27/05/2013

SOS Azulejo: Proteger a azulejaria portuguesa


In Sol Online (27/5/2013)
Por Sónia Balasteiro

«Foi em Fevereiro de 2008 que o Museu de Polícia Judiciária (MPJ) lançou a campanha SOS Azulejo, com o firme objectivo de combater a delapidação daquela que é considerada uma das maiores artes lusas: a azulejaria.

No final de Março do corrente ano, chegou o reconhecimento internacional, com o prémio Europa Nostra 2013, na categoria de Educação, Formação e Sensibilização, atribuído pela rede com o mesmo nome (que inclui a UNESCO, o Conselho da Europa e a União Europeia), para os melhores projectos de salvaguarda do património cultural europeu. Dentro de portas, o sucesso da campanha é visível em números. Mas voltemos ao início da história.

A SOS Azulejo começou a desenhar-se na mente da directora do MPJ, Leonor Sá, na viragem do milénio. Assistia-se então «à delapidação vertiginosa deste património arquitectónico português, que é também da humanidade», como sublinha a coordenadora do projecto, devido ao vandalismo gratuito e aos «furtos de painéis por redes criminosas altamente profissionais que os vendiam no estrangeiro» ou de pequenos ‘larápios’ que «se desfaziam da mercadoria no mercado nacional, em feiras de artesanato ou respondendo a encomendas de particulares»....»

Sem comentários: