29/06/2005

Que fizeram à Pompadour?!!

Faço minhas as palavras de Criar-te, que acabo de ler, tardiamente, por culpa minha:

"a 19 de Março fiquei feliz quando vi que iam recuperar a antiga Pompadour na Rua Garrett.

depois da "obra" feita devo confessar que estou desiludida e triste: os frescos do tecto e os balcões que faziam conjunto com as portas desapareceram; fizeram uns acabamentos a que os “senhores empreiteiros” costumam chamar de luxo, com mármores e focos encastrados na montra. surge assim um espaço comercial de confecções estrangeiras com decoração de mau gosto requintado.o “novo riquismo” e o “pastiche” mal feito apagam as memórias da perfumaria que ainda me lembro. estava decadente mas tinha muito potencial.

entristece-me ver que o alumínio (o verdadeiro e o figurado) falam sempre mais alto neste país, que podia ser um dos mais bonitos da Europa.
"

É lamentável o que fizeram com a velhinha Pompadour, no Chiado - aliás o mesmo se passou com a loja da Rua Garrett (será perseguição?), que faz esquina com a Serpa Pinto. Já resta tão pouco do comércio dos bons tempos: Perfumaria Benamor, Sapataria Lorde, Alfaiataria Ramiro Correia, Intimissimi (Rua Augusta), a leitaria Camponesa (Rua dos Sapateiros), cada vez menos barbearias e casas de chá e café, algumas tabacarias por aí, e as retrosarias na Rua da Conceição. Pouco, muito pouco.

Duas perguntas:
- Será que ninguém pode intervir enquanto ainda é tempo?
- Será que estas obras de gosto duvidoso são comparticipadas ao abrigo do Fundo de Reconstrução do Chiado? Se for esse o caso, feche-se já o fundo!
PF

1 comentário:

Tiago disse...

No Porto aconteceu algo semelhante, há cerca de uma década, com a famosa Casa dos Pastéis de Chaves. A casa foi comprada por um bimbo que acho que destruir toda o interior de azulejos do séc. XIX e substituir por parede lisa, mármore e luzes embutidas lhe davam o tal toque de "luxo".

Os pastéis continuam bons, mas já não sabem ao mesmo...