17/12/2009

Corrida aérea da Red Bull troca mesmo o rio Douro pelo Tejo

In Público (17/12/2009)
Por Luís Filipe Sebastião e Jorge Marmelo


«Organização destaca a popularidade do país no calendário da prova e está satisfeita com a parceria conseguida para uma "espectacular localização"

Mudança provoca chuva de críticas a Norte


Os aviões da Red Bull Air Race vão regressar aos céus de Portugal no próximo ano, mas agora sobre as águas do rio Tejo, confirmou ontem a empresa que organiza as populares corridas aéreas que nos últimos três anos animaram as margens do Douro.

"Estávamos seguros de poder manter Portugal no calendário e Lisboa conseguiu preencher todos os requisitos necessários para receber a corrida, levando a Red Bull Air Race World Championship para o próximo nível", afirmou Bernd Loidl, presidente executivo da promotora do evento, em comunicado. "Nós estamos ansiosos por esta parceria com a capital portuguesa e por poder ter uma corrida numa nova e espectacular localização", acrescentou.

Portugal, de acordo com o responsável pela Red Bull Air Race GmbH, "provou ser um destino muito popular no calendário da corrida" e as cidades do Porto e de Gaia, atraindo recordes de assistência, "desempenharam um papel determinante no crescimento e desenvolvimento do desporto".

A Associação de Turismo de Lisboa (ATL) confirmou, por seu lado, a assinatura de um contrato para a realização de uma corrida aérea no rio Tejo em 2010. A iniciativa, explica um comunicado da ATL, insere-se "na estratégia de captação de grandes eventos, os quais constituem um elemento fundamental para a promoção turística".

Contrato de 3,5 milhões

A corrida aérea no Tejo conta com o apoio das câmaras municipais de Lisboa e de Oeiras e, segundo a ATL, estão "a ser ultimados os contornos das participações de cada entidade" para a assinatura de um protocolo conjunto.

O contrato assinado anteontem, e válido por um ano, garante à organização uma contrapartida de 3,5 milhões de euros. A associação assume que irá candidatar o evento a um apoio do Turismo de Portugal, para montante idêntico ao atribuído à edição deste ano no Porto e em Gaia, devendo ir àprocura de patrocínios junto de empresas e marcas.

Uma fonte da organização adiantou que a prova se realizará entre a Ponte 25 de Abril e a Torre de Belém, com a utilização do terrapleno de Algés (Oeiras) para a logística de apoio aos aviões. O protocolo com as autarquias deve ficar pronto até Janeiro e um mês depois será divulgado o calendário da prova. A jornada portuguesa deve decorrer até ao fim do Verão.

Outra fonte ligada ao processo revelou que o acordo foi negociado com a ATL, e não com as autarquias, por sugestão de António Costa. Embora presida ao organismo e à Câmara de Lisboa, o autarca socialista terá pretendido alargar o âmbito da iniciativa, uma vez que os municípios da área metropolitana podem beneficiar do impacte da corrida. Nos três anos anteriores, o acordo foi negociado directamente com as câmaras do Porto e de Gaia, tendo Luís Filipe Menezes criticado de forma contundenteo facto de a transferência para a capital estar a ser promovida por organismos do Estado.

Ao contrário do Douro, o acordo agora alcançado é válido apenas por um ano, tendo a fonte contactada pelo PÚBLICO alegado "razões políticas" para a limitação do prazo, relacionadas com a contestação nortenha à notícia da transferência.»

...

Isto parece a guerra FCP vs. SCP/SLB. Patético.

4 comentários:

Anónimo disse...

3,5 milhões para patrocinar o evento? Vê-se que não sai do bolso do Costa. Passar cheques com o dinheiro dos contribuintes é fácil. Alguém pediu para trazerem a corrida para Lisboa? É do interesse da cidade gastar essa exorbitância?

Anónimo disse...

não andaram a fazer campanha pelo costa? agora nao refilem. é comer e calar!

Anónimo disse...

é óbvio que a Red Bull tinha interesse em mudar de local pois se virem os locais onde as corridas foram feitas nos últimos anos depressa se verifica que poucas são as cidades que conseguiram ter a corrida três anos seguidos, como aconteceu com o Porto.

PedroS disse...

Fogo este Blog é tudo do contra...será que alguem fala do que esta a ser bem feito na cidade de vez em qunado? pois se a corrida Red Bull vai trazer milhares de pessoas *a cidade, vai promover o turismo na capitar e o negocio na frente ribeirinha acho que vale os 3 milhoes de contos. Não se pode fazer um Blog assim, porque é uma chatice!! Ja so houvimos mal em todo o lado... é que depois ja ninguem liga ao que é importante e está mesmo mal. De vez em quando ha que fazer noticias pela positiva. Para jovens como eu q tem 25 anos, aguentar todos dias tanta negatividade neste país e nesta cidade chega a ser ridiculo