23/06/2010

SRU Lisboa Ocidental com resultados positivos em 2009, mas maior parte dos investimentos estão por cumprir

A Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) Lisboa Ocidental conseguiu em 2009 resultados líquidos positivos, mas quase todos os investimentos previstos em reabilitação ficaram por cumprir, segundo o Relatório e Contas que a autarquia analisa quarta-feira.

O Plano de investimentos de 2009 apontava um total de 4,1 milhões de investimento em reabilitação, mas apenas quase 190 mil euros foram aplicados.

A empresa justifica os números com os atrasos relacionados com os processos de obtenção de visto, a produção de efeitos financeiros do contrato programa de 2009 e do contrato com o Instituto de Habitação/Banco Europeu de Investimento, alegando que “motivou o adiamento de decisões relativas ao desenvolvimento de projectos que envolvessem investimentos mais significativos”.

A SRU aponta ainda os atrasos na apreciação e decisão do Plano de Pormenor ‘Lisboa Ocidental-Belém’.

O contracto de financiamento com o Instituto de Habitação envolvia um empréstimo de 16,1 milhões para operações de renovação de infra-estruturas e reabilitação de espaços públicos.

De acordo com o Relatório e Contas de 2009, o resultado líquido da SRU Lisboa Ocidental foi de 26 740 euros.

Este ano a SRU Lisboa Ocidental prevê investir 6,4 milhões de euros na sua área de intervenção, a maior parte dos quais no espaço público e na recuperação de edifícios devolutos, segundo o Plano de Actividades apresentado no início do ano à autarquia.

Mais de 2,8 milhões deverão ser investidos na reabilitação do espaço público e mais de dois milhões na recuperação de 10 edifícios devolutos, em ruínas ou muito mau estado de conservação.

O plano de investimentos prevê 746 mil euros para a reabilitação de edifícios ocupados (a adquirir e/ou expropriar) e 517 mil na recuperação de 12 edifícios municipais.

Até 2013 a ‘Lisboa Ocidental SRU’ deverá investir mais de 21 milhões de euros em reabilitação urbana.

A ‘Lisboa Ocidental SRU’ foi criada em 2004 e a sua zona de intervenção ocupa uma área de 81 hectares nas freguesias de Santa Maria de Belém, Ajuda e Alcântara, com um total de 1300 edifícios e 5990 frações.

De acordo com dados da SRU, no final do ano passado tinham sido reabilitados 63 edifícios, estavam em obra outros 14 e em curso processos de licenciamento relativos a 29 prédios.

A ‘Lisboa Ocidental SRU’ é a única sociedade de reabilitação urbana de capital exclusivamente municipal a funcionar em Lisboa, depois de a autarquia ter decidido extinguir as da zona Oriental e da Baixa Chiado.

In Construir

1 comentário:

Filipe Melo Sousa disse...

Resultados positivos? Qualquer instituição que leve uma injecção de dinheiro dos contribuintes tem "resultados positivos".