12/12/2009

Estranha forma de vida...

Rua Heróis de Quionga. Que estranha forma de vida... os lisboetas adoram estores de plástico. Atiram para o lixo as portadas de boa madeira, ás vezes centenárias (bem mais ecológicas e eficazes para manter o calor e o frio fora de casa) e depois aplicam estes estores de plástico branco (difícies de limpar e pouco duráveis). E fecham hermeticamente as suas casas como se fossem caves. Parecem detestar a luz, os vizinhos, a rua onde vivem, as vistas da cidade. Feio e mau para o ambiente. Estore a estore, Lisboa fica mais feia.

12 comentários:

Xico205 disse...

Por acaso os estores são o que isola melhor!

Xico205 disse...

E duram muito tempo, se as pessoas não os estragarem.

Anónimo disse...

Os estores de plástico ao sol não duram nada. Por acção do sol, dos raios ultra violetas, o plástico pura e simplesmente entra em degradação física. Basta olhar para as janelas com estores para o constatar. E depois há o problema da limpeza. Estão quase todos uma porcaria, fruto da poluição, do pó.

Xico205 disse...

Não duram nada? Os meus já têm 12 anos e estão virados a nascente. Todas as manhãs levam com o sol mesmo de frente, e eu por norma acordo tarde, e não se degradaram. Secalhar são dum plastico de melhor qualidade. Quanto à poluição é questão das pessoas os lavarem, os meus estão lavados e moro junto a uma via rapida que causa bastante poluição.

Anónimo disse...

E os meus estores de plástico já cá estão há 33 anos em óptimas condições e levam com sol a partir da hora do almoço até à noite.

Uma coisa que se deve aprender é não generalizar.

Sandra disse...

Podem candidatar-se aos Prémios Municipais "Estore mais limpo" e "Estore mais antigo de Lisboa"! Só os lisboetas para fazerem a defesa do estore!

Xico205 disse...

Que eu saiba em toda a Penisula Ibérica se usam estores. É o mais eficiente para países quentes e solarengos.

No Verão é o que melhor impede as casas de não ficarem um forno e de não desbotar os cortinados, quadros e paredes, e no Inverno acaba por isolar do frio.
O vidro directamente exposto ao ar, é que não isola bem de certeza. E as janelas de madeira têm imensas frinxas por onde passa o frio.

Anónimo disse...

já pensou em viver numa casa toda feita de estores de plástico? se é assim um material tão bom e saudável. pode sempre tentar entrar no guiness book. eu nunca abdicaria de viver numa casa co portas de madeira.

Ai - a - Tola disse...

Caros participantes,

os estores de plástico são pragas modernas uma vez que os primeiros estores que apareceram eram de madeira o que, em comparação, são melhores a todos os níveis. No entanto não se comparam a portadas, nem estética, nem ecológicamente, nem ao nível de poluição visual.
Os estores não são assim comuns na Península Ibérica, em Espanha usa-se, normalmente, o sistema do toldo nas regiões mais tórridas.
Já uma vez referi aqui um factor importante que, a meu ver, retrata a maioria dos portugusees. Não sei o que têm a esconder dentro de suas casas que os cortinados não chegam para manter a privacidade. A maioria das casas passam o ano inteiro, de Inverno a Verão, com os estores corridos onde o sol não visita quase nunca. O resultado é o grande número de síndrome de casa doente que se nota em Portugal. As pessoas parecem não saber que o sol é de total importância para a manutenção de uma casa livre de bolores, principalmente em regiões muito húmidas. As casas devem ser banhadas por quantidades grandes de sol para se manterem assepticas e livres de bolores que proliferam à custa do fraco arejamento e condensação fortíssima que as casas em Portugal apresentam. Mas o caricato não é isso: é que sempre que alguém compra uma casa sempre diz com orgulho que é uma casa com muita luz e muito solarenga e depois...toca e fechar tudo!

Xico205 disse...

Ou seja, um vidro fininho é que protege a casa das temperaturas!!!!

Basta tar a dar o sol com força num vidro que deixa passar o calor para dentro, faz estufa. Eu já morei numa casa velha com janelas de madeira e agora moro numa nova com janelas de aluminio e estores de plastico por isso sei as diferenças. E sei o conforto que agora tenho e que antes não tinha.

Os estores protegem do frio sim senhor. E protegem do calor tambem. Quanto ao sol entrar em casa, bem quem o houve falar deve pensar que etamos no polo norte onde um raio de sol é bem-vindo. Estamos só no país da Europa que mais intensidade do sol recebe, e um dos poucos que por ano tem mais de três mil horas de sol. Não é por acaso que em Portugal os carros vermelhos ao fim de 3 ou 4 anos estão cor de rosa. E que um carro a partir dos 6 anos tem a pintura a descascar, queimada do sol, isto se estiver estacionado ao sol a maior parte dos dias. E os plasticos ficam ressequidos e partem-se ou derretem caso não sejam hidratados.

Em dias de 30 e tal graus ou 40 no Verão como é possivel não ter os estores ara baixo o dia quase todo?

Maxwell disse...

HHmmm pessoalmente acho os estoros de pouca ou nenhuma estética. Acho que se trata daquele tipo de objectos que necessita seriamente de ser re-inventado. Em relação às portas e janelas originais pensei que se fizesse já portas e janelas duplas: acrescentanto uma janela eficiente e moderna por dentro da sala, mantendo a original.

Xico205 disse...

A velux continua só a fazer janelas de sótão.


Não acho os estores feios, acho normais, num predio moderno acho que é o que fica melhor, e o mais eficiente. Mais nada consegue tapar toda a luz como um estor.