15/12/2009

LARGO DE SÃO VICENTE?







A proposta apresentada pelo Fórum Cidadania LX - Requalificação do Largo de São Vicente e Rua da Voz do Operário - não foi seleccionada para a 2ª fase do OP 2010. Vamos continuar com um parque de estacionamento meio selvagem naquele espaço nobre de enquadramento de um Monumento Nacional. Talvez o máximo de coragem política que podemos esperar um dia da CML seja um projecto pueril do tipo "Aos Domingos o Largo de São Vicente é das Pessoas". Para ver as propostas escolhidas, e votar (este ano só se pode votar numa proposta): http://www.cm-lisboa.pt/index.php?idc=618

23 comentários:

Anónimo disse...

Eu tenho a certeza absoluta de que essa situação só é possível porque o sr. vereador do Espaço Público, um que fazia lá imensa falta, por mero e lamentável acaso nunca passa por ali.

Anónimo disse...

Por favor, não diga isso (Talvez um dia a CML implemente um projecto do tipo "Aos Domingos o Largo de São Vicente é das Pessoas").

O que a CML fez no Terreiro do Paço quando um projecto com esse nome lá funcionou foi do mais patético e ridículo que imaginar se pode.

Recordo até que neste blog foram publicadas fotos em que veículos da CML com plataformas elevatórias lá foram certa vez colocados para levantar pategos a uns metros do solo (coisa que nem ao careca lembraria).

A Nossa Terrinha disse...

Que lindo, podermo-nos sentar naqueles banquinhos de madeira, com os popós a 20 centímetros da nossa cara...

Sandra disse...

Um exemplo perfeito do probelma da privatização dos largos e praças pelos proprietários de viaturas de transporte particular.

António C. disse...

É triste ver uma cidade em que qualquer espaço livre só serve para este fim que só beneficia alguns e prejudica todos...

Mais triste ainda é perceber que nenhuma das propostas para retirar estacionamento propostas no OP passaram a uma segunda fase...

Anónimo disse...

fico desapontado. mas perece-me que a proposta eram duas... o que tem o Largo de S. Vicente a ver com a Rua da Escola Politécnica? ou será Rua da Voz do Operário?

de qualquer modo há outras propostas interessantes que passaram à segunda fase e em que vale a pena votar. não se esqueçam de o fazer.

Anónimo disse...

Hoje contei 39 carros estacionados em frente da igreja/mosteiro de S. Vicente de Fora.

Anónimo disse...

Se imaginarmos que naquela greja estão sepultados vários Reis, Rainhas e Principes de Portugal, poderemos imaginar o respeito que os actuais politicos têm pela História.

FJorge disse...

Caro primeiro anónimo: julguei que fosse evidente o sentido irónico com que se escreveu a sugestão do "Aos Domingos o Largo de S. Vicente é das Pessoas". Estamos de acordo: esse projecto foi não só ridículo e patético como muito lesivo para a Praça do Comércio. Ninguém aqui no FCLX deseja uma repetição desse desastre!

Anónimo disse...

Atendendo a que a vossa proposta não foi seleccionada, gostaria de chamar à atenção para os visitantes do blog eventualmente interessados, que também este ano existe uma proposta a votação para a zona do Rio Seco. É a proposta nº 315 (Projecto de Execução do Rio Seco Fase 3) que contempla, entre outros aspectos, a construção de um viaduto pedonal, sobre a Rua Eduardo Bairrada.

Já se provou que esta é única forma de se conseguir construir e recuperar alguma coisa nesta zona da cidade tão degradada e condenada ao abandono, por isso fica o apelo ao voto dos eventuais residentes/interessados.

Aqui fica o link:
http://www.cm-lisboa.pt/?idc=527&f_num=315

FJorge disse...

A redacção do post foi alterada para não provocar mais equivocos.

rodrigo disse...

que solução então, para se habitar bairros históricos as pessoas tb precisam de carros, mesmo que não os usem

Xico205 disse...

Para que serve um largo se não for para estacionar carros?

Para as moscas?

Se é para me dizerem que serve para os meninos jogarem à bola, tenho a informar que não estamos em 1980. Já existem campos de futebol.

Anónimo disse...

e porque é que parte do princípio que para se habitar os bairros históricos as pessoas precisam de carros? e, se precisam, porque é que AINDA precisam? convém reflectir primeiro antes de lançar supostas verdades. se em Viena ou Paris os centros históricos estão cheios de habitantes sem viatura própria porque é que Lisboa tem de ser diferente?

Anónimo disse...

E quem lhe disse que em Lisboa não há imensos residentes sem viatura própria?

E quem lhe disse que para muitos residentes de Paris viver no centro está fora de questão por não terem lugar de estacionamento?

HOMOSAPIENS disse...

Que bela praça verde daria o Largo de São Vicente. Fica aqui a ideia.

Cumpts.

Xico205 disse...

Já há jardins nas proximidades no Campo de Santa Clara e no Largo de Santa Marinha.

Faz falta sim, estacionamento na zona, e esta zona é ideal para estacionar.

Anónimo disse...

Já há estacionamento nas proximidades no Campo de Santa Clara e no Largo da Graça!

Faz falta sim, uma praça pedonal, e este espaço em frente a um monumento nacional é ideal para isso!

Xico205 disse...

O Campo de Sta Clara com a Feira da Ladra, perde o estacionamento.

HOMOSAPIENS disse...

XICO nunca existem espaços verdes que cheguem nem tão pouco praças públicas, é sempre preciso mais.

Cumpts.

Xico205 disse...

Nem que seja para a camara os deixar ao abandono entregue ás ratazanas e ás carraças! Conforme faz no Largo do Conde de Otollini.

HOMOSAPIENS disse...

Infelizmente temos incompetentes na CML e até por todo o país, excepto raros casos de centros urbanos bem cuidados. Exemplo disso Guimarães, Ponte de Lima,etc, etc...

Cumpts.

Anónimo disse...

este xico tem horror ao vazio!

«para que serve um largo se não for para estacionar carros?»

Oh xico!!!!!!!