21/09/2005

Câmara Municipal de Lisboa adere à Semana da Mobilidade

Depois deste título pomposo do alto do site da CML, o que se esperaria ler era que quem nos dirige enquanto moradores de Lisboa, nos anunciasse um conjunto de medidas que passasse por:

1. Anúncio de lançamento, em conjunto com os municípios de Oeiras, Amadora, Loures e Odivelas, de concurso para a criação de uma série de parques de estacionamento dissuasores, na periferia de Lisboa; e de concurso para a criação de 4-5 linhas de metro de superfície que permitam um efectiva alternativa ao uso do automóvel, entre esses concelhos e Lisboa, distribuindo passageiros ao longo de paragens estratégicas em todo o percurso.

2. Anúncio de concurso para criação de verdadeiros inter-faces de passageiros, à entrada de Lisboa, que permitam uma ligação rápida e eficaz com as linhas de metro de superfície atrás mencionados.

3. Anúncio de criação e reabertura de uma série de linhas de eléctrico fechadas ao longo das últimas décadas, sem qualquer razão que tivesse a ver com a qualidade de vida em Lisboa (Cais Sodré-Rato-Amoreiras, Graça-Paiva Couceiro-Chile/Madre Deus, Restauradores-Saldanha-Campo Grande).

4. Anúncio de soluções para o acesso a colinas como a do Castelo, Penha de França e Santo Amaro, por via de concurso para escadas-rolantes e funiculares.

5. Anúncio de condicionamento efectivo do trânsito entre o Marquês de Pombal e os Restauradores, e o fecho do trânsito entre o Rossio e o Terreiro do Paço .

6. Condicionamento do trânsito e estacionamento em mais bairros de Lisboa, a começar por Alvalade, Bairro Azul e Campo de Ourique.

7. Anúncio de construção de mais parques de estacionamento subetrrâneos em zonas nevrálgicas da cidade, mas sempre evitando zonas fortemente arborizadas, locais de convívio ou de valor histórico-patrimonial evidente (Pç.José Lins do Rêgo, Av.Igreja, Príncipe Real) .

8. Fiscalização e punição efectiva do estacionamento abusivo.

Mas não, o que a CML nos diz é que montou um caso experimental de um corredor BUS intermitente, na Cidade Universitária (directamente saído do eminente gurúr de serviço); que está a rebaixar alguns passeios de Lisboa por causa do cegos, que o famigerado Gertrude vai chegar a Sete-Rios, que a CML tem um "link" para o seu Departamento de Tráfego, e que, finalmente (e mais seria impossível esperar...), a CML abriu uma exposição sobre Segurança Rodoviária no antigo Cinema Roma (onde mais valia que soubessem programá-lo!) .

Ex.mos Senhores da CML

OBRIGADO POR TRABALHAREM TÃO AFINCADAMENTE EM PROL DA MOBILIDADE!

Nada de medidas meramente simbólicas, portanto?!!

Pedro Policarpo e Paulo Ferrero

Sem comentários: