19/12/2009

Concurso gastronómico elege os seis melhores restaurantes de Lisboa

In Público (19/12/2009)
Por Ana Rita Faria


«Aparentemente, o júri não conseguiu decidir-se entre a garoupa com polenta cremosa do Eleven, o bacalhau com todos à Panorama e o robalo escalfado em água do mar com açafrão do Tavares. Juntando às delícias da cozinha a qualidade do serviço e o ambiente, o concurso gastronómico Lisboa à Prova deu ontem o seu veredicto, atribuindo a classificação de três garfos (primeiro lugar) a seis restaurantes da capital.

Além do Eleven (o primeiro restaurante de Lisboa a receber uma estrela Michelin), do Tavares (o mais antigo de Portugal) e o Panorama (no Hotel Sheraton e com vista panorâmica sobre Lisboa), os vencedores foram a Casa da Comida (de cozinha tradicional portuguesa), o Valle-Flôr (do Hotel Pestana Palace) e o Varanda do Ritz (no Hotel Ritz).

À distinção máxima de três garfos soma-se o destaque que os vencedores irão ter no Guia Gastronómico de Lisboa. Este guia, com cerca de 200 páginas, será lançado no primeiro trimestre de 2010 e inclui os 73 finalistas do Lisboa à Prova, todos com um garfo. O concurso, concebido pela consultora de comunicação Única, é promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, pelo Turismo de Portugal e pela Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

No total, concorreram ao Lisboa à Prova 206 restaurantes, que foram avaliados através de visitas anónimas do júri e premiados em três categorias: cozinha tradicional portuguesa, cozinha do mundo e cozinha de autor e de fusão de novas tendências.

Além dos seis grandes vencedores, 14 restaurantes foram premiados com dois garfos: o 100 Maneiras, AdLib, A Travessa, Alma, Bocca, Espaço Açores, Faz Figura, Flores (Hotel Bairro Alto), Gemelli, Guarda Real (Hotel Real Palácio), o Poleiro, Solar dos Presuntos, Suite e Tamarind.

Até ao final do ano será ainda apurado o restaurante vencedor resultante da votação telefónica do público, cujas receitas revertem para a instituição de solidariedade Entrajuda. Para 2010, além da publicação do guia gastronómico, o Lisboa à Prova junta mais uma acção às que já desenvolveu ao longo do ano para promover os restaurantes. No dia 21 de Janeiro, o Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, da Fundação Calouste Gulbenkian, recebe provas de quatro restaurantes.

A anterior (e primeira) edição do Lisboa à Prova realizou-se em 2006/2007. Na altura, nove restaurantes receberam os três garfos. Entre eles estavam alguns vencedores deste ano (o Eleven, o Valle-Flôr e o Varanda) e outros como a Galeria Gemelli, Luca, Na ordem... com Luís Suspiro, O Poleiro, Pragma e Terreiro do Paço. Este último, do chefe Vítor Sobral, permanece fechado devido às obras na Praça do Comércio, enquanto o Pragma, no Casino de Lisboa, deu lugar ao Suite, mantendo-se Fausto Airoldi no comando da cozinha.»

...

Tem piada, e eu a pensar que o melhor restaurante de Lisboa era a baiúca dos manos Rocha, ali para as bandas dos bombeiros de Alvalade...

2 comentários:

Anónimo disse...

Dos restaurantes citados este ano conheço o Eleven e Varanda do Ritz. Quanto ao primeiro foi experiência única. Num local onde as expectativas são grandes, passar por duas entradas sem qualquer bebida na mesa foi o suficiente para não repetir a experiência. Quanto ao Varanda do Ritz, tem para mim dos melhores e mais simpáticos serviços em Portugal, o que a acompanhar uma comida de superior qualidade justifica a visita tão frequente quanto possível.

Anónimo disse...

A Portugalia e o Ramiro não entram no ranking?