23/06/2010

O futuro dos Museus da Politécnica em reflexão


In Site da CML

«O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, esteve presente no Seminário de Reflexão sobre “O Futuro dos Museus da Politécnica”, promovido pela Reitoria da Universidade de Lisboa. A sessão pública teve lugar dia 22 de Junho, no Salão Nobre da Reitoria.

Neste seminário, onde se discutiu, essencialmente, o futuro do Museu Nacional de História Natural e do Museu da Ciência, ambos pertencentes à Universidade de Lisboa (UL), foi apresentado o Plano de Pormenor do Parque Mayer, Jardim Botânico e Zona Envolvente. A exposição esteve a cargo do arquitecto Aires Mateus, do atelier vencedor do concurso de concepção de ideias para o conjunto da zona, lançado pela autarquia em 2007.

Na sua intervenção, António Costa adiantou tratar-se de “um espaço excepcional”. “É uma área da cidade muito indefinida e que é primordial que deixe de o ser”, acrescentou o autarca, sublinhando a importância de “preservar a zona ao mesmo tempo que se tanta resolver o problema das acessibilidades”. “O que a cidade precisa é que, depois de todas as intervenções, possa contar com um excelente museu”, concluiu.

Mas a peça central de discussão públida deste foi o relatório elaborado por uma equipa internacional, coordenada por Reinhold Leinfelder, intitulado ‘Future targets and structure of the Museu nacional de História Natural and Museu de Ciência da Universidade de Lisboa (both known as Museus da Politécnica).

Segundo o Reitor da UL, “a carta de missão entregue à equipa internacional deixava uma grande margem de liberdade e definia duas grandes orientações”. “Por um lado, a preservação e requalificação do espaço da Politécnica, dos edifícios históricos, dos espólios e do Jardim Botânico para fins museológicos, científicos, culturais e artísticos. Por outro lado, a desefa de um projecto museológico integrado e unificado, com uma missão própria e um nome que o distinga e lhe dê visibilidade e projecção pública”, declarou.

Já Mariano Gago, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, afirmou que “os museus são uma projecção da identidade colectiva e que estão, cada vez mais, a tornar-se numa projecção daquilo que será o futuro”.»

Sem comentários: