13/05/2013

Largo do Convento da Encarnação: abandonado pela CML?


Exmo. Sr. Vereador do Espaço Público, Dr. José Sá Fernandes
Exmo. Sr. Vereador da Mobilidade, Eng. Fernando Nunes da Silva,


Como V. Exas. poderão constatar pelas fotografias em anexo, este espaço público está escandalosamente entregue ao estacionamento selvagem. A distância entre os pilaretes foi mal calculada permitindo a fácil subida de automóveis para os canais pedonais.

Numa zona essencialmente habitada por munícipes idosos, a falta de segurança dos peões constitui motivo de preocupação.

O facto deste largo, entrada do antigo convento (actualmente residência assistida para séniores), se encontrar sistematicamente obstruída com automóveis, constitui um problema grave em situações como, por exemplo, numa eventual operação de combate a incêndio, em que o acesso dos veículos de bombeiros será evidente e seriamente dificultado.

Desde 2005 que os munícipes alertam para esta situação!

A 18 de Dezembro de 2007 o Director de Ambiente Urbano, Engenheiro Ângelo Mesquita foi formalmente informado desta situação - mas lamentamos verificar que passados mais de 5 anos a CML nada fez para melhorar o cenário caótico que por ali impera.

Em 2008 ocorreu um grave incêndio no antigo edifício do Convento o que constituiu um aviso para a urgência em se resolver o estacionamento ilegal neste espaço público, já por natureza de difícil acesso para os bombeiros. Apesar disso, nada se fez até hoje, continuando assim comprometido o acesso de veículos de emergência ao largo.

Desde a abertura do novo parque de estacionamento subterrâneo no Campo dos Mártires da Pátria não existe desculpa para se continuar a tolerar o estacionamento indevido no Largo da Encarnação. Pensamos que este largo deva ser de uso essencialmente pedonal.

Enviamos em anexo fotografias de 2007 e de... 2013 (último fim de semana) e do estacionamento ilegal no Largo do Convento da Encarnação. Como poderão V. Exas. verificar, para além do estacionamento em cima dos passeios, também é comum vermos viaturas automóveis estacionadas na própria faixa de rodagem!

Chamamos igualmente a atenção de V. Exas. para os graves problemas de higiene urbana neste histórico Largo do Convento da Encarnação, conforme mostram as imagens em anexo (dejectos caninos, mobiliário urbano degradado, etc).

Apelamos para que estes problemas sejam resolvidos com urgência, para que se devolvam a segurança e a dignidade a este histórico largo da nossa cidade. Repensar-se e reposicionar-se os pilaretes, é essencial e urgente assim como cuidar da higiene.

O Convento e a Igreja da Encarnação, anteriores ao terramoto de 1755, estão classificados como 'Imóvel de Interesse Público'.

Com os melhores cumprimentos,


Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho e Fernando Jorge

Cc: AML, ATL, DGPC e Vereador Manuel Salgado/Proj."Uma Praça em Cada Bairro"

2 comentários:

B Aranda disse...

Carros e mais carros. Tantos problemas de Lisboa passam por haver demasiados carros na cidade.

Filipe Melo Sousa disse...

Onde sugerem que estacionem os moradores? Querem enxotar os últimos resistentes que ainda se atrevem a viver na área? Querem uma cidade só para velhos?