16/07/2008

Alerta para falhas nas agências europeias

In Público (16/7/2008)
Catarina Prelhaz

«Os edifícios que irão albergar a Agência Europeia de Segurança Marítima e o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, na Av. Ribeira das Naus, junto ao Cais do Sodré, Lisboa, "frustram" preocupações ambientais como a preservação da biodiversidade, a poupança de água e os desafios colocados pelas mudanças climáticas. O alerta é da Liga dos Amigos do Jardim Botânico (LAJB) da Universidade de Lisboa, que já enviou uma carta à administração do Porto de Lisboa, entidade que tutela os terrenos onde foram erigidas as sedes.
Segundo a LAJB, a construção dos imóveis, com cerca de 16 mil m2 de área, acarretou "o abate de dezenas de árvores e arbustos" que existiam no local, os quais não foram ainda repostos. "A LAJB constata com grande preocupação que os novos espaços verdes se reduzem a relvados muito exigentes em água e a quatro pinheiros mansos plantados junto do passeio marítimo", veicula a carta endereçada ao presidente do conselho de administração do Porto de Lisboa, Manuel Frasquilho.
Os Amigos do Botânico consideram preocupante a existência de "uma grande área com pavimentos impermeáveis" e lamentam que as coberturas dos edifícios não tenham sido pensadas como espaços verdes.»

A construção destes dois monos «bruxelenses», só para dizer que temos cá 2 agências europeias, é o mais triste exemplo da má gestão da frente rio, e tem dois culpados: a APL e o Governo. Vamos ver no que vai dar a gestão futura do que ainda resta de frente rio ... que começa mal, muito mal, com a construção de um silo para automóveis junto ao rio, lado a lado com a Central Tejo. Se a moda pega, vamos ser inundados de 'silos with a view', desde Pedrouços ao Poço do Bispo!

3 comentários:

daniel costa-lourenço disse...

e planeia-se a construção de mais um mono ao lado.

e não se pensa repor as árvores que foram abatidas nem repovoar a frente ribeirinha da zona...

Arq. Luís Marques da silva disse...

Alguém disse: "Não temos € 400.000.000 para gastar na frente ribeirinha, mas temos as ideias"...
Parece que o que falta por cá, são mesmo as boas ideias...

Anónimo disse...

Mais vale tarde do que nunca,ó amigos do Botânico !
Tudo o que é "verde" não tem voz,não é "parceiro social",o cinzento,o betão, esse sim,é o verdadeiro "órgão de soberania" mais que o PM a AR e o PR,todos juntos.E não precisa de "voz",está implícito na governança,no delírio das "Obras Públicas"(leia-se "Privadas").
E todo este betão tem que ser com "vista para o mar" porquê?
Um silo de automóveis,porquê ? A Fundação Champallimaud(três blocos privados em Pedrouços,numa zona pública de lazer) porquê? A agência da Toxicodependência porquê?
A resposta é só uma:porque aí há terrenos livres e porque Lisboa/Lisboetas com tomates já NÃO HÁ ...


16-7-08 Lobo Villa