viúvo tenha pena de minha falecida esposa não possa reviver comigo os momentos que aí passei como estudante do Têcnico e os tempos de namoro da década de 60 ...O Império de hoje ainda está mais glamouroso!
A sua notícia é tendenciosa e fora de contexto. O lado Pimba e a alusão de " Cabaret de coxa " deve ser por tê-la escrita ás 4h10 da madrugada e concerteza os seus pensamentos deveriam estar por outras navegações que não a de um cidadão exemplar. È por escritas como a sua que a nossa Lisboa está como está e Castiga os verdadeiros empreendedores que fazem coisas pela Cidade e pelo País...

Anónimo disse...

Não poderia estar mais de acordo.
Precisamos de empreendedores e não dos pseudo intelectuais ou burgueses parasitas que nada fazem pelo próximo e muito menos pela cidade.

Anónimo disse...

Parabéns Lisboa por ter de volta o Império!
Coragem, não valorizem as notícias tendenciosas e mentirosas, fiquei contente por observar que ainda tem pessoas atentas aos factos e não se diexam levar pela notícia falsa.

Anónimo disse...

Tive a curiosidade de pesquisar neste respeit�vel blogue eventuais artigos escritos pelo autor deste lament�vel artigo a respeito do Imp�rio e qu�o forte n�o foi a surpresa minha ao constatar que este senhor assina com a sigla PF - Paulo Ferrero- todos os artigos que desmoralizam o Caf� Imp�rio.
� caso para dizer que a� existe algo?

Paulo Ferrero disse...

Aos anónimos que se congratulam por 'ter de volta' o Café Império, lembro que ele nunca foi embora, apenas esteve no limbo. Recordo também que uma coisa é o antes e outra o depois. Recordo, ainda, que o edifício do Cinema Império é um todo, é Imóvel de Interesse Público, e que, portanto, deve ser respeitado todo o seu exterior e interior.

É certo que o antigo IPPAR e a CML já permitiram uma série de atentados ao edifício, ao deixarem que a seita que o comprou vendesse a seu bel-prazer a esfera armilar da cobertura; destruisse a sala do antigo Cinema Estúdio; construisse um anexo ilegal na cobertura; desvirtuasse completamente a decoração do interior da sala principal do cinema; introduzisse portas de alumínio. Tudo isso é fado de Lisboa, é certo, mas tudo isso foi feito há já alguns anos.
No café, porém, nada tinha sido até estas obras recentes. Sempre pensei que as coisas fossem diferentes em relação ao café, porque sempre pensei que as pessoas tivessem mudado um pouco. Foi por isso que fui dos primeiros a lutar para que a CML não permitisse a mudança de ramo ao café, já que a seita queria transformá-lo em estúdio de gravações, e que o espaço não merecia essa transformação porque era um belíssimo espaço, não só a decoração das paredes e a configuração da sala, mas também o mobiliário. Também me parecia que o 'bife à Império' era uma instituição lisboeta, um dos poucos bifes que respeitava a receita original, apesar de ultimamente em más condições (basta ler na Net as queixas que por lá andavam) , diga-se em abono da verdade. E por isso lancei uma petição e tudo fiz para a que CML assegurasse a não mudança de ramo, e a preservação do bife na futura exploração, que foi conseguido, graças ao apoio de muitos, e na CML, diga-se, por iniciativa do PCP (tb preocupado com o futuro dos empregados que iriam ser todos despedidos). O pior foi o resto:

O novo explorador, por certo bem intencionado mas mal aconselhado, resolveu despejar o mobiliário original do café, sobretudo o valioso recheio da sala inferior, e redecorar o piso superior seguindo uma gosto, que acho completamente oposto à sobriedade e à traça do espaço. Também se cobriu as paredes da sala do piso inferior, colocaram-se televisores, enfim, the usual stuff.

A machadada final é agora a colocação de uma grelha por cima da pala da entrada, supostamente por causa dos aparelhos de ar-condicionado. Parece que o senhorio não deixa que os novos locatários utilizem a canalização do edifício do Cinema, e coloque a aparelhagem na cobertura. Ora, o que é preciso fazer é fazer com que o senhorio ceda, e não que se adultere a pala desenhada por Cassiano Branco (onde já tinham subsituído o 'lettering' inicial por um 'modernaço'). Acho isso mal; será 'tendencioso' mas não é mentiroso.

Agradeço ao anónimo seguinte o epíteto de 'burguês parasita' e 'pseudo-intelectual'. Já me chamaram coisas piores.

Quanto ao último anónimo, não acho que 'desmoralize' o Café Império. Só lá vai quem quer. Eu? Não, certamente.

Por fim, era bom que o(s) anónimo(s) assinass(em) os comentários. Volte(m) sempre!

Anónimo disse...

Relmente é bom que o senhor não vá ao Café império, porque eu costumo ir lá com toda a minha familia, e pessoas como você no café, iria causar muito mau ambiente.... Pessoas revoltadas.... que não sabem apreciar o que há de bom nesta cidade, que poucas coisas boas já nos restam!....E acho de louvar o que fizeram no novo café império, mantiveram o antigo, e deram um grande toque de modernidade, tanto que meus filhos hoje, adoram ir jantar no café império!.... Agora só espero que se mantenha assim!!!... PAra o senhor apreciar o novo café império, teria de vÊ-lo na mais pura degradaçao, como estava!.....

Anónimo disse...

Boa tarde...
Não posso deixar de "comentar" este "artigo" de pré-manifesto rídiculo com que me deparei...
Sempre fui cliente do Império há mais de 25 anos, e não me recordo, mais recentemente antes da reentre, do seu mobiliário fantástico que tinha no piso de baixo...
recordo-me apenas
de ver mesas e cadeiras de "esplanadas" oferecidas pelos fornecedores de cafes bebidas etc...de resto também tinha umas mesas em mármore a maioria partidas e cadeiras também elas a precisar de reforma...
Quanto a todo o património de valor continua todo lá... o mural, as peças cerâmicas, o estilo arquitectónico...
Mas se quisermos ser conservadores e ter a sua atitude, então teríamos ainda hoje em dia de comer sem talheres, no chao, ... A evolução é contínua e é mau se assim não for... Para pessoas com esse seu saudosismo acontece o que aconteceu ao nosso pequeno país, fica inevitavelmente para trás, isolado de tudo, mas acima de tudo com todo o orgulho de TERMOS sido os DESCOBRIDORES... è caso para dizer "...óh tempo volta para trás..."
Por fim os meus parabéns ao revitalizado Café Império que me continua a dar o meu (esse sim, eternamente saudoso) bife com que eu, a minha mulher, os meus filhos e os meus netos nos delicíamos todos os fins de semana...

Anónimo disse...

Me associo aos comentários acima e reprovo veementemente o artigo, a respeito do Império. O autor tem feito alguns trabalhos de nível em prol da Cidade ! mas neste pecou pela injustiça e pelo exagero.

Anónimo disse...

Regressei de Londres e a convite de minha filha e estive no Café Império no passado dia 13, num jantar de família e, confesso que Lisboa está de parabéns por ter um sítio maravilhoso como este.
Cheguei a este blog por acaso e qual não foi o meu espanto de ler um artigo absurdo destes e a exemplo dos já muito comentários que repugnam o Espírito medíocre do artigo deste SR ?! me congratulo por ver que os Lisboetas já não toleram passivamente as notícia inconsequentes e muito menos homens que fazem da liberdade uma janela demagógica de um escrever proibitivo cuja narrativa nada acrescenta de bom para o indivíduo e para a cidade.
Este Sr. Deveria ir a Londres e perceber como funciona a Cidade, o seu comércio tradicional e os encantos das sua luzes que tranversalmente com o antigo dão vida e alegria e também riqueza.
Intervenções com a deste sr. fazem que a nossa Lisboa não tenha alegria de recuperar os nossos belos prédios que estão a sucumbir á crise de valores. Ao contrário, cada vez mais centros comerciais e cada vez menos o comércio de família.
Pare! Vá a Londres e Reflita

Anónimo disse...

Li, algures, nos comentários acima que os artigos escritos e assinados por Paulo Ferrero a respeito do histórico Café Império eram todos a derrubar e depreciar a obra de restauro.
Como leitora assídua do Cidadania LX e até simpatizante de muitas matérias ali desenvolvidas foi com estranheza que constatei que alguém do gabarito desse autor ( de grande parte dos artigos do Blog )pudesse evidenciar ser um agente publicitáro ao serviço do Maldizer e quem sabe de outros interesses ao ponto de ser injusto para as pessoas de bem que ressustiram o Império da degradação!
A exemplo de muitas pessoas que se manifestaram eu agradeço a coragem de quem tomou o Império para renová-lo assim como dou, em conjunto com meus filhos e netos, os mais sinceros parabén a Lisboa por trazer de volta o Café Império.

Anónimo disse...

Indubitavelmente vejo-me na obrigação de concordar com quase todos os comentários acima; pois, nota-se da parte do autor uma vibração negativa e tendenciosa contra a devolução á cidade do encantador Café Império!

Anónimo disse...

De forma casual visualizei uma série de comentários a respeito de uma matéria a respeito do Café Império cujas mensagens, na essência, valorizam merecidamente a audácia da família que ali tudo investiu para trazer de volta o Império. Estou plenamente de acordo com os comentários e abomino veementemente a ideia distorcida e prejurativa que o Autor, Paulo Ferrero, tenta passar aos leitores a respeito da heróica recuperação do Império.
Paradoxalmente, esta matéria sai do estilo que muitas vezes até cheguei a apreciar neste senhor mas como frequento o Império e conheço a família que o explora coloque, a partir de agora, em causa a insenção deste autor a respeito desta matéria. Estarei, daqui por diante, muito mais atenta a este Blog...
Gostei de constatar, a exemplo de mim que muitas pessoas se manifestaram contra este artigo! é óptimo sabermos que as notícias falsas devem ser repudiadas e repostas na sua verdade.

Anónimo disse...

Fantástico, me parece excelente esta quantidade de pessoas que denunciam a perseguição deste senhor com relação ao Café Império ?

Anónimo disse...

Uns amigos franceses , espantados com a grandiosidade do Império e com o belos jantar que ali tivemos comentaram que um espaço como este nem em Paris é fácil encontrar.
Fico indignada como é que alguém que se diz defensor da cidade de Lisboa pode ser tão cruel para com um projecto de recuperação majestoso e fantástico para a nossa cidade, como o Café Império.
Parabéns Lisboa por ter um Café Império.

Anónimo disse...

Nabo, seria o termo adequado para o Paulo Ferrero; pois, não traduz no que escreve a obrigação de constatar o que de real acontece.
Lisboa, sendo Bela deveria ter na agenda a recuperação do património do degradado e são exemplos como o do Café Império que deveriam servir de incentivo aos governantes e aos particulares de devolverem á cidade todo o seu encanto nos Belos que são os nossos prédios, as nossas ruas, os nossos desenhos!
Nota-se que o Maldizente e inquisidor é limitado no conhecimento e, a exemplo dele, somos muitos os que assistimos ao encerramento dos negócios de família em prol dos centros comerciais; dito comércio moderno, sem nada fazermos . Assistindo apenas á desertificação do nosso centro quase que convidando a marginalidade a entrar na nossa cidade! Abaixo aos nabos que nada fazem pela cidade e, viva LISBOA!
Parabéns ao Café Império.

Anónimo disse...

Óptimo, Fátima Afonso ! estou em sintonia com a sua mensagem...
O antigo precisa ser restaurado e os crítcos deveriam ter mais rigor no objecto das suas críticas. Gostei do termo utilizado - NABO - Pois, ele retrata muito bem a safra excedentária que graça no nosso país e infelizmente é uma praga sem precedentes na nossa história.
Deixem Lisboa ficar bonita, sem a degradação dos edifícios e sem o incentivo ás crescentes catedrais do consumo que matam e crucificam o comércio tradiciona.
Talvez, o Café Império simbolize o " Sonho " de querendo Lisboa poderá voltar a ter o seu brilho de Volta.

Anónimo disse...

Ainda ontem assisti ao jogo do Benfica Porto no Café Império, foi perfeito : O jantar , O ambiente e a alegria do lugar era um ressuscitar do esplendor doutros tempos ( Minha família deixou de frequentar nos últimos anos por estar em profunda degradação) . Só foi pena o Benfica não ter Ganho. Quando regressei a casa comentei com meu avó da minha ida ao Império , pela 1ª vez desde que reabriu , e, aí meu avó me contou uma série de hisórias da sua infância e juventude que ali passou . Surpreso, pelos comentários já organizou uma ida para a próxima semana , com toda a família ao Café Império.
Hoje, na net cliquei a palavra Império e me deparei com um artigo que só li porque tinha 17 comentários e porque estava curioso para saber que a minha boa surpresa de ontem era igualmente partilhada também por outras pessoas? e, devo dizer que fiquei contente por ver uma espécie de coro em prol do ressuscitar do Café Império e de luta contra os Nabos deste nosso país, como diz um dos comentários acima.
Espetacular !

Anónimo disse...

Bem haja o regresso em grande do Café Império de que tantos meus avós falavam...Ontem , fizemos o jantar de Natal, e, simplesmente foi Fantástico .O ambiente de requinte e de muita classe estimula a nossa imaginação para sítios de grande projecção mundial como por exemplo, o Luís XV , situado no Mônaco. O Império, apresenta uma ementa de grande classe e o serviço muito me surpreendeu - excelente. É bom ver que existem portuguese que sabem fazer coisas giras e de valia histórica.
A título de desabafo: - Manadaria os portugueses, como o autor da notícia de que tudo é PIMBA no actual Café Império, que fossem responsáveis nas suas notícias e também capazes de valorizar os Portugueses que fazem coisas neste país.
Parabéns Império.

Anónimo disse...

Louvável o facto de termos o Café Império de Lisboa, de volta...
Excelente a comida, muito bom o serviço e admirável o ambiente.
Me solidarizo com as mensagens de apreço aos que sabiamente trouxeram de volta o glamoroso Café Império e , ressuscitaram um espaço que estava degradado no seu extremo.
Bem haja os portugueses como os donos do Café Império que aportam á cidade aquilo que de melhor ela teve, tem e terá nas gerações futuras.
E, a homens como Paulo Ferrero que aproveitem a quadra natalícia , para contribuirem mais positivamente ás coisas da cidade e ás pessoas que arriscam e fazem coisas maravilhosas pela cidade. Como é o caso do Café Império, Simplesmente Fantástico.