09/03/2006

Condomínio em antiga sede da PIDE: tanta polémica porquê e para quê?

Eis o projecto que tantos protestos tem originado (ex.1, ex.2, ex.3).
Falo por mim: da minha parte não vejo inconveniente algum neste empreendimento, em dois prédios devolutos, sendo que o único que apresenta traça arquitectónica valiosa será reabilitado efectivamente, e a memória funesta identificável. Mais, tomara que todos fossem assim. Nomeadamente onde a memória foi tudo menos funesta!!

PF

2 comentários:

Anónimo disse...

A triste história é que o museu da Républica e resistência ou até, (com reservas pela dita instituição)podiam ter ocupado este magnifico imovel. Agora tarde porque estas duas instituições tinham que ser, tinham que ser onde são com os respéctivos corpos dirigentes e subsidios esta é uma solução. De qualquer forma numa cidade como Lisboa multisecular nós dormimos sempre sobre cadáveres... só que ali há fantasmas, livra.

Raul Nobre disse...

Fico espantado com a rapidez que tiveram ao demolir o edifício da PIDE. Isto só põe em evidência o empenhamento existente na resolução do problema da falta de habitação para os grupos mais carenciados. Admiro como os proprietários foram sensíveis a esta questão e como os políticos souberam não criar entraves à demolição. Além disso essas histórias da PIDE não passam de pura invenção. Nunca ninguém sofreu torturas de sono ou estátua ou foi agredido ou foi assassinado. As pessoas detidas eram convidadas a prestar declarações, voluntáriamente,com refeições gratuitas e direito a transporte e alojamento também gratuito em Caxias para os que não viviam em Lisboa.Por isso aquela ideia de instalar ali um museu não fazia qualquer sentido. Assim, quando daqui a uns anos se falar nessa coisa da PIDE ninguém saberá o que isso era. Creio mesmo que nunca existiu qualquer polícia política. Acho mesmo que deveria ser proibido empregar essa palavra PIDE. Mas que é isso da PIDE? Qual PIDE? Agentes da PIDE? Inspectores da PIDE? Informadores da PIDE? Onde é que eles estão? Já os viram na rua? Há algum no vosso prédio?Nunca existiram!!! Devia mesmo ser proibido dizer que ali era o edifício da PIDE. Não houve lá nenhuma PIDE. E se volto a ouvir dizer essa palavra PIDE chamo os meus amigos Barbieri, Silva Pais, Rosa Casaco e mais uns tantos e eles tratam-vos da saúde. Levais com a matraca nos dedos dos pés e se continuam a dizer essa palavra (PIDE, PIDE, PIDE) eles vêm lá e arrancam-vos as unhas. É proibido falar na PIDE. Sigam o exemplo dos nossos governantes, dos nossos queridos líderes. Já os ouviram dizer essa palavra PIDE? Muito raramente.E em breve,nunca mais nenhum deles falará em PIDE. A propósito, aquele condomínio é um grande mamarracho.