31/05/2008

A pensar no (dia de) amanhã


A propósito do Dia Mundial da Criança, que amanhã se celebra, aqui ficam duas ligações relacionadas com a participação dos mais novos nas questões da cidade. A primeira, Involving Young People in the Design and Care of Urban Spaces – What would you do with this space?, é um manual prático, disponível online, desenvolvido pela britânica CABE - Commission for Architecture and the Built Environment. A segunda ligação, para o projecto SpaceMakers, é já sobre uma experiência concreta de participação, também no Reino Unido, em curso em Bristol. Que pena estes não serem links para iniciativas nacionais, a propósito do dia de amanhã ou de qualquer outro dia do ano (Créditos imagem: Portal comunitário de Boroondara, Austrália).

7 comentários:

Anónimo disse...

Não é preciso ir tão longe ou procurar tão rebuscadas ideias. Em Almada promove-se o projecto Agenda 21 da Criança, que consiste numa adaptação da Agenda 21 saída da Cimeira da Terra.

Incentiva, antes de mais, as crianças a sentirem a sua cidade e a identificarem os pontos mais negativos da vida urbana. Mais do que transmitir conhecimentos, mais do que encher a cabeça das crianças com clichés inúteis, motiva-as a exprimirem aquilo que realmente vivem e o que mais lhes desagrada neste mundo citadino construído para gente doutros tamanhos.

O resultado deste programa tem sido bastante interessante: parece que as crianças e os adultos partilham os mesmos ódios de estimação urbanísticos. As crianças apontam e os adultos cruzam os braços. Serão crianças pequenos adultos ou os adultos pequenas crianças?
Foi uma belíssima ideia focar esse aspecto neste dia tão simbólico. Parabéns!

Filipe Melo Sousa disse...

Hoje as crianças não pagam entrada no Rock in Rio

Pedro Homem de Gouveia disse...

Pôr de pé processos de participação da comunidade na concepção dos espaços em que vive é mais fácil do que parece, e compensa muito mais do que se pensa.

Junto link para experiência concreta.
Em Lisboa.
No Parque da Bela Vista, antes de ser sacrificado ao Rock in Rio.
Aqui:
http://www.naturalearning.org/showcase/projects/belavista.htm

Filipe Melo Sousa disse...

E o Rock in Rio é menos um projecto de participação da comunidade? Ou será que a comunidade que vai a estes eventos simplesmente não é do seu agrado?

Anónimo disse...

O Rock in Rio não tem nada a ver com participação da comunidade, como sabe perfeitamente.

Filipe Melo Sousa disse...

Eu entendo que você sabe perfeitamente que o nature learning não é porcaria de participação da comunidade nenhuma.

Anónimo disse...

Parabens vi o site e esta muito giro que pena nao se fazerem mais iniciativas daquelas