16/12/2009

Túnel do Marquês custa 18,5 milhões em indemnizações

In Público (16/12/2009)
Por José António Cerejo


«A Câmara de Lisboa desistiu do pedido de anulação judicial da decisão que a tinha condenado a pagar uma indemnização ao consórcio do Túnel do Marquês e chegou a acordo com este sobre o montante a pagar. O anúncio foi feito ontem por António Costa - segundo o qual o município vai pagar 18,5 milhões de euros ao consórcio em vez dos "mais de 23 milhões" a que teria sido condenado por um tribunal arbitral.

Este valor, atribuído pela Lusa a uma declaração do autarca, destinar-se-ia a compensar os trabalhos a mais realizados e os sete meses em que a obra esteve parada devido à providência cautelar desencadeada por José Sá Fernandes.

Os "mais de 23 milhões" em causa não correspondem, todavia, ao valor indicado na proposta de Abril de 2008, em que António Costa anunciou que recorreria ao Tribunal Central Administrativo do Sul, com um um pedido de anulação da decisão arbitral - que, disse, em vários aspectos padece de "absoluta falta de fundamentação".

Nessa proposta, o autarca dizia que o tribunal arbitral "condenoua CML ao pagamento ao consórcioda quantia global de 17.800.189 euros", mais juros "e reconheceu-lhe ainda prorrogações legais do prazo da empreitada num total de 93 semanas.

O PÚBLICO não conseguiu obter, ontem à noite, uma explicação para esta discrepância de valores.»

...

A CML devia agora abrir concurso de ideias para o arranjo à superfície daquela aberração que é o paisagismo na Joaquim António de Aguiar, já que o resto é impossível de corrigir.

7 comentários:

Julio Amorim disse...

Há sempre dinheiro para deitar ao Rio....

Luís Serpa disse...

Ou eu me engano muito, o que é possível, ou os 18,5 milhões fazem mais falta a Lisboa do que a pessoa
que deu origem a tal despesa, inútil e dispensável.

Julio Amorim disse...

Não deve estar nada enganado caro Luis Serpa!
Ninguém que cause uma despesa (DESNECESSÁRIA) deste montante faz falta em lugar algum. Advogados e Consórcio esfregam as mãos...contribuintes pagam.
E que jeitinho que este dinheirinho tinha feito noutros sítios! Não acha Sr. Fernandes, que isto não fazia FALTA nenhuma ?
Poucas coisas me irritam como o esbanjar o dinheiro de todos.

Anónimo disse...

não senhor...
tá tudo resolvido, a CML paga que é assim que mandam as boas praticas, mas tem todo o direito de exigir e fazer valer o direito de regresso ao cidadão que interpôs a providência cautelar!!!

também estas serão as boas praticas...

B. Alves disse...

Esbanjar o dinheiro é estoirar o dinheiro de uma Câmara toda numa obra rodoviária destas, que não serve para nada a não ser fazer entrar carros em Lisboa.
Olhe, se quer pedir contas do embargo peça-as ao Juíz e ao respectivo tribunal. É que para embargar projectos é preciso que os mesmos projectos o permitam. Julga que é só chegar ao tribunal, preencher uns papeis e está embargado? Se a obra estiver conforme, continua pois então. Esta, como TODOS sabemos não estava. Ao que sei não tinha várias peças técnicas, que depois veio a ter. O túnel, AGORA é seguro. Não foi o Sá Fernandes que não acautelou os reforços da linha de metro nem foi o Sá Fernandes que cortou as árvores todas do separador central para um ramal de um túnel que ainda hoje nem avançou!
Em Lisboa, o último pedido de embargo de uma obra foi este ano, pela Junta de Freguesia de Carnide a uma obra...de uma ciclovia....de Sá Fernandes! O juiz não deu seguimento!

Anónimo disse...

O novo títere Sá Fernandes devia PAGAR esses milhôes, ... ou então O PS e o movimento da colega Roseta.

Assim como o dinheiro gasto com o Projecto do grande arquitecto Frank Ghery (será o autor do segundo Museu Guggenheim frente ao rio Hudson em Nova York).

Porque quem atirou para o LIXO esse projecto, foram Costa, Sá com apoio de Roseta. Em Portugal as mentes tortuosas invertem a realidade ... e lançam a provocação que o culpado era Santana Lopes.

Em Nova Yorque, Bilbao, Los Angeles também lá andou Santana Lopes ?

Aqui o Sá ainda foi reeleito, anda de chófer com guarda-costas e come em restaurantes de"luxo" ...

Gastão de Brito e Silva disse...

O Zé faz-nos uma falta do caraças....realmente...