09/05/2009

Ciclovia em Alvalade abre acesa polémica

O presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, em Lisboa, considera o projecto "uma aberração". O vereador Sá Fernandes diz que o caso ainda está a ser estudado. E os utilizadores de bicicletas criticam a Junta.

Em causa está um troço de uma pista ciclável projectada para atravessar a Rua de Entrecampos e a Avenida Frei Miguel Contreiras. Esta ciclovia faz parte do plano da Câmara Municipal de Lisboa para uma rede de pistas cicláveis que deverá atingir os 25 quilómetros de extensão até ao final do ano.

Armando Dias Estácio, presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, emitiu um comunicado e um abaixo-assinado num tom bastante crítico contra o projecto. Sucintamente, a Junta de Alvalade considera "um absurdo" a construção de uma pista ciclável na Rua de Entrecampos. A diminuição de estacionamento automóvel é o argumento apresentado.

"É inconcebível e inqualificável este traçado", disse ontem ao JN Armando Dias Estácio, sublinhando que "o estacionamento para os moradores da Rua de Entrecampos é aflitivo" e que "o senhor Sá Fernandes não tem noção do que anda a fazer". Ao telefone desde os Açores onde se encontra a gozar curtas férias, o autarca sublinhou não ser contra a existência das ciclovias "desde que sejam feitas com espaço suficiente para toda a gente circular".

Contactado pelo JN, o vereador do Ambiente, José Sá Fernandes, reconheceu que na Rua de Entrecampos "existe um problema de estacionamento" mas salientou que o caso "ainda está ser estudado" e que ainda não há decisão definitiva sobre o futuro da rua.

Entretanto, o abaixo-assinado lançado pela Junta de Alvalade tem sido criticado por alguns utilizadores de bicicletas. Apesar de salvaguardar que não conhece o projecto ao pormenor, Nuno Almada Xavier, de 33 anos, disse que "mais do que contra a faixa ciclável, a Junta está contra a redução de condições de circulação e estacionamento de automóveis particulares". Ora, tal posição é contrária "à experiência de várias cidades na Europa em que a diminuição da circulação rodoviária de automóveis particulares tem aumentado o grau de satisfação e a qualidade de vida dos seus munícipes", sublinhou.

João Branco, outro utilizador de bicicleta, critica o argumento da Junta sobre a diminuição dos lugares de estacionamento dos automóveis. "O único objecto privado para o qual a comunidade, e não o dono, tem o dever de arranjar lugar", observou, com ironia.

In JN

28 comentários:

Anónimo disse...

Isto é problema que vai levar tempo resolver.

Primeiro o barril de petróleo tem de chegar para aí aos 200 $US para reduzir a circulação.

Depois temos de esperar mais uns dez anos para que os carros que entretanto ficaram estacionados, entupindo tudo o que é passeio, apodreçam.

Anónimo disse...

Já alguém viu bicicletas nas Autoestradas? Esse é o sitio dos carros....
As cidades são das pessoas, das bicicletas ( das pessoas idosas que entopem o trânsito porque não conseguem atravessar as ruas em sprint) não são dos Automóveis.
Pois, mas se calhar tenho culpa de morar em Lisboa, e não ter comprado uma casa em Loures ou em SIntra a metade do preço da minha....
A CML deveria ter uma politica de desincentivo ao uso de automóveis seja através da criação de uma taxa de " entrada" seja de taxa de estacionamento ( para todos atenção desde a EMEL aos parques de estacionamento), mas não tem pq normalmente o Presidente da CML tem outros objectivos que não se resumem á CML, e isto pode chatear muita gente.

Anónimo disse...

Deviam também ver a ciclovia que fizeram para aceder a Monsanto: por razões que se desconhece ( algum Engenheiro deve ssaber......) a ciclovia travessa a estrada de Campolide em cima de uma curva, depois na Avenida General Correia Barreto , ao invés de circular a rotunda de acesso á Serafina pela Esquerda (atravessaria apenas uma estrada) fá-lo pela direita pelo que atravessa 4( quatro!!!) estradas......
Quer a CML matar os ciclistas ou ter de pagar indemnizações pelos atropelamentos?

Anónimo disse...

mas porque é q n fazem a ciclovia na continuação do jardim cp. grande, entrecampos, a atravessar a av. eua q tem tanto espaço para os peões e não tem problemas de estacionamento, e entrava directamente no parque da bela vista com futuro acesso pedonal?!?!?!?
não era mais simples!!?

Anónimo disse...

é simples: por causa da inclinação da av. dos EUA. é que a ciclovia na rua de entrecampos vai dar directamente à linha do comboio (junto à fonte) e depois segue por um canal paralelo junto a esta até ao parque da belavista.

Rodrigo disse...

e tem razão, alguém mora na rua de entrecampos? sabem como é dificil lá estacionar? ou quem mora em lisboa não pode ter carro, a camara resolva é o problema de estacionamento dos residentes de lisboa

Anónimo disse...

A CML devia fazer uma ciclovia em espiral na Rotunda do Marquês de Pombal.

Olha, versejei.

Anónimo disse...

porque é que a CML não faz ciclovias flutuantes, presas por balões? assim não incomodam ninguém.

e os peões também deviam ter balões para poderem andar.... nos passeios.

....a ironia da coisa.

Cidadania precisa-se!! disse...

Quero ter uma bicicleta mas não tenho espaço em casa para ela.
Quando a comprar vou pedir à CML que me faça um abrigo para ela à porta de casa.
Segundo a lógica desta gente é o que devo fazer - toda a comunidade irá pagar porque me apetece ter uma bicicleta ou um carro ou uma mota para a qual não tenho espaço em casa.
Não há espaço, logo não o ocupo não possuindo objectos para os quais não existem condições de utilização, cujo custo possa ser por mim suportado.
Coloquem esta última frase no leitor de MP3 e ouçam em loop à noite quando adormecerem!!
E acrescentem - é possível viver e trabalhar sem possuir nem usar automóvel particular.

Anónimo disse...

Para o post das 12,56 PM.
Quer a solução para a bicicleta? Pendure-a numa das suas paredes ou no tecto. É uma solução muito vista nas pequenas casas de Nova Iorque. Como vê já pode comprar uma e a informação até é de borla!

Anónimo disse...

Eu já não tenho vinte anos, o caminho de casa para o trabalho é acidentado e por vezes íngreme.

Vou de transportes públicos.

Por onde passo, só desiquilibrados podem imaginar ciclovias. Não há condições nem uma comunidade de Lances Armstrongs para lá passar.

Tenho dito.

(adenda) disse...

Adenda: posso acrescentar que subo (ou desco) a Av. Infante Santo.

Nuno disse...

Para o anónimo das 4:47,
Também tenho um carro que não há lugar para o estacionar à porta de casa, achas que peça à CML para me fazer uma garagem subterrânea?
Posso pedir ao tesoureiro da CML para ir cobarar a tua contribuição para a minha garagem?
É que uso o carro para ir para o trabalho por isso não te deves importar de contribuir pois não?
A não ser que me arranjes tb alguma coisa para pendurar o carro no tecto....

Nuno disse...

"Eu já não tenho vinte anos, o caminho de casa para o trabalho é acidentado e por vezes íngreme.
Vou de transportes públicos."
Parabens, espero que os automobilistas não se oponham ao facto das vias de bus e os autocarros lhes atrapalharem a fluídez do trânsito, nem se oponham às paragens por roubarem estacionamentos.
Se se opuserem e fizerem uma peixeirada como neste caso diga adeus ao seu belo autocarro e contribua para o peditório do Imposto Automóvel+ICirculação+IVA+Inspecções+ISP+....
Boa sorte e parabens pela sua opção - se puder compre tb uma bicla e ande em terrenos mais planos e peça à carris para a poder levar nos autocarros.

Xico205 disse...

A Carris em muitas circulações não tem espaço para os passageiros espalmados quanto mais para bicicletas. Reduza as mudanças e suba as inclinações, vai ver como fica com uns gémeos bonitos.

É preferivel numa subida ir agarrado ao autocarro a reboque.

Anónimo disse...

Eh pá, oh Nuno, vai dar uma curva de bicla. Vais ver que te sentes melhor e faz-te bem ao stress!

Nuno disse...

"Eh pá, oh Nuno, vai dar uma curva de bicla. Vais ver que te sentes melhor e faz-te bem ao stress!"
Isso é o que já faço todos os dias mas o stress dos enlatados às vezes é contagioso - ao menos a imbecilidade de alguns dos enlatados não contagia!!
É preciso lutar para impedir que este país continue cada vez mais a se afundar nos índices de satisfação, qualidade de vida e de desenvolvimento cultural.
Contem sempre comigo para essa tarefa....

Anónimo disse...

Quem é aqui o enlatado? Eu nem tenho carro.... tenho pés, bicicleta e um skate. E para ir para o emprego vou a pé e depois metro. Enlatado?? Só se for no metro. Aí sim sinto-me como "sardinha em lata".

Anónimo disse...

com cheiro a catinga!

Nuno disse...

"com cheiro a catinga!"
Devem ser os teus neuróneos que de não serem usados apodreceram e ficaram pretos....
Se te sentes frustrado de andar de metro pega na tua lata com rodas e vai dar passeios higiénicos ao Allegro de alfragide que é o sítio certo para os Tristtos que andam enlatados :-)....

Anónimo disse...

Gosto mais do Dolce Vita Tejo é maior e tem mais lugares de estacionamento (9000)

Anónimo disse...

"Gosto mais do Dolce Vita Tejo é maior e tem mais lugares de estacionamento (9000)"
Pois é ironia chamarem Dolce Vita a esses caixotes de lojas mediocres destinados a pessoas com uma Amarga Vita a bordo das suas latas com rodas e nos caixotes em bairros suburbanos em que vivem....
Amargas vitas têmm os tristtos deste país, o problema é que são cada vez mais - é uma praga que alastra e destrói a identidade cultural de um povo....

Anónimo disse...

chama-se progresso seu retardado.

Anónimo disse...

"chama-se progresso seu retardado."
Chama-se mas é má educação em casa...
Vai dar uma volta à Suécia, país que muito visito e procura um centro comercial.
Experimenta também encontrar um engarrafamento, um carro parado em cima de um passeio ou uma rede de auto-estradas paralelas como as nossas.
Achas que eles são atrasados?
Retardado é quem não é capaz de perceber isto! Experimenta poupar em gastos imbecis e vais ver que te sobra dinheiro para viajares sem ser a países mais atrasados que esta chafarica mal frequentada - claro que se só vais ao Brasil, a África e às Canárias deves achar que em comparação esta trampa aqui é a Suíça... Abre a pestana como diz o outro!!! Get a life...

Anónimo disse...

A Suécia é tão boa que eles são os campeões do suicidio!!!!!!!!!!

Sentem falta de centros comerciais, carros nos passeios, etc.. e depois claro está. Matam-se!

Anónimo disse...

"A Suécia é tão boa que eles são os campeões do suicidio!!!!!!!!!!"
É a Suíça não a Suécia ignorante - aqui só não se matam mais porque nem para planear isso bem têm competência....
Já para não dizer que estamos num país mais religioso que a Suíça e o suicídio é contra a religião dominante por cá.
Além disso como somos pouco produtivos temos ordenados de miséria que mal dão para comprar uma fisga quanto mais uma arma para se suícidarem....
Aprede a viver que esses instintos passam-te pá.....Vejam o mundo que existe fora da lata e do caixote onde vivem!

Anónimo disse...

Para o CEGUETA das 3,30 AM e 3,11 PM:
"... vai dar uma volta à Suécia, país que muito visito e procura um centro comercial. ..."

Afinal em que ficamos: Suécia ou Suiça?

Enfim, deve ser Suiça... sempre é mais perto e mais barato que a Suécia.

Anónimo disse...

O estacionamento na rua de entrecampos e na frei miguel contreiras é já, de si caótico. Os moradores não têm onde estacionar.
Na frei miguel contreiras querem por a ciclovia a atravessar estradas nas passadeiras de peões, fechar uma feaxia de trânsito (trânsito vai ficar bem pior do que já é), e, como é uma via de atravessamento para quem quer fugir à EUA, só vai lixar a vida a quem lá mora.

A ciclovia vai passar junto às entradas dos prédios.

O meu vizinho que não tem uma perna não vai poder beneficiar dessa maravilha e solução milagrosa que é a ciclovia.

Anda por aí muito tesão do mijo com a ciclovia, quero é ver quem a vai utilizar quando o bom tempo passar. Ou será que quem a defende com unhas e dentes vai às compras de bicicleta, leva o familiar ao hospital de bicicleta ou alomba com uma máquina de lavar de bicicleta?
Eu vou a pé para o trabalho e só utilizo o automovel fora das horas de ponta (não tenho paciencia para o trânsito de LIsboa). Portanto, mais verde que eu, só uma couve.

Mas sou eu que vou deixar de poder parar à porta de casa para levar a minha avó ao hospital, porque a AV vai passar a um só sentido e uma só faixa...

Vai ser mais para passear que outra coisa. Ainda por cima em Alvalade, numa zona de idosos, esses grandes ciclistas por excelência.

Vão ver como é a rua de entrecampos e a frei miguel contreiras e digam lá onde é que se vai fazer a li uma ciclovia.
Já agora, digam também como é que uma ciclovia vai tirar os carros de Lisboa. Só um néscio acredita que vai ter uma adesão que justifique o transtorno e complicações (sem falar no dinheiro) que se vai gastar nesta enormidade. Devem ser imensas as pessoas que descem a Gago Coutinho de bicicleta, encostadas ao trânsito, a centimetros de um autocarro.

Numa cidade deserta,com cada vez menos habitantes, o problema dos carros percebe-se. Se vivessem mais pessoas em Lisboa talvez a coisa funcionasse.