18/07/2008

Ou seja:


O museu terá um altura de 16,5 metros, defronte ao Palácio de Belém.

A ponte pedonal aérea, entre o museu e a margem do rio terá 180 m de comprimento.

O silo automóvel, with a view, terá, segundo o «boneco», a mesma altura dos edifícios do museu.

11 comentários:

Anónimo disse...

Museu com vista para o silo. É de bradar aos céus tamanha ignorância e incompetência.

daniel costa-lourenço disse...

Com a tamanha vista de rio que existe e com a quantia de terreno livre existente no local onde vai construído o museu, tinha de se fazer um silo mesmo em frente ao rio?!

Entre o museu e o rio?!

Então está a fazer-se um plano de reaproveitamento da frente Tejo, procurando-se enterrar vias de comunicação, tirar contentores, fazer jardins, limitar a construção e limitar a actividade portuária ao indispensável e vai fazer-se de, de novo, de raiz, um silo automóvel, em Belém, em pleno conjunto monumental, junto ao rio ?!?!?

Mas esta gente está a pensar em quê?

Anónimo disse...

uma elite de labregos, é o que é.

labregos os que nos governam, e labregos nós, que nos deixamos governar por eles.

é o que dá por gente sem nenhuma cultura urbana a decidir o futuro da cidade.

que machadada que vai ser

Arq. Luís Marques da silva disse...

Neste país milionário, criam-se espaços culturais e de exposições, como nem as árvores que se deviam de plantar, ao gosto de cada governo que passa. É ver quem mais marca o território com obras de regime e de ocasião: Verdadeira feira de vaidades.
Enquanto isto, o Palácio Nacional da Ajuda está por acabar e subaproveitado, a antiga FIL, está quase ás moscas, o CCB parece que foi feito só para a colecção Berardo e pouco mais, agora mais este complexo cicclópico e desnorteado...
Entretanto Lisboa cai de pôdre, está suja, degradada, gasta-se dinheiro em obras para inglês ver e que se arrastam infinitamente.
É caso para dizer: "Estes Lusitanos estão loucos"!

Anónimo disse...

Como dizia um ilustre Professor,"o que mais protege o nosso Património é a burocracia e a falta de dinheiro",no caso, a falta.Felizmente que não há dinheiro para construir esta monstruosidade!
Outra pecha nacional é a subserviência parola aos "arquitectos-vedeta" estrangeiros como este,como Ghery,como Foster(etc) que não querem saber da nossa ESCALA URBANA nem da nossa História.Parolice antiga de que o monstro do Palácio da Ajuda,de Fabri, é outro exemplo,parolice que continua,pois ainda querem "acabá-lo"...O CCB é outro!! Este museu,face ao CCB e juntamente com este ,fazem "desaparecer" os Jerónimos e o Palácio de Belém,destruindo a ESCALA destes!


18-7-08 Lobo Villa

Arq. Luís Marques da silva disse...

É de facto triste que o Palácio Nacional da Ajuda, obra que na sua grande maioria é do arq civil José da Costa e Silva, não tenha sido acabado, como o foram outros grandes monumentos nacionais; era merecedor, pela sua qualidade arquitectónica, pela sua excelente localização e integração na paisagem.
Era também a forma de possuirmos um espaço museulógico grande e digno, única forma de projectar a cultura nacional no plano internacional, gerando grandes mais valias económico-financeiras.
Deveria pois ser um projecto de futuro, a conclusão do Palácio, no formalismo do seu projecto inicial, dando-lhe interiormente um tratamento contemporâneo e adaptado ás exigências actuais.

M Isabel G disse...

Paulo,
Um engenheiro civil ou mesmo um arquitecto não faria melhor :)

Anónimo disse...

sugiro rebaptismo do Museu: e que tal

MIJEU DOS CÔXOS

dava um bom título para uma petição, hein?

Miguel Drummond de Castro disse...

Bastava dizer MUSEU DOS CÕXOS, não querendo ser tão contundente era mais eficaz. O MIJEU tem piada, mas às vezes basta um tiro certeiro jugular do que uma salva de artilharia.

Sinceramente: parabéns pela expressão. Deverá passar, se o mono seguir em frente, como a nova designação.

O parking com vista sobre o rio! wonderful, significativo. Passará a figurar numa nova antologia de objectos abjeccionistas urbanos.

Lesma Morta disse...

Mais do que "abjeccionistas" trata-se de uma obra exibicionista, desenquadrada, megalomana e perfeitamente idiota para o espaço que pretende ocupar.

Anónimo disse...

EXCELLENTE PROJECTO